Uma Experiência Pedagógica Interdisciplinar: Implantação de um Núcleo de Estudos em Apicultura no IFS - Campus São Cristóvão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Viana, Augusto César de Mendonça lattes
Orientador(a): Lorenzon, Maria Cristina Affonso lattes
Banca de defesa: Gonçalves, Lenicio, Silva, Hunaldo Oliveira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Departamento: Instituto de Agronomia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12534
Resumo: Objetivou-se com este trabalho estimular através da implantação do Núcleo de Estudos em Apicultura de Uso Sustentável, a utilização de técnicas racionais de apicultura, como motivadora para o desenvolvimento rural e como ferramenta interdisciplinar. O estudo foi desenvolvido no IFS (Campus São Cristóvão) e no assentamento do MST Moacir Wanderley. Foram acompanhados 15 alunos do curso de agropecuária do programa de Educação de jovens e adultos (PROEJA), 11 professores da instituição e do MST. Eles foram avaliados a partir das seguintes atividades: a criação do Núcleo, entrevistas sobre perfil socioeconômico, uso sustentável, educação ambiental, Apicultura e práticas interdisciplinares. A criação do Núcleo mostrou-se uma excelente ferramenta para práticas interdisciplinares, possibilitou o debate, a discussão sobre os diferentes temas de importância para o IFS, levando-os como instrumento acadêmico para a comunidade rural, que sediou o encontro. Este trabalho enfatiza a necessidade de se ajustar a apresentação dos conteúdos técnicos, viabilizando-os as atividades práticas da realidade em que vivem os estudantes. Neste sentido, as questões ambientais e os conceitos de uso sustentável precisam ser mais trabalhadas no IFS - Campus São Cristóvão.
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spelling Viana, Augusto César de MendonçaLorenzon, Maria Cristina Affonsohttp://lattes.cnpq.br/7903067458577000Soares, Ana Maria DantasGonçalves, LenicioSilva, Hunaldo Oliveira236.248.685-00http://lattes.cnpq.br/32150576586153232023-12-22T02:10:53Z2023-12-22T02:10:53Z2010-04-30Viana, Augusto César de Mendonça. Uma Experiência Pedagógica Interdisciplinar: Implantação de um Núcleo de Estudos em Apicultura no IFS - Campus São Cristóvão. 2010. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12534Objetivou-se com este trabalho estimular através da implantação do Núcleo de Estudos em Apicultura de Uso Sustentável, a utilização de técnicas racionais de apicultura, como motivadora para o desenvolvimento rural e como ferramenta interdisciplinar. O estudo foi desenvolvido no IFS (Campus São Cristóvão) e no assentamento do MST Moacir Wanderley. Foram acompanhados 15 alunos do curso de agropecuária do programa de Educação de jovens e adultos (PROEJA), 11 professores da instituição e do MST. Eles foram avaliados a partir das seguintes atividades: a criação do Núcleo, entrevistas sobre perfil socioeconômico, uso sustentável, educação ambiental, Apicultura e práticas interdisciplinares. A criação do Núcleo mostrou-se uma excelente ferramenta para práticas interdisciplinares, possibilitou o debate, a discussão sobre os diferentes temas de importância para o IFS, levando-os como instrumento acadêmico para a comunidade rural, que sediou o encontro. Este trabalho enfatiza a necessidade de se ajustar a apresentação dos conteúdos técnicos, viabilizando-os as atividades práticas da realidade em que vivem os estudantes. Neste sentido, as questões ambientais e os conceitos de uso sustentável precisam ser mais trabalhadas no IFS - Campus São Cristóvão.This study aimed to encourage the use of rational techniques of beekeeping, as a motivador for rural development and as an interdisciplinary tool. The goal is focus on the establishing of the “Research Center on Sustainable Use for Beekeeping”. The study was conducted in the IFS (São Cristovao Campus) and MST settlement called Moacir Wanderley. We followed 15 students from the Agricultural Education Program for youth and adults (PROEJA), 11 teachers and MST representatives as well. Thery were evaluated from the following activities: the launch of the Center, interviews on socioeconomic, environmental education, sustainable use, Beekeeping, and interdisciplinary practices. The Center allowed greater interactions among studied people, debates and discussions on differents subjects of importance to the IFS were approached, and assists as a academic tool for rural community that hosted the meeting. This study points out the need to adjust the presentations of the technical subjects, enabling them to practical activities close to the reality of the students. In this sense, environmetal issues and concepts of sustainable use should be more involved in the IFS – Campus São Cristovão.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação ambientalApiculturaEnsino TécnicoEnvironmental EducationBeekeepingTechnical EducationEducaçãoUma Experiência Pedagógica Interdisciplinar: Implantação de um Núcleo de Estudos em Apicultura no IFS - Campus São CristóvãoAn Interdisciplinary Educational Experience: Establishing a Center for Research on Beekeeping in IFS - Campus São Cristóvão.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisACESELRAD, H. Desenvolvimento sustentável: a luta por um conceito. Proposta. n.56, p.5- 8, 1993. ANDRADE, R. C. P. Apicultura – Mundo, Brasil, Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, 2005. ANGELO, C.B.; MOURA, D.H.; GOMES, C.O. 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description Objetivou-se com este trabalho estimular através da implantação do Núcleo de Estudos em Apicultura de Uso Sustentável, a utilização de técnicas racionais de apicultura, como motivadora para o desenvolvimento rural e como ferramenta interdisciplinar. O estudo foi desenvolvido no IFS (Campus São Cristóvão) e no assentamento do MST Moacir Wanderley. Foram acompanhados 15 alunos do curso de agropecuária do programa de Educação de jovens e adultos (PROEJA), 11 professores da instituição e do MST. Eles foram avaliados a partir das seguintes atividades: a criação do Núcleo, entrevistas sobre perfil socioeconômico, uso sustentável, educação ambiental, Apicultura e práticas interdisciplinares. A criação do Núcleo mostrou-se uma excelente ferramenta para práticas interdisciplinares, possibilitou o debate, a discussão sobre os diferentes temas de importância para o IFS, levando-os como instrumento acadêmico para a comunidade rural, que sediou o encontro. Este trabalho enfatiza a necessidade de se ajustar a apresentação dos conteúdos técnicos, viabilizando-os as atividades práticas da realidade em que vivem os estudantes. Neste sentido, as questões ambientais e os conceitos de uso sustentável precisam ser mais trabalhadas no IFS - Campus São Cristóvão.
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