Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Barbosa, Leônidas da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
BR
UFRN
Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação
Ciência da Computação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18018
Resumo: The course of Algorithms and Programming reveals as real obstacle for many students during the computer courses. The students not familiar with new ways of thinking required by the courses as well as not having certain skills required for this, encounter difficulties that sometimes result in the repetition and dropout. Faced with this problem, that survey on the problems experienced by students was conducted as a way to understand the problem and to guide solutions in trying to solve or assuage the difficulties experienced by students. In this paper a methodology to be applied in a classroom based on the concepts of Meaningful Learning of David Ausubel was described. In addition to this theory, a tool developed at UFRN, named Takkou, was used with the intent to better motivate students in algorithms classes and to exercise logical reasoning. Finally a comparative evaluation of the suggested methodology and traditional methodology was carried out, and results were discussed
id UFRN_c7996ed24cbdc3994fb6f3bca8703f1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufrn.br:123456789/18018
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmosEnsino de algoritmosAprendizagem significativaFerramentas de apoio ao ensinoJogos educativosTeaching algorithmsMeaningful learningSupport tool teachingEducational gamesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOThe course of Algorithms and Programming reveals as real obstacle for many students during the computer courses. The students not familiar with new ways of thinking required by the courses as well as not having certain skills required for this, encounter difficulties that sometimes result in the repetition and dropout. Faced with this problem, that survey on the problems experienced by students was conducted as a way to understand the problem and to guide solutions in trying to solve or assuage the difficulties experienced by students. In this paper a methodology to be applied in a classroom based on the concepts of Meaningful Learning of David Ausubel was described. In addition to this theory, a tool developed at UFRN, named Takkou, was used with the intent to better motivate students in algorithms classes and to exercise logical reasoning. Finally a comparative evaluation of the suggested methodology and traditional methodology was carried out, and results were discussedConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoA disciplina de Algoritmos e Programação se revela para muitos alunos como verdadeira barreira durante os cursos de computação. Estes, não habituados com as novas formas de pensar requeridas pela disciplina, bem como não possuindo certas habilidades necessárias nesta, encontram dificuldades que, por vezes, culminam na reprovação e evasão. Diante de tal problemática, neste trabalho, um levantamento sobre os problemas vivenciados pelos alunos foi realizado, como forma de entender o problema e nortear as soluções buscadas na tentativa de resolver ou amenizar as dificuldades encontradas pelos alunos. Aqui, foi descrita uma metodologia a ser aplicada em sala de aula com base nos conceitos da teoria do Aprendizado Significativo de David Ausubel. Além desta teoria, a ferramenta Takkou desenvolvida na UFRN foi utilizada com a intenção de melhor incentivar os alunos no aprendizado de algoritmos e no exercício do raciocínio lógico. Por fim uma pequena avaliação comparativa entre a metodologia sugerida e a metodologia tradicional foi realizada, discutindo-se os resultados obtidosUniversidade Federal do Rio Grande do NorteBRUFRNPrograma de Pós-Graduação em Sistemas e ComputaçãoCiência da ComputaçãoCampos, André Mauricio Cunhahttp://lattes.cnpq.br/5106470958008416http://lattes.cnpq.br/7154508093406987Henrique, Ana Lúcia Sarmentohttp://lattes.cnpq.br/0475297305451211Gomes, Apuena Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0601161335088804Santos, Selan Rodrigues doshttp://lattes.cnpq.br/4022950700003347Barbosa, Leônidas da Silva2014-12-17T15:47:55Z2011-12-052014-12-17T15:47:55Z2011-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBARBOSA, Leônidas da Silva. Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos. 2011. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRN2017-11-04T13:30:25Zoai:repositorio.ufrn.br:123456789/18018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/repositorio@bczm.ufrn.bropendoar:2017-11-04T13:30:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos
title Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos
spellingShingle Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos
Barbosa, Leônidas da Silva
Ensino de algoritmos
Aprendizagem significativa
Ferramentas de apoio ao ensino
Jogos educativos
Teaching algorithms
Meaningful learning
Support tool teaching
Educational games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
title_short Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos
title_full Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos
title_fullStr Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos
title_full_unstemmed Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos
title_sort Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos
author Barbosa, Leônidas da Silva
author_facet Barbosa, Leônidas da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, André Mauricio Cunha

http://lattes.cnpq.br/5106470958008416

http://lattes.cnpq.br/7154508093406987
Henrique, Ana Lúcia Sarmento

http://lattes.cnpq.br/0475297305451211
Gomes, Apuena Vieira

http://lattes.cnpq.br/0601161335088804
Santos, Selan Rodrigues dos

http://lattes.cnpq.br/4022950700003347
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Leônidas da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de algoritmos
Aprendizagem significativa
Ferramentas de apoio ao ensino
Jogos educativos
Teaching algorithms
Meaningful learning
Support tool teaching
Educational games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
topic Ensino de algoritmos
Aprendizagem significativa
Ferramentas de apoio ao ensino
Jogos educativos
Teaching algorithms
Meaningful learning
Support tool teaching
Educational games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
description The course of Algorithms and Programming reveals as real obstacle for many students during the computer courses. The students not familiar with new ways of thinking required by the courses as well as not having certain skills required for this, encounter difficulties that sometimes result in the repetition and dropout. Faced with this problem, that survey on the problems experienced by students was conducted as a way to understand the problem and to guide solutions in trying to solve or assuage the difficulties experienced by students. In this paper a methodology to be applied in a classroom based on the concepts of Meaningful Learning of David Ausubel was described. In addition to this theory, a tool developed at UFRN, named Takkou, was used with the intent to better motivate students in algorithms classes and to exercise logical reasoning. Finally a comparative evaluation of the suggested methodology and traditional methodology was carried out, and results were discussed
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-05
2011-02-25
2014-12-17T15:47:55Z
2014-12-17T15:47:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Leônidas da Silva. Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos. 2011. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18018
identifier_str_mv BARBOSA, Leônidas da Silva. Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos. 2011. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
BR
UFRN
Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação
Ciência da Computação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
BR
UFRN
Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação
Ciência da Computação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@bczm.ufrn.br
_version_ 1834480230172983296