Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
|
Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15216 |
Resumo: | O objetivo geral nesta pesquisa consiste em analisar, na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a maior siderúrgica da América Latina, os fatores preponderantes na implementação de soluções e-business com o ERP. O modelo de e-business é construído baseando-se em três pontos chaves para o negócio, de um lado o Supply Chain Management (SCM), onde acontece a integração dos processos internos às rede de fornecedores, no meio o Enterprise Resource Planning (ERP), que é responsável somente pela integração dos processos internos do negócio e do outro lado o Customer Relationship Management (CRM), que integra os processos internos e do SCM aos clientes finais: o e-commerce. Com este novo modelo e com o avanço da internet, surge, o conceito eERP (Extended Enterprise Resources Planning Planejamento de Recursos do Empreendimento Estendido), tratando-se então da nova era do ERP, uma nova realidade de colaboração entre as empresas, em que se extrapolam as suas barreiras e consegue-se um melhor controle dos negócios. A transformação do ERP em eERP não muda a fundamentação que o ERP deva ter, mas implementa a conectividade que o modelo de e-business tem. O presente estudo, através de pesquisa bibliográfica, completada com um estudo de caso, fornece uma visão ampla de que a existência precedente de aplicações ERP sólidas é o fator preponderante para se ter soluções de ebusiness coerentes e integradas ao ERP. |
id |
UFRRJ-1_c5b573e9947a2615f7ac431479be5479 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15216 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Said, Ricardo AlvesSantos, Ruthberg dos796.578.507-20http://lattes.cnpq.br/2009100000980724007.456.047-65http://lattes.cnpq.br/97684091440863432023-12-22T03:11:37Z2023-12-22T03:11:37Z2007-04-10SAID, Ricardo Alves. Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia em Negócios) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15216O objetivo geral nesta pesquisa consiste em analisar, na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a maior siderúrgica da América Latina, os fatores preponderantes na implementação de soluções e-business com o ERP. O modelo de e-business é construído baseando-se em três pontos chaves para o negócio, de um lado o Supply Chain Management (SCM), onde acontece a integração dos processos internos às rede de fornecedores, no meio o Enterprise Resource Planning (ERP), que é responsável somente pela integração dos processos internos do negócio e do outro lado o Customer Relationship Management (CRM), que integra os processos internos e do SCM aos clientes finais: o e-commerce. Com este novo modelo e com o avanço da internet, surge, o conceito eERP (Extended Enterprise Resources Planning Planejamento de Recursos do Empreendimento Estendido), tratando-se então da nova era do ERP, uma nova realidade de colaboração entre as empresas, em que se extrapolam as suas barreiras e consegue-se um melhor controle dos negócios. A transformação do ERP em eERP não muda a fundamentação que o ERP deva ter, mas implementa a conectividade que o modelo de e-business tem. O presente estudo, através de pesquisa bibliográfica, completada com um estudo de caso, fornece uma visão ampla de que a existência precedente de aplicações ERP sólidas é o fator preponderante para se ter soluções de ebusiness coerentes e integradas ao ERP.The general goal in this research consists of analyzing, in the Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), the largest steel plant of Latin America, the preponderant factors in the implementation of e-business solutions with ERP and to verify its relevance degrees. The e-business model is established basing on three key points for the business, on a side is Supplay Chain Management (SCM), where the internal processes integration happens to the suppliers net, in the middle is Enterprise Resource Planning (ERP), which is just responsible for the integration of the internal processes of the business and on the other side is Customer Relationship Management (CRM), which integrates the internal processes and SCM to the final customers: e-commerce. With this new model and internet progress, it appears, the concept eERP (Extended Enterprise Resources Planning), which is treated as the ERP new era, a new reality of collaboration among companies, in that their barriers are extrapolated and a better businesses control is gotten. The transformation of ERP in eERP does not change the base that ERP should have, but it implements connectivity that e-business model has. The present study, through bibliographical research, completed with case study, supplies a wide view the precedent existence of applications solid ERP is the preponderant factor to get coherent and integrated solutions of e-business to ERP.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisERPeERPe-BusinessERPeERPe-BusinessEconomiaSoluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica NacionalSolutions of e-business integrated ERP to service of the business management: the case of the Companhia Siderúrgica Nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57512/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/1038Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ricardo Alves Said.pdf: 1011570 bytes, checksum: f82c54fe698bd5dc3c124415ed2a8c57 (MD5) Previous issue date: 2007-04-10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2007 - Ricardo Alves Said.pdf.txtExtracted Texttext/plain218866https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15216/1/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdf.txtbd095bcbe5caf42878e5097d4fd00d5aMD51ORIGINAL2007 - Ricardo Alves Said.pdfDocumento principalapplication/pdf1017418https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15216/2/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdfd9cb318c969b9fb8445db4628dc9525aMD52THUMBNAIL2007 - Ricardo Alves Said.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2111https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15216/3/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdf.jpg47eb2a4f676481e326235733d4e18b0cMD5320.500.14407/152162023-12-22 00:11:37.861oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:11:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Solutions of e-business integrated ERP to service of the business management: the case of the Companhia Siderúrgica Nacional |
title |
Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional |
spellingShingle |
Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional Said, Ricardo Alves ERP eERP e-Business ERP eERP e-Business Economia |
title_short |
Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional |
title_full |
Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional |
title_fullStr |
Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional |
title_full_unstemmed |
Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional |
title_sort |
Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional |
author |
Said, Ricardo Alves |
author_facet |
Said, Ricardo Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Said, Ricardo Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Ruthberg dos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
796.578.507-20 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2009100000980724 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
007.456.047-65 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9768409144086343 |
contributor_str_mv |
Santos, Ruthberg dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ERP eERP e-Business |
topic |
ERP eERP e-Business ERP eERP e-Business Economia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
ERP eERP e-Business |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Economia |
description |
O objetivo geral nesta pesquisa consiste em analisar, na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a maior siderúrgica da América Latina, os fatores preponderantes na implementação de soluções e-business com o ERP. O modelo de e-business é construído baseando-se em três pontos chaves para o negócio, de um lado o Supply Chain Management (SCM), onde acontece a integração dos processos internos às rede de fornecedores, no meio o Enterprise Resource Planning (ERP), que é responsável somente pela integração dos processos internos do negócio e do outro lado o Customer Relationship Management (CRM), que integra os processos internos e do SCM aos clientes finais: o e-commerce. Com este novo modelo e com o avanço da internet, surge, o conceito eERP (Extended Enterprise Resources Planning Planejamento de Recursos do Empreendimento Estendido), tratando-se então da nova era do ERP, uma nova realidade de colaboração entre as empresas, em que se extrapolam as suas barreiras e consegue-se um melhor controle dos negócios. A transformação do ERP em eERP não muda a fundamentação que o ERP deva ter, mas implementa a conectividade que o modelo de e-business tem. O presente estudo, através de pesquisa bibliográfica, completada com um estudo de caso, fornece uma visão ampla de que a existência precedente de aplicações ERP sólidas é o fator preponderante para se ter soluções de ebusiness coerentes e integradas ao ERP. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T03:11:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T03:11:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SAID, Ricardo Alves. Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia em Negócios) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15216 |
identifier_str_mv |
SAID, Ricardo Alves. Soluções de e-business integradas ao ERP a serviço da gestão dos negócios: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia em Negócios) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15216/1/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15216/2/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdf https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15216/3/2007%20-%20Ricardo%20Alves%20Said.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd095bcbe5caf42878e5097d4fd00d5a d9cb318c969b9fb8445db4628dc9525a 47eb2a4f676481e326235733d4e18b0c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810108521118695424 |