A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Freire, Maria Marcela
Orientador(a): Dias, Valdenides Cabral de Araújo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58002
Resumo: A presente dissertação de Mestrado, intitulada: A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im) pertinentes objetivou apresentar a uma turma do 3º ano do Ensino Médio, pelo viés do Método Recepcional (AGUIAR & BORDINI, 1993), a leitura e a discussão da obra de Marcelino Freire: Contos negreiros (2005) em confronto com a obra de Castro Alves, Os escravos (1883), bem como, promover o debate de ideias e/ou pensamentos racistas e preconceituosos ao tentar realizar uma ponte entre estas ideias e/ou pensamentos advindos do passado colonial e os resquícios destes na contemporaneidade. Este estudo parte da necessidade que tem os alunos do Ensino Médio de realizarem leituras literárias que lhes possibilitem o desenvolvimento crítico e posicionamentos ante a sociedade. Para desenvolvermos as questões teórico-críticas tomamos as ideias de Jauss (1994), Carvalhal (2006), Colomer (2003), Fanon (2008), Munanga (2005, 2012), Aguiar; Bordini (1993), dentre outros. A aplicação da intervenção e a análise dos resultados apontam para a condição incipiente de leitores literários e a urgente implementação de projetos de leitura que os torne proficientes.
id UFRN_536a59526259de3b646f3e309d7f9539
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58002
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Freire, Maria Marcelahttp://lattes.cnpq.br/8171783346759797http://lattes.cnpq.br/9467435917159475Santos, Derivaldo doshttps://orcid.org/0000-0002-7001-8578http://lattes.cnpq.br/8615666365895204Paiva, Kalina Alessandra Rodrigues deDias, Valdenides Cabral de Araújo2024-04-03T21:44:31Z2024-04-03T21:44:31Z2023-11-29FREIRE, Maria Marcela. A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes. Orientadora: Dra. Valdenides Cabral de Araújo Dias. 2023. 148f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58002A presente dissertação de Mestrado, intitulada: A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im) pertinentes objetivou apresentar a uma turma do 3º ano do Ensino Médio, pelo viés do Método Recepcional (AGUIAR & BORDINI, 1993), a leitura e a discussão da obra de Marcelino Freire: Contos negreiros (2005) em confronto com a obra de Castro Alves, Os escravos (1883), bem como, promover o debate de ideias e/ou pensamentos racistas e preconceituosos ao tentar realizar uma ponte entre estas ideias e/ou pensamentos advindos do passado colonial e os resquícios destes na contemporaneidade. Este estudo parte da necessidade que tem os alunos do Ensino Médio de realizarem leituras literárias que lhes possibilitem o desenvolvimento crítico e posicionamentos ante a sociedade. Para desenvolvermos as questões teórico-críticas tomamos as ideias de Jauss (1994), Carvalhal (2006), Colomer (2003), Fanon (2008), Munanga (2005, 2012), Aguiar; Bordini (1993), dentre outros. A aplicação da intervenção e a análise dos resultados apontam para a condição incipiente de leitores literários e a urgente implementação de projetos de leitura que os torne proficientes.This Master's thesis, entitled: THE RECEPTION OF THE LITERARY TEXT IN HIGH SCHOOL FROM OS ESCRAVOS AND CONTOS NEGREIROS: DIALOGUES AND (IM) PERTINENT CONFRONTS, aimed to present to a group of the 3rd year of High School, through the bias of the Method Recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993), the reading and discussion of the work of Marcelino Freire: Contos negreiros (2005) in confrontation with the work of Castro Alves, Os escravos (1883), as well as promoting the debate of ideas and/ or racist and prejudiced thoughts when trying to build a bridge between such ideas and/or thoughts arising from the colonial past and the remnants of these in contemporary times. This study is parto f the need for High School students to carry out literary readings that enable them to develop critically and position themselves in society. The application of the intervention and the analysis of the results point to the precarious condition of literary readers and the urgent implementation of reading projects that make them proficient.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEnsino. Leitura literária. Recepção. Intertextualidade.A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRecepcaotextoliterario_Freire_2023.pdfapplication/pdf2568289https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58002/1/Recepcaotextoliterario_Freire_2023.pdfa8869a913fe3f4eb21ff9bc2a40029d4MD51123456789/580022024-04-03 18:47:27.34oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58002Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-03T21:47:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes
title A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes
spellingShingle A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes
Freire, Maria Marcela
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Ensino. Leitura literária. Recepção. Intertextualidade.
title_short A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes
title_full A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes
title_fullStr A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes
title_full_unstemmed A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes
title_sort A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes
author Freire, Maria Marcela
author_facet Freire, Maria Marcela
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8171783346759797
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9467435917159475
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Derivaldo dos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7001-8578
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8615666365895204
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Paiva, Kalina Alessandra Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Maria Marcela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
contributor_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Ensino. Leitura literária. Recepção. Intertextualidade.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Leitura literária. Recepção. Intertextualidade.
description A presente dissertação de Mestrado, intitulada: A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im) pertinentes objetivou apresentar a uma turma do 3º ano do Ensino Médio, pelo viés do Método Recepcional (AGUIAR & BORDINI, 1993), a leitura e a discussão da obra de Marcelino Freire: Contos negreiros (2005) em confronto com a obra de Castro Alves, Os escravos (1883), bem como, promover o debate de ideias e/ou pensamentos racistas e preconceituosos ao tentar realizar uma ponte entre estas ideias e/ou pensamentos advindos do passado colonial e os resquícios destes na contemporaneidade. Este estudo parte da necessidade que tem os alunos do Ensino Médio de realizarem leituras literárias que lhes possibilitem o desenvolvimento crítico e posicionamentos ante a sociedade. Para desenvolvermos as questões teórico-críticas tomamos as ideias de Jauss (1994), Carvalhal (2006), Colomer (2003), Fanon (2008), Munanga (2005, 2012), Aguiar; Bordini (1993), dentre outros. A aplicação da intervenção e a análise dos resultados apontam para a condição incipiente de leitores literários e a urgente implementação de projetos de leitura que os torne proficientes.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-03T21:44:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-03T21:44:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREIRE, Maria Marcela. A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes. Orientadora: Dra. Valdenides Cabral de Araújo Dias. 2023. 148f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58002
identifier_str_mv FREIRE, Maria Marcela. A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes. Orientadora: Dra. Valdenides Cabral de Araújo Dias. 2023. 148f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58002/1/Recepcaotextoliterario_Freire_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a8869a913fe3f4eb21ff9bc2a40029d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118065370955776