Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509)
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História
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Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14044 |
Resumo: | Estudo sobre a produção simbólica na dramaturgia castelhana entre o final do século XV e início do século XVI, com destaque para as narrativas que abordam o contexto conflituoso entre os Reis Católicos (1479-1504) e Carlos VIII (c. 1470 - c. 1498), rei da França, por porções da Península Itálica. Analisa-se como os artífices do poder vinculados ao entretenimento nobiliário produziram e veicularam espetáculos teatrais em que os laços afetivos, a partir da tópica amorosa, ganham contornos políticos. Acreditamos que os modelos relacionais e comportamentais encenados no bojo de um conjunto de cerimônias que se inscreviam nos espaços políticos do reino serviram aos propósitos de integração, legitimação e consolidação do poder régio e da aristocracia castelhana. Elegem-se como fontes principais as obras dramatúrgicas Égloga representada em la noche postrera de Carnal e Representación sobre el poder Amor, de Juan de Encina (c.1469? - c.1530?) e a Égloga, de Francisco de Madrid (c.? - c?). |
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Leandro, Camille FerreiraBerriel, Marcelo Santiago071.593.287-01http://lattes.cnpq.br/9162651718729749Berriel, Marcelo SantiagoAmaral, Clinio de OliveiraFernandes, Fabiano151.847.967-70http://lattes.cnpq.br/34030940145351192023-12-22T02:54:37Z2023-12-22T02:54:37Z2021-11-24LEANDRO, Camille Ferreira. Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509). 2021, 119 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto Multidisciplinar Campus Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14044Estudo sobre a produção simbólica na dramaturgia castelhana entre o final do século XV e início do século XVI, com destaque para as narrativas que abordam o contexto conflituoso entre os Reis Católicos (1479-1504) e Carlos VIII (c. 1470 - c. 1498), rei da França, por porções da Península Itálica. Analisa-se como os artífices do poder vinculados ao entretenimento nobiliário produziram e veicularam espetáculos teatrais em que os laços afetivos, a partir da tópica amorosa, ganham contornos políticos. Acreditamos que os modelos relacionais e comportamentais encenados no bojo de um conjunto de cerimônias que se inscreviam nos espaços políticos do reino serviram aos propósitos de integração, legitimação e consolidação do poder régio e da aristocracia castelhana. Elegem-se como fontes principais as obras dramatúrgicas Égloga representada em la noche postrera de Carnal e Representación sobre el poder Amor, de Juan de Encina (c.1469? - c.1530?) e a Égloga, de Francisco de Madrid (c.? - c?).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorStudy about the symbolic production in Castilian dramaturgy between late 15th and early 16th centuries, which highlights the narratives that address the background of contests between the Catholic kings (1479-1504) and Charles VIII (c. 1470 - c. 1498), king of France, for portions of the Italian Peninsula. It analyzes how the playwrights linked to noble entertainment and power produced and broadcasted theatrical spectacles in which affective ties, from the topic of love, gain political contours. We believe that the relational and behavioral models staged in the midst of a set of ceremonies that are inscribed in the political spaces of the kingdom served for the integration, legitimation and consolidation of the royal power and the Castilian aristocracy. The main sources are the dramaturgical Works Égloga representada en la noche postrera de Carnal and Representación sobre el poder Amor, by Juan de Encina (c.1469? - c.1530?) and Égloga, by Francisco de Madrid (c.? - c?).application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisteatropoderemoçõestheaterpoweremotionsHistóriaEssas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509)Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: theater, power and affective bonds in Castile (1492-1509)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis*** Fontes primárias: Cancionero de Juan del Encina, Salamanca, 1496. Reproducida en facsímile por la Real Academia Española en Madrid, Madrid: Tipografia de la Revista de Archivos, Bibliotecas y Museus, 1928. [reimp. Madrid, arco/Libros, 1989]. 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Letras Hispanicas, 2014, 379 p. *** Bibliografia citada: ABULAFIA, David. The Western Mediterranean Kingdoms, 1200-1500: The Struggle for Dominion. Londres e Nova York: Routledge, 2014. ACCORSI, Federica. La Égloga de Francisco de Madrid: un ensayo bucólico de finales del siglo XV. In: FERNÁNDEZ RODRÍGUEZ, Natalia; FERNÁNDEZ FERREIRO, María. Literatura Medieval y Renacentista en España. Líneas y pautas. Salamanca: Sociedad de Estudios Medievales y Renacentistas - Seminario de Estudios Medievales y Renacentistas, 2012. ALLEGRI, Luigi. El espectáculo en la Edad Media. Teatro y espectáculo en la Edad Media. [s.l.]: Actas del Festival d'Elx, 1992. ALMEIDA, Ana Carolina; AMARAL, Clinio. Ordem senhorial e crescimento feudal. In: AMARAL, Clinio; BARROS, José D’Assunção; BERRIEL, Marcelo; CALDAS, Marcos; COSER, Miriam; LOBIANCO, Luís Eduardo; SANCOVSKY, Renata; SILVA, Rosana. (Org.). Representações poder e práticas discursivas. Rio de Janeiro: Imprensa Universitária EDUR, v. 1, 2010. 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Estudo sobre a produção simbólica na dramaturgia castelhana entre o final do século XV e início do século XVI, com destaque para as narrativas que abordam o contexto conflituoso entre os Reis Católicos (1479-1504) e Carlos VIII (c. 1470 - c. 1498), rei da França, por porções da Península Itálica. Analisa-se como os artífices do poder vinculados ao entretenimento nobiliário produziram e veicularam espetáculos teatrais em que os laços afetivos, a partir da tópica amorosa, ganham contornos políticos. Acreditamos que os modelos relacionais e comportamentais encenados no bojo de um conjunto de cerimônias que se inscreviam nos espaços políticos do reino serviram aos propósitos de integração, legitimação e consolidação do poder régio e da aristocracia castelhana. Elegem-se como fontes principais as obras dramatúrgicas Égloga representada em la noche postrera de Carnal e Representación sobre el poder Amor, de Juan de Encina (c.1469? - c.1530?) e a Égloga, de Francisco de Madrid (c.? - c?). |
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LEANDRO, Camille Ferreira. Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509). 2021, 119 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto Multidisciplinar Campus Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2021. |
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*** Fontes primárias: Cancionero de Juan del Encina, Salamanca, 1496. Reproducida en facsímile por la Real Academia Española en Madrid, Madrid: Tipografia de la Revista de Archivos, Bibliotecas y Museus, 1928. [reimp. Madrid, arco/Libros, 1989]. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/cancionero-de-juan-del-encina-primera-edicion- 1496--0/html/ffadf59c-82b1-11df-acc7-002185ce6064.htm Acesso em 08 set. 2018. DIEGO GUILLÉN DE ÁVILA. Égloga interlocutoria, Graciosa y por jentil estilo nuevamente trobada.Imprenta de J. Martin Alegría [1859], Original de Biblioteca Nacional da Áustria, 2018. Disponível: https://books.google.com.br/books/about/%C3%88gloga_interlocutoria_graciosa_y_por_je.ht ml?id=jKpIy5SGobcC&redir_esc=y. Acesso em 09 mar. 2019. FRANCISCO DEL MADRID. La Egloga de Francisco de Madrid en um nuevo manuscrito de siglo XVI. Edición de Alberto Blecua. In: FERNANDO LÁZARO CARRETER, Serta philologica, Madri: Catédra, 1983, p. 39-66. GÓMEZ MANRIQUE. 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