Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos
| Ano de defesa: | 2018 |
|---|---|
| Autor(a) principal: | |
| Orientador(a): | |
| Banca de defesa: | |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais UFRRJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
| Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
| País: |
Não Informado pela instituição
|
| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15449 |
Resumo: | Ler e compreender são competências fundamentais na formação do indivíduo. Nesse sentido, esta pesquisa de dissertação tem por objetivo analisar os processos cognitivos realizados pelo leitor, tendo a dêixis como mecanismo linguístico na correspondência entre personagem, espaço e tempo no gênero crônica. O foco de análise são as relações de significado através dos elementos dêiticos realizadas pelos alunos. Para o desenvolvimento deste trabalho, estamos apoiados nos estudos de Cognição e do Ensino, tendo como referencial teórico os estudos sobre níveis de leitura propostos por Applegate et al (2002). Como metodologia, nossa pesquisa baseia-se em uma análise de natureza qualitativa, na qual desenvolvemos uma proposta com atividades elaboradas nos níveis de leitura propostos por Applegate et al (2002) para verificar a complexidade dos processos cognitivos dos alunos de uma turma de 9º em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro. Os dados da análise realizada revelam a necessidade de atividades que incentivem o desenvolvimento de níveis de leitura levem que o aluno a refletir sobre o próprio aprendizado e enfatizam a importância do trabalho com atividades de alto nível inferencial |
| id |
UFRRJ-1_1589a7a910f7138c692c2dd086733e64 |
|---|---|
| oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15449 |
| network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
| network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
| repository_id_str |
|
| spelling |
Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticosCognitive processes in the understanding of the chronic genre: relations of meaning through the deicticsCogniçãoDêixisMetacogniçãoCrônicaCognitionDeixisMetacognitionChronicLetrasLer e compreender são competências fundamentais na formação do indivíduo. Nesse sentido, esta pesquisa de dissertação tem por objetivo analisar os processos cognitivos realizados pelo leitor, tendo a dêixis como mecanismo linguístico na correspondência entre personagem, espaço e tempo no gênero crônica. O foco de análise são as relações de significado através dos elementos dêiticos realizadas pelos alunos. Para o desenvolvimento deste trabalho, estamos apoiados nos estudos de Cognição e do Ensino, tendo como referencial teórico os estudos sobre níveis de leitura propostos por Applegate et al (2002). Como metodologia, nossa pesquisa baseia-se em uma análise de natureza qualitativa, na qual desenvolvemos uma proposta com atividades elaboradas nos níveis de leitura propostos por Applegate et al (2002) para verificar a complexidade dos processos cognitivos dos alunos de uma turma de 9º em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro. Os dados da análise realizada revelam a necessidade de atividades que incentivem o desenvolvimento de níveis de leitura levem que o aluno a refletir sobre o próprio aprendizado e enfatizam a importância do trabalho com atividades de alto nível inferencialCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorReading and understanding are fundamental skills in the formation of the individual. In this sense, this dissertation research aims to analyze the cognitive processes performed by the reader, having the deixis as a linguistic mechanism in the correspondence between character, space and time in the chronic genre. The focus of analysis are the relations of meaning through the deictics elements carried out by the students. For the development of this work, we are supported in the studies of Cognition and Teaching, having as theoretical reference the studies on reading levels proposed by Applegate et al (2002). As a methodology, our research is based on a qualitative analysis, in which we develop a proposal with activities elaborated at the reading levels proposed by Applegate et al (2002) to verify the complexity of the cognitive processes of the students of a 9th grade class public institution of Rio de Janeiro. The data from the analysis reveal the need for activities that encourage the development of reading levels that lead students to reflect on their own learning and emphasize the importance of working with activities of high inferential level.Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisUFRRJPrograma de Pós-Graduação em LetrasRoxo, Maria do Rosario da Silva677.965.247-49http://lattes.cnpq.br/2543083972755684Roxo, Maria do Rosário da SilvaCoelho, Victoria Wilson da CostaCosta, Wagner Alexandre Dos SantosLaia, Fernanda Gonçalves de2023-12-22T03:17:35Z2023-12-22T03:17:35Z2018-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLAIA, Fernanda Gonçalves de. Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos. 2018. 171 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15449porALMEIDA, M. J. Time in Narratives. In: DUCHAN, Judith F.; BRUDER, Gail A.; HEWITT, Lynne. Deixis in Narrative: A Cognitive Science Perspective. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1995. APPLEGATE, Mary DeKonty; QUINN, Katheleen Benson; APPLEGATE, Anthony J. Levels of thinking required by comprehension questions in informal reading inventories. The Reading Teacher, v. 56, n. 2, p. 174-180, 2002. BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 261-306. BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. BELTRÃO, Luiz. Iniciação à Filosofia do Jornalismo. São Paulo: Com-Arte, 1992. BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. 4.ed. Trad: Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes, 1995. . . Problemas de linguística geral II. 4.ed. Trad: Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes, 1989. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. BROWN, A. L. Metacognitive development and reading. In SPIRO, R. J.; BRUCE, B. C.; BREWER, W. F. (eds), Theoretical issues in reading comprehesion. Hillsdale, New Jersey: Erlbaum, 1980. . Transforming schools into communuties of thinking and learning about serious matters. American Psychologis, 52, 4, 1997, pp. 399-413. 95 BÜHLER, K. The deictic field of language and deictic words. In: JARVELLA, R.J.; KLEIN, W. (eds.) Speech, place and action: studies in deixis and related topics. New York, John Wiley and Sons, 1982, p. 9-30 CANDIDO, A. "A vida ao rés-do-chão." In: CANDIDO, A. et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992. COUTINHO, A. Crítica e Teoria Literária. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987. . Introdução à Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1976. EHLICH, K. Anaphora and deixis: same, similar, or different? In: JARVELLA, R.J.; KLEIN, W. (Eds.) Speech, place and action: studies in deixis and related topics. New York: John Wiley and Sons, 1982. p. 315-338. FAUCONNIER, G. Mappings in Thought and Language. Cambridge University Press, 1997. FAUCONNIER, G.; TURNER, M. The way we think: conceptual blending and the mind´s hidden complexities. New York: Basis Books, 2002. FERREIRA, A. M. L; LEITE, K. G. Aprendizagem da matemática: uma possibilidade para desenvolver a metacognição. In: I Congresso Nacional em Educação, Cidadania e Sustentabilidade, 2007, Ji-Paraná. Anais, 2007. FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Editora Contexto, 2016. . Tempo e Temporalização. In. CALGIARI, L.C. (org.) O tempo e a Linguagem. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. p.07-40 FLAVELL, J. H. Cognitive development: children’s knowledge about the mind. Annu. Rev. Psychol. New York, 1999. 96 . Speculations About the Nature and Development of Metacognition. IN: WEINERT, F.E., KLUWE, R.H. (Eds). Metacognition, Motivation, and Understanding. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1987, pp.21-29. GERHARDT, A. F. L. M. Integração Conceptual, formação de conceitos e aprendizado. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, 2010, pp. 247-263. GERHARDT, A. F. L. M., BOTELHO, P. F., AMANTES, A. M. Metacognição, objetivos de leitura e atividades didáticas de língua portuguesa. RBLA, v. 15, n. 1, 2015, pp. 180-208. KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1995. KERBRAT-ORECCHIONI, C. L’enonciation de la subjectivité dans le langage. Paris, Libraire Armand Colin, 1980, pp. 34-69. KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 9 ed. Campinas: Pontes, 2002. . Texto e leitor: Aspectos Cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes, 2013. LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Women, fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987. LEVINSON, S. C. Pragmática. Tradução de Luís Carlos Borges e Aníbal Mari. São Paulo: Martins Fonte, 2007. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010. p. 19-38. . Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARMARIDOU, S. On Deixis. In: Pragmatic meaning and cognition. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2000. 97 Mayor, J., Suengas, A., & González Marqués, J. Estrategias metacognitivas: Aprender a aprender y aprender a pensar. Madrid, España: Síntesis, 1995. MOISÉS, M. A criação literária: Prosa. II. São Paulo: Cultrix, 1982. . Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004. NELSON, T.; NARENS, L. Why investigate metacognition? In METCALFE, J.; SHIMAMURA, A. P. (Ed.). Metacognition. Knowing about knowing. Cambridge, MA: MIT Press, 1996. p. 1-27. NERY, S. M. S. A Vida como Ela É...: O Limiar entre a Crônica e o Conto. Disponível em: <http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/d/d8/GT5_-_16_-_A_vida_como_ela_e- Silvana.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2017. PEREIRA, W. Crônica: a arte do útil e do fútil: ensaio sobre crônica no jornalismo impresso. Salvador: Calandra, 2004. RAPAPORT, W.; SEGAL, E.; SHAPIRO, S.; ZUBIN, D. A.; BRUDER, G.; DUCHAN, J.; ALMEIDA, M. J.; DANIELS, J. H.; GALBRAITH, M.; WIEBE, J. M.; YUHAN, A. H. Deictic Centers and the Cognitive Structure of Narrative Comprehension. Thechnical Report N. 89-01. Buffalo, NY: SUNY Buffalo Departament of Computer Science, 1994. RONCARI, L. Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos. 2.ed. São Paulo: Editoria da Universidade de São Paulo, 2002. SÁ, J. A crônica. São Paulo: Ática, 2002. SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. et al. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 21-39. SILVA, M. O. L.; OLIVEIRA, S. S.; PEREIRA, V. A.; LIMA, M. G. S. B. Etnografia e pesquisa qualitativa: apontamentos sobre um caminho metodológico de investigação. In: 98 Encontro De Pesquisa Em Educação, 6., 2010, Teresina. Anais eletrônicos. Teresina: UFPI, 2010. Disponível em:< http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.1/GT_01_1 5.pdf>. Acesso em: 18 Julho, 2017. SIMON, L.C.S. Impasses em torno da crônica. Anais do IV Congresso de Letras da UERJ - São Gonçalo. São Gonçalo, 2007. Disponível em <http://www.filologia.org.br/cluerjsg/ ANAIS/IV/completos/comunicacoes/Luiz%20Carlos%20Santos%20Simon.pdf> Acesso em 25 de outubro de 2017. SOLÉ, I.. Estratégias de leitura. 6 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. TELLES, J. A. É pesquisa é? Ah, não quero, não, bem! Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem e ensino, Pelotas, v. 5, n. 5, 2002, p. 91- 116. Disponível em: < http://rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/viewFile/238/205 >. Acesso em: 18 de janeiro de 2018. VERÍSSIMO, L. F.. As mentiras que os homens contam. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. . Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. VIEIRA, L. A. Formação do leitor: a família em questão. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR, III, 2004, Belo Horizonte. III Seminário Biblioteca Escolar: espaço de ação pedagógica, Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2004. Disponível em: <http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/308.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJ2023-12-22T03:17:35Zoai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15449Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:17:35Repositório Institucional da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
| dc.title.none.fl_str_mv |
Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos Cognitive processes in the understanding of the chronic genre: relations of meaning through the deictics |
| title |
Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos |
| spellingShingle |
Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos Laia, Fernanda Gonçalves de Cognição Dêixis Metacognição Crônica Cognition Deixis Metacognition Chronic Letras |
| title_short |
Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos |
| title_full |
Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos |
| title_fullStr |
Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos |
| title_full_unstemmed |
Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos |
| title_sort |
Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos |
| author |
Laia, Fernanda Gonçalves de |
| author_facet |
Laia, Fernanda Gonçalves de |
| author_role |
author |
| dc.contributor.none.fl_str_mv |
Roxo, Maria do Rosario da Silva 677.965.247-49 http://lattes.cnpq.br/2543083972755684 Roxo, Maria do Rosário da Silva Coelho, Victoria Wilson da Costa Costa, Wagner Alexandre Dos Santos |
| dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laia, Fernanda Gonçalves de |
| dc.subject.por.fl_str_mv |
Cognição Dêixis Metacognição Crônica Cognition Deixis Metacognition Chronic Letras |
| topic |
Cognição Dêixis Metacognição Crônica Cognition Deixis Metacognition Chronic Letras |
| description |
Ler e compreender são competências fundamentais na formação do indivíduo. Nesse sentido, esta pesquisa de dissertação tem por objetivo analisar os processos cognitivos realizados pelo leitor, tendo a dêixis como mecanismo linguístico na correspondência entre personagem, espaço e tempo no gênero crônica. O foco de análise são as relações de significado através dos elementos dêiticos realizadas pelos alunos. Para o desenvolvimento deste trabalho, estamos apoiados nos estudos de Cognição e do Ensino, tendo como referencial teórico os estudos sobre níveis de leitura propostos por Applegate et al (2002). Como metodologia, nossa pesquisa baseia-se em uma análise de natureza qualitativa, na qual desenvolvemos uma proposta com atividades elaboradas nos níveis de leitura propostos por Applegate et al (2002) para verificar a complexidade dos processos cognitivos dos alunos de uma turma de 9º em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro. Os dados da análise realizada revelam a necessidade de atividades que incentivem o desenvolvimento de níveis de leitura levem que o aluno a refletir sobre o próprio aprendizado e enfatizam a importância do trabalho com atividades de alto nível inferencial |
| publishDate |
2018 |
| dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-07 2023-12-22T03:17:35Z 2023-12-22T03:17:35Z |
| dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
| dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
| format |
masterThesis |
| status_str |
publishedVersion |
| dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LAIA, Fernanda Gonçalves de. Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos. 2018. 171 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018. https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15449 |
| identifier_str_mv |
LAIA, Fernanda Gonçalves de. Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos. 2018. 171 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018. |
| url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15449 |
| dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
| language |
por |
| dc.relation.none.fl_str_mv |
ALMEIDA, M. J. Time in Narratives. In: DUCHAN, Judith F.; BRUDER, Gail A.; HEWITT, Lynne. Deixis in Narrative: A Cognitive Science Perspective. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1995. APPLEGATE, Mary DeKonty; QUINN, Katheleen Benson; APPLEGATE, Anthony J. Levels of thinking required by comprehension questions in informal reading inventories. The Reading Teacher, v. 56, n. 2, p. 174-180, 2002. BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 261-306. BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. BELTRÃO, Luiz. Iniciação à Filosofia do Jornalismo. São Paulo: Com-Arte, 1992. BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. 4.ed. Trad: Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes, 1995. . . Problemas de linguística geral II. 4.ed. Trad: Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes, 1989. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. BROWN, A. L. Metacognitive development and reading. In SPIRO, R. J.; BRUCE, B. C.; BREWER, W. F. (eds), Theoretical issues in reading comprehesion. Hillsdale, New Jersey: Erlbaum, 1980. . Transforming schools into communuties of thinking and learning about serious matters. American Psychologis, 52, 4, 1997, pp. 399-413. 95 BÜHLER, K. The deictic field of language and deictic words. In: JARVELLA, R.J.; KLEIN, W. (eds.) Speech, place and action: studies in deixis and related topics. New York, John Wiley and Sons, 1982, p. 9-30 CANDIDO, A. "A vida ao rés-do-chão." In: CANDIDO, A. et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992. COUTINHO, A. Crítica e Teoria Literária. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987. . Introdução à Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1976. EHLICH, K. Anaphora and deixis: same, similar, or different? In: JARVELLA, R.J.; KLEIN, W. (Eds.) Speech, place and action: studies in deixis and related topics. New York: John Wiley and Sons, 1982. p. 315-338. FAUCONNIER, G. Mappings in Thought and Language. Cambridge University Press, 1997. FAUCONNIER, G.; TURNER, M. The way we think: conceptual blending and the mind´s hidden complexities. New York: Basis Books, 2002. FERREIRA, A. M. L; LEITE, K. G. Aprendizagem da matemática: uma possibilidade para desenvolver a metacognição. In: I Congresso Nacional em Educação, Cidadania e Sustentabilidade, 2007, Ji-Paraná. Anais, 2007. FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Editora Contexto, 2016. . Tempo e Temporalização. In. CALGIARI, L.C. (org.) O tempo e a Linguagem. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. p.07-40 FLAVELL, J. H. Cognitive development: children’s knowledge about the mind. Annu. Rev. Psychol. New York, 1999. 96 . Speculations About the Nature and Development of Metacognition. IN: WEINERT, F.E., KLUWE, R.H. (Eds). Metacognition, Motivation, and Understanding. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1987, pp.21-29. GERHARDT, A. F. L. M. Integração Conceptual, formação de conceitos e aprendizado. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, 2010, pp. 247-263. GERHARDT, A. F. L. M., BOTELHO, P. F., AMANTES, A. M. Metacognição, objetivos de leitura e atividades didáticas de língua portuguesa. RBLA, v. 15, n. 1, 2015, pp. 180-208. KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1995. KERBRAT-ORECCHIONI, C. L’enonciation de la subjectivité dans le langage. Paris, Libraire Armand Colin, 1980, pp. 34-69. KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 9 ed. Campinas: Pontes, 2002. . Texto e leitor: Aspectos Cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes, 2013. LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Women, fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987. LEVINSON, S. C. Pragmática. Tradução de Luís Carlos Borges e Aníbal Mari. São Paulo: Martins Fonte, 2007. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010. p. 19-38. . Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARMARIDOU, S. On Deixis. In: Pragmatic meaning and cognition. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2000. 97 Mayor, J., Suengas, A., & González Marqués, J. Estrategias metacognitivas: Aprender a aprender y aprender a pensar. Madrid, España: Síntesis, 1995. MOISÉS, M. A criação literária: Prosa. II. São Paulo: Cultrix, 1982. . Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004. NELSON, T.; NARENS, L. Why investigate metacognition? In METCALFE, J.; SHIMAMURA, A. P. (Ed.). Metacognition. Knowing about knowing. Cambridge, MA: MIT Press, 1996. p. 1-27. NERY, S. M. S. A Vida como Ela É...: O Limiar entre a Crônica e o Conto. Disponível em: <http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/d/d8/GT5_-_16_-_A_vida_como_ela_e- Silvana.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2017. PEREIRA, W. Crônica: a arte do útil e do fútil: ensaio sobre crônica no jornalismo impresso. Salvador: Calandra, 2004. RAPAPORT, W.; SEGAL, E.; SHAPIRO, S.; ZUBIN, D. A.; BRUDER, G.; DUCHAN, J.; ALMEIDA, M. J.; DANIELS, J. H.; GALBRAITH, M.; WIEBE, J. M.; YUHAN, A. H. Deictic Centers and the Cognitive Structure of Narrative Comprehension. Thechnical Report N. 89-01. Buffalo, NY: SUNY Buffalo Departament of Computer Science, 1994. RONCARI, L. Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos. 2.ed. São Paulo: Editoria da Universidade de São Paulo, 2002. SÁ, J. A crônica. São Paulo: Ática, 2002. SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. et al. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 21-39. SILVA, M. O. L.; OLIVEIRA, S. S.; PEREIRA, V. A.; LIMA, M. G. S. B. Etnografia e pesquisa qualitativa: apontamentos sobre um caminho metodológico de investigação. In: 98 Encontro De Pesquisa Em Educação, 6., 2010, Teresina. Anais eletrônicos. Teresina: UFPI, 2010. Disponível em:< http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.1/GT_01_1 5.pdf>. Acesso em: 18 Julho, 2017. SIMON, L.C.S. Impasses em torno da crônica. Anais do IV Congresso de Letras da UERJ - São Gonçalo. São Gonçalo, 2007. Disponível em <http://www.filologia.org.br/cluerjsg/ ANAIS/IV/completos/comunicacoes/Luiz%20Carlos%20Santos%20Simon.pdf> Acesso em 25 de outubro de 2017. SOLÉ, I.. Estratégias de leitura. 6 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. TELLES, J. A. É pesquisa é? Ah, não quero, não, bem! Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem e ensino, Pelotas, v. 5, n. 5, 2002, p. 91- 116. Disponível em: < http://rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/viewFile/238/205 >. Acesso em: 18 de janeiro de 2018. VERÍSSIMO, L. F.. As mentiras que os homens contam. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. . Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. VIEIRA, L. A. Formação do leitor: a família em questão. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR, III, 2004, Belo Horizonte. III Seminário Biblioteca Escolar: espaço de ação pedagógica, Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2004. Disponível em: <http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/308.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2017. |
| dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
| eu_rights_str_mv |
openAccess |
| dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
| dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais UFRRJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
| publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais UFRRJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
| dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
| instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
| instacron_str |
UFRRJ |
| institution |
UFRRJ |
| reponame_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
| collection |
Repositório Institucional da UFRRJ |
| repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
| repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br |
| _version_ |
1846338623075516416 |