A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58002 |
Resumo: | A presente dissertação de Mestrado, intitulada: A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im) pertinentes objetivou apresentar a uma turma do 3º ano do Ensino Médio, pelo viés do Método Recepcional (AGUIAR & BORDINI, 1993), a leitura e a discussão da obra de Marcelino Freire: Contos negreiros (2005) em confronto com a obra de Castro Alves, Os escravos (1883), bem como, promover o debate de ideias e/ou pensamentos racistas e preconceituosos ao tentar realizar uma ponte entre estas ideias e/ou pensamentos advindos do passado colonial e os resquícios destes na contemporaneidade. Este estudo parte da necessidade que tem os alunos do Ensino Médio de realizarem leituras literárias que lhes possibilitem o desenvolvimento crítico e posicionamentos ante a sociedade. Para desenvolvermos as questões teórico-críticas tomamos as ideias de Jauss (1994), Carvalhal (2006), Colomer (2003), Fanon (2008), Munanga (2005, 2012), Aguiar; Bordini (1993), dentre outros. A aplicação da intervenção e a análise dos resultados apontam para a condição incipiente de leitores literários e a urgente implementação de projetos de leitura que os torne proficientes. |
id |
UFRN_536a59526259de3b646f3e309d7f9539 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58002 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Freire, Maria Marcelahttp://lattes.cnpq.br/8171783346759797http://lattes.cnpq.br/9467435917159475Santos, Derivaldo doshttps://orcid.org/0000-0002-7001-8578http://lattes.cnpq.br/8615666365895204Paiva, Kalina Alessandra Rodrigues deDias, Valdenides Cabral de Araújo2024-04-03T21:44:31Z2024-04-03T21:44:31Z2023-11-29FREIRE, Maria Marcela. A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes. Orientadora: Dra. Valdenides Cabral de Araújo Dias. 2023. 148f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58002A presente dissertação de Mestrado, intitulada: A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im) pertinentes objetivou apresentar a uma turma do 3º ano do Ensino Médio, pelo viés do Método Recepcional (AGUIAR & BORDINI, 1993), a leitura e a discussão da obra de Marcelino Freire: Contos negreiros (2005) em confronto com a obra de Castro Alves, Os escravos (1883), bem como, promover o debate de ideias e/ou pensamentos racistas e preconceituosos ao tentar realizar uma ponte entre estas ideias e/ou pensamentos advindos do passado colonial e os resquícios destes na contemporaneidade. Este estudo parte da necessidade que tem os alunos do Ensino Médio de realizarem leituras literárias que lhes possibilitem o desenvolvimento crítico e posicionamentos ante a sociedade. Para desenvolvermos as questões teórico-críticas tomamos as ideias de Jauss (1994), Carvalhal (2006), Colomer (2003), Fanon (2008), Munanga (2005, 2012), Aguiar; Bordini (1993), dentre outros. A aplicação da intervenção e a análise dos resultados apontam para a condição incipiente de leitores literários e a urgente implementação de projetos de leitura que os torne proficientes.This Master's thesis, entitled: THE RECEPTION OF THE LITERARY TEXT IN HIGH SCHOOL FROM OS ESCRAVOS AND CONTOS NEGREIROS: DIALOGUES AND (IM) PERTINENT CONFRONTS, aimed to present to a group of the 3rd year of High School, through the bias of the Method Recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993), the reading and discussion of the work of Marcelino Freire: Contos negreiros (2005) in confrontation with the work of Castro Alves, Os escravos (1883), as well as promoting the debate of ideas and/ or racist and prejudiced thoughts when trying to build a bridge between such ideas and/or thoughts arising from the colonial past and the remnants of these in contemporary times. This study is parto f the need for High School students to carry out literary readings that enable them to develop critically and position themselves in society. The application of the intervention and the analysis of the results point to the precarious condition of literary readers and the urgent implementation of reading projects that make them proficient.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEnsino. Leitura literária. Recepção. Intertextualidade.A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRecepcaotextoliterario_Freire_2023.pdfapplication/pdf2568289https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58002/1/Recepcaotextoliterario_Freire_2023.pdfa8869a913fe3f4eb21ff9bc2a40029d4MD51123456789/580022024-04-03 18:47:27.34oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58002Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-03T21:47:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
title |
A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
spellingShingle |
A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes Freire, Maria Marcela CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Ensino. Leitura literária. Recepção. Intertextualidade. |
title_short |
A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
title_full |
A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
title_fullStr |
A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
title_full_unstemmed |
A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
title_sort |
A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes |
author |
Freire, Maria Marcela |
author_facet |
Freire, Maria Marcela |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8171783346759797 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9467435917159475 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Derivaldo dos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7001-8578 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8615666365895204 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Paiva, Kalina Alessandra Rodrigues de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Maria Marcela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
contributor_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Ensino. Leitura literária. Recepção. Intertextualidade. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Leitura literária. Recepção. Intertextualidade. |
description |
A presente dissertação de Mestrado, intitulada: A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im) pertinentes objetivou apresentar a uma turma do 3º ano do Ensino Médio, pelo viés do Método Recepcional (AGUIAR & BORDINI, 1993), a leitura e a discussão da obra de Marcelino Freire: Contos negreiros (2005) em confronto com a obra de Castro Alves, Os escravos (1883), bem como, promover o debate de ideias e/ou pensamentos racistas e preconceituosos ao tentar realizar uma ponte entre estas ideias e/ou pensamentos advindos do passado colonial e os resquícios destes na contemporaneidade. Este estudo parte da necessidade que tem os alunos do Ensino Médio de realizarem leituras literárias que lhes possibilitem o desenvolvimento crítico e posicionamentos ante a sociedade. Para desenvolvermos as questões teórico-críticas tomamos as ideias de Jauss (1994), Carvalhal (2006), Colomer (2003), Fanon (2008), Munanga (2005, 2012), Aguiar; Bordini (1993), dentre outros. A aplicação da intervenção e a análise dos resultados apontam para a condição incipiente de leitores literários e a urgente implementação de projetos de leitura que os torne proficientes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-03T21:44:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-03T21:44:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FREIRE, Maria Marcela. A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes. Orientadora: Dra. Valdenides Cabral de Araújo Dias. 2023. 148f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58002 |
identifier_str_mv |
FREIRE, Maria Marcela. A recepção do texto literário no Ensino Médio a partir de Os escravos e os Contos negreiros: diálogos e confrontos (im)pertinentes. Orientadora: Dra. Valdenides Cabral de Araújo Dias. 2023. 148f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58002/1/Recepcaotextoliterario_Freire_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8869a913fe3f4eb21ff9bc2a40029d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802118065370955776 |