Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Said, Ricardo Alves lattes
Orientador(a): Santos, Ruthberg dos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
ERP
Palavras-chave em Inglês:
ERP
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15216
Resumo: O objetivo geral nesta pesquisa consiste em analisar, na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a maior siderúrgica da América Latina, os fatores preponderantes na implementação de soluções e-business com o ERP. O modelo de e-business é construído baseando-se em três pontos chaves para o negócio, de um lado o Supply Chain Management (SCM), onde acontece a integração dos processos internos às rede de fornecedores, no meio o Enterprise Resource Planning (ERP), que é responsável somente pela integração dos processos internos do negócio e do outro lado o Customer Relationship Management (CRM), que integra os processos internos e do SCM aos clientes finais: o e-commerce. Com este novo modelo e com o avanço da internet, surge, o conceito eERP (Extended Enterprise Resources Planning Planejamento de Recursos do Empreendimento Estendido), tratando-se então da nova era do ERP, uma nova realidade de colaboração entre as empresas, em que se extrapolam as suas barreiras e consegue-se um melhor controle dos negócios. A transformação do ERP em eERP não muda a fundamentação que o ERP deva ter, mas implementa a conectividade que o modelo de e-business tem. O presente estudo, através de pesquisa bibliográfica, completada com um estudo de caso, fornece uma visão ampla de que a existência precedente de aplicações ERP sólidas é o fator preponderante para se ter soluções de ebusiness coerentes e integradas ao ERP.
id UFRRJ-1_c5b573e9947a2615f7ac431479be5479
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15216
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Said, Ricardo AlvesSantos, Ruthberg dos796.578.507-20http://lattes.cnpq.br/2009100000980724007.456.047-65http://lattes.cnpq.br/97684091440863432023-12-22T03:11:37Z2023-12-22T03:11:37Z2007-04-10SAID, Ricardo Alves. Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia em Negócios) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15216O objetivo geral nesta pesquisa consiste em analisar, na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a maior siderúrgica da América Latina, os fatores preponderantes na implementação de soluções e-business com o ERP. O modelo de e-business é construído baseando-se em três pontos chaves para o negócio, de um lado o Supply Chain Management (SCM), onde acontece a integração dos processos internos às rede de fornecedores, no meio o Enterprise Resource Planning (ERP), que é responsável somente pela integração dos processos internos do negócio e do outro lado o Customer Relationship Management (CRM), que integra os processos internos e do SCM aos clientes finais: o e-commerce. Com este novo modelo e com o avanço da internet, surge, o conceito eERP (Extended Enterprise Resources Planning Planejamento de Recursos do Empreendimento Estendido), tratando-se então da nova era do ERP, uma nova realidade de colaboração entre as empresas, em que se extrapolam as suas barreiras e consegue-se um melhor controle dos negócios. A transformação do ERP em eERP não muda a fundamentação que o ERP deva ter, mas implementa a conectividade que o modelo de e-business tem. O presente estudo, através de pesquisa bibliográfica, completada com um estudo de caso, fornece uma visão ampla de que a existência precedente de aplicações ERP sólidas é o fator preponderante para se ter soluções de ebusiness coerentes e integradas ao ERP.The general goal in this research consists of analyzing, in the Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), the largest steel plant of Latin America, the preponderant factors in the implementation of e-business solutions with ERP and to verify its relevance degrees. The e-business model is established basing on three key points for the business, on a side is Supplay Chain Management (SCM), where the internal processes integration happens to the suppliers net, in the middle is Enterprise Resource Planning (ERP), which is just responsible for the integration of the internal processes of the business and on the other side is Customer Relationship Management (CRM), which integrates the internal processes and SCM to the final customers: e-commerce. With this new model and internet progress, it appears, the concept eERP (Extended Enterprise Resources Planning), which is treated as the ERP new era, a new reality of collaboration among companies, in that their barriers are extrapolated and a better businesses control is gotten. The transformation of ERP in eERP does not change the base that ERP should have, but it implements connectivity that e-business model has. The present study, through bibliographical research, completed with case study, supplies a wide view the precedent existence of applications solid ERP is the preponderant factor to get coherent and integrated solutions of e-business to ERP.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisERPeERPe-BusinessERPeERPe-BusinessEconomiaSoluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica NacionalSolutions of e-business integrated ERP to service of the business management: the case of the Companhia Siderúrgica Nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57512/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/1038Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ricardo Alves Said.pdf: 1011570 bytes, checksum: f82c54fe698bd5dc3c124415ed2a8c57 (MD5) Previous issue date: 2007-04-10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2007 - Ricardo Alves Said.pdf.txtExtracted Texttext/plain218866https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15216/1/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdf.txtbd095bcbe5caf42878e5097d4fd00d5aMD51ORIGINAL2007 - Ricardo Alves Said.pdfDocumento principalapplication/pdf1017418https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15216/2/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdfd9cb318c969b9fb8445db4628dc9525aMD52THUMBNAIL2007 - Ricardo Alves Said.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2111https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15216/3/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdf.jpg47eb2a4f676481e326235733d4e18b0cMD5320.500.14407/152162023-12-22 00:11:37.861oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:11:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Solutions of e-business integrated ERP to service of the business management: the case of the Companhia Siderúrgica Nacional
title Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional
spellingShingle Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional
Said, Ricardo Alves
ERP
eERP
e-Business
ERP
eERP
e-Business
Economia
title_short Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional
title_full Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional
title_fullStr Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional
title_full_unstemmed Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional
title_sort Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional
author Said, Ricardo Alves
author_facet Said, Ricardo Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Said, Ricardo Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Ruthberg dos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 796.578.507-20
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2009100000980724
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 007.456.047-65
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9768409144086343
contributor_str_mv Santos, Ruthberg dos
dc.subject.por.fl_str_mv ERP
eERP
e-Business
topic ERP
eERP
e-Business
ERP
eERP
e-Business
Economia
dc.subject.eng.fl_str_mv ERP
eERP
e-Business
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Economia
description O objetivo geral nesta pesquisa consiste em analisar, na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a maior siderúrgica da América Latina, os fatores preponderantes na implementação de soluções e-business com o ERP. O modelo de e-business é construído baseando-se em três pontos chaves para o negócio, de um lado o Supply Chain Management (SCM), onde acontece a integração dos processos internos às rede de fornecedores, no meio o Enterprise Resource Planning (ERP), que é responsável somente pela integração dos processos internos do negócio e do outro lado o Customer Relationship Management (CRM), que integra os processos internos e do SCM aos clientes finais: o e-commerce. Com este novo modelo e com o avanço da internet, surge, o conceito eERP (Extended Enterprise Resources Planning Planejamento de Recursos do Empreendimento Estendido), tratando-se então da nova era do ERP, uma nova realidade de colaboração entre as empresas, em que se extrapolam as suas barreiras e consegue-se um melhor controle dos negócios. A transformação do ERP em eERP não muda a fundamentação que o ERP deva ter, mas implementa a conectividade que o modelo de e-business tem. O presente estudo, através de pesquisa bibliográfica, completada com um estudo de caso, fornece uma visão ampla de que a existência precedente de aplicações ERP sólidas é o fator preponderante para se ter soluções de ebusiness coerentes e integradas ao ERP.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:11:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:11:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SAID, Ricardo Alves. Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia em Negócios) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15216
identifier_str_mv SAID, Ricardo Alves. Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia em Negócios) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15216/1/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15216/2/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15216/3/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd095bcbe5caf42878e5097d4fd00d5a
d9cb318c969b9fb8445db4628dc9525a
47eb2a4f676481e326235733d4e18b0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108521118695424