Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação Ciência da Computação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18018 |
Resumo: | The course of Algorithms and Programming reveals as real obstacle for many students during the computer courses. The students not familiar with new ways of thinking required by the courses as well as not having certain skills required for this, encounter difficulties that sometimes result in the repetition and dropout. Faced with this problem, that survey on the problems experienced by students was conducted as a way to understand the problem and to guide solutions in trying to solve or assuage the difficulties experienced by students. In this paper a methodology to be applied in a classroom based on the concepts of Meaningful Learning of David Ausubel was described. In addition to this theory, a tool developed at UFRN, named Takkou, was used with the intent to better motivate students in algorithms classes and to exercise logical reasoning. Finally a comparative evaluation of the suggested methodology and traditional methodology was carried out, and results were discussed |
id |
UFRN_c7996ed24cbdc3994fb6f3bca8703f1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufrn.br:123456789/18018 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmosEnsino de algoritmosAprendizagem significativaFerramentas de apoio ao ensinoJogos educativosTeaching algorithmsMeaningful learningSupport tool teachingEducational gamesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOThe course of Algorithms and Programming reveals as real obstacle for many students during the computer courses. The students not familiar with new ways of thinking required by the courses as well as not having certain skills required for this, encounter difficulties that sometimes result in the repetition and dropout. Faced with this problem, that survey on the problems experienced by students was conducted as a way to understand the problem and to guide solutions in trying to solve or assuage the difficulties experienced by students. In this paper a methodology to be applied in a classroom based on the concepts of Meaningful Learning of David Ausubel was described. In addition to this theory, a tool developed at UFRN, named Takkou, was used with the intent to better motivate students in algorithms classes and to exercise logical reasoning. Finally a comparative evaluation of the suggested methodology and traditional methodology was carried out, and results were discussedConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoA disciplina de Algoritmos e Programação se revela para muitos alunos como verdadeira barreira durante os cursos de computação. Estes, não habituados com as novas formas de pensar requeridas pela disciplina, bem como não possuindo certas habilidades necessárias nesta, encontram dificuldades que, por vezes, culminam na reprovação e evasão. Diante de tal problemática, neste trabalho, um levantamento sobre os problemas vivenciados pelos alunos foi realizado, como forma de entender o problema e nortear as soluções buscadas na tentativa de resolver ou amenizar as dificuldades encontradas pelos alunos. Aqui, foi descrita uma metodologia a ser aplicada em sala de aula com base nos conceitos da teoria do Aprendizado Significativo de David Ausubel. Além desta teoria, a ferramenta Takkou desenvolvida na UFRN foi utilizada com a intenção de melhor incentivar os alunos no aprendizado de algoritmos e no exercício do raciocínio lógico. Por fim uma pequena avaliação comparativa entre a metodologia sugerida e a metodologia tradicional foi realizada, discutindo-se os resultados obtidosUniversidade Federal do Rio Grande do NorteBRUFRNPrograma de Pós-Graduação em Sistemas e ComputaçãoCiência da ComputaçãoCampos, André Mauricio Cunhahttp://lattes.cnpq.br/5106470958008416http://lattes.cnpq.br/7154508093406987Henrique, Ana Lúcia Sarmentohttp://lattes.cnpq.br/0475297305451211Gomes, Apuena Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0601161335088804Santos, Selan Rodrigues doshttp://lattes.cnpq.br/4022950700003347Barbosa, Leônidas da Silva2014-12-17T15:47:55Z2011-12-052014-12-17T15:47:55Z2011-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBARBOSA, Leônidas da Silva. Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos. 2011. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRN2017-11-04T13:30:25Zoai:repositorio.ufrn.br:123456789/18018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/repositorio@bczm.ufrn.bropendoar:2017-11-04T13:30:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
title |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
spellingShingle |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos Barbosa, Leônidas da Silva Ensino de algoritmos Aprendizagem significativa Ferramentas de apoio ao ensino Jogos educativos Teaching algorithms Meaningful learning Support tool teaching Educational games CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
title_short |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
title_full |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
title_fullStr |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
title_full_unstemmed |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
title_sort |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
author |
Barbosa, Leônidas da Silva |
author_facet |
Barbosa, Leônidas da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, André Mauricio Cunha http://lattes.cnpq.br/5106470958008416 http://lattes.cnpq.br/7154508093406987 Henrique, Ana Lúcia Sarmento http://lattes.cnpq.br/0475297305451211 Gomes, Apuena Vieira http://lattes.cnpq.br/0601161335088804 Santos, Selan Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/4022950700003347 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Leônidas da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de algoritmos Aprendizagem significativa Ferramentas de apoio ao ensino Jogos educativos Teaching algorithms Meaningful learning Support tool teaching Educational games CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
topic |
Ensino de algoritmos Aprendizagem significativa Ferramentas de apoio ao ensino Jogos educativos Teaching algorithms Meaningful learning Support tool teaching Educational games CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
description |
The course of Algorithms and Programming reveals as real obstacle for many students during the computer courses. The students not familiar with new ways of thinking required by the courses as well as not having certain skills required for this, encounter difficulties that sometimes result in the repetition and dropout. Faced with this problem, that survey on the problems experienced by students was conducted as a way to understand the problem and to guide solutions in trying to solve or assuage the difficulties experienced by students. In this paper a methodology to be applied in a classroom based on the concepts of Meaningful Learning of David Ausubel was described. In addition to this theory, a tool developed at UFRN, named Takkou, was used with the intent to better motivate students in algorithms classes and to exercise logical reasoning. Finally a comparative evaluation of the suggested methodology and traditional methodology was carried out, and results were discussed |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-05 2011-02-25 2014-12-17T15:47:55Z 2014-12-17T15:47:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Leônidas da Silva. Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos. 2011. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18018 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Leônidas da Silva. Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos. 2011. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação Ciência da Computação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação Ciência da Computação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@bczm.ufrn.br |
_version_ |
1834480230172983296 |