Movimento negro e educação em Angra dos Reis
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
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Departamento: |
Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13040 |
Resumo: | Esta pesquisa se desenvolve dentro de um contexto de diversidades culturais e visa analisar a trajetória das discussões étnico-raciais na Rede Pública Municipal de Ensino de Angra dos Reis, resgatando o protagonismo dos movimentos sociais negros que na luta por igualdade de direitos para a população negra, obteve grandes avanços na construção de políticas públicas em âmbito nacional e municipal. Sendo assim, analisaremos especificamente o movimento negro local, o Grupo de Consciência Negra Ylá-Dudu, pois principalmente no espaço educacional desencadeou, protagonizou ações diversas que resultaram na criação de políticas públicas municipais para a educação das relações étnico-raciais. Entretanto, temos como proposta não somente enfatizar o protagonismo do movimento negro, mas principalmente caracterizar a participação noGrupo de Consciência Negra Ylá-Dudu, visibilizando o protagonismo feminino neste grupo, mais especificamente em suas práticas educativas |
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Oliveira, Roseléa Aparecida dos SantosOliveira, Luiz Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/7006752768658988Oliveira, Luiz Fernandes deJoselina da, SilvaLima, Augusto Cesar Gonçalves e03404705777http://lattes.cnpq.br/42012781096015192023-12-22T02:40:02Z2023-12-22T02:40:02Z2017-02-22Oliveira, Roseléa Aparecida dos Santos. Movimento negro e educação em Angra dos Reis. 2017. [86 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13040Esta pesquisa se desenvolve dentro de um contexto de diversidades culturais e visa analisar a trajetória das discussões étnico-raciais na Rede Pública Municipal de Ensino de Angra dos Reis, resgatando o protagonismo dos movimentos sociais negros que na luta por igualdade de direitos para a população negra, obteve grandes avanços na construção de políticas públicas em âmbito nacional e municipal. Sendo assim, analisaremos especificamente o movimento negro local, o Grupo de Consciência Negra Ylá-Dudu, pois principalmente no espaço educacional desencadeou, protagonizou ações diversas que resultaram na criação de políticas públicas municipais para a educação das relações étnico-raciais. Entretanto, temos como proposta não somente enfatizar o protagonismo do movimento negro, mas principalmente caracterizar a participação noGrupo de Consciência Negra Ylá-Dudu, visibilizando o protagonismo feminino neste grupo, mais especificamente em suas práticas educativasThis research develops within a context of cultural diversities and aims to analyze the trajectory of ethnic-racial discussions in the Municipal Public School of Education of Angra dos Reis, rescuing the protagonism of the black social movements that in the struggle for equal rights for the black population, Has made great strides in the construction of public policies at the national and municipal levels. Thus, we will specifically analyze the local black movement, the Black Consciousness Group Ylá-Dudu, because mainly in the educational space triggered, carried out diverse actions that resulted in the creation of municipal public policies for the education of ethnic-racial relations. However, we have as a proposal not only to emphasize the protagonism of the black movement, but mainly to characterize the participation in this group, making visible the female protagonism in this group in these educational practicesapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuMovimento negroEducaçãoRelações étnico-raciaisFormação docenteBlack movementEducationEthnic-racial relationsTeachertrainingEducaçãoMovimento negro e educação em Angra dos Reis...info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, Marta; MATTOS, Hebe. (Orgs). Pelos caminhos do jongo e do caxambu: história, memória e patrimônio. Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI), UFF, 2009. Disponível em: <http://www.labhoi.uff.br/>.Acesso em: 15 mar. 2016. ALBERTI, Verena; PEREIRA, Amilcar Araújo. 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Black movement Education Ethnic-racial relations Teachertraining |
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Educação |
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Esta pesquisa se desenvolve dentro de um contexto de diversidades culturais e visa analisar a trajetória das discussões étnico-raciais na Rede Pública Municipal de Ensino de Angra dos Reis, resgatando o protagonismo dos movimentos sociais negros que na luta por igualdade de direitos para a população negra, obteve grandes avanços na construção de políticas públicas em âmbito nacional e municipal. Sendo assim, analisaremos especificamente o movimento negro local, o Grupo de Consciência Negra Ylá-Dudu, pois principalmente no espaço educacional desencadeou, protagonizou ações diversas que resultaram na criação de políticas públicas municipais para a educação das relações étnico-raciais. Entretanto, temos como proposta não somente enfatizar o protagonismo do movimento negro, mas principalmente caracterizar a participação noGrupo de Consciência Negra Ylá-Dudu, visibilizando o protagonismo feminino neste grupo, mais especificamente em suas práticas educativas |
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2017 |
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Oliveira, Roseléa Aparecida dos Santos. Movimento negro e educação em Angra dos Reis. 2017. [86 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
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