Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santana, Antonio Hertes Gomes de lattes
Orientador(a): Martins, Monica de Souza Nunes lattes
Banca de defesa: Silva, Marcio Antonio Both da lattes, Rodrigues, Pedro Parga lattes, Reis, Thiago de Souza dos lattes, Popinigis, Fabiane lattes, Martins, Monica de Souza Nunes lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19417
Resumo: Esta tese busca analisar o contexto de transformações socioeconômicas ocorridas na região baiana de Alagoinhas, durante a segunda metade do século XIX, sobretudo a partir do suposto melhoramento da agricultura proporcionado pela implantação da primeira ferrovia na província, com seu prolongamento até a localidade do Timbó. A principal preocupação da pesquisa é compreender os conflitos motivados pelos diferentes entendimentos a respeito dos direitos de propriedade, especificamente a propriedade rural, uma vez que muitos agentes sociais (proprietários e autoridades) disputavam pela terra ou acreditavam em uma maior valorização imobiliária e riqueza individual a partir da chegada da ferrovia. Levando em consideração que muitos dos conflitos pela propriedade rural estariam direta ou indiretamente relacionados à chegada da ferrovia, foi necessário investigá-los tendo como referência a recorrente ideia de melhoramento da agricultura. O recorte temporal compreende os últimos anos da década de 1850 até o final da década de 1880 e os principais marcos desse período foram a realização dos registros paroquiais de terras na região, que coincidiram com o início das obras da ferrovia, com a proposição de algumas posturas locais relacionadas aos usos da terra para as diferentes atividades econômicas, além da intensificação dos debates parlamentares sobre a necessidade de prolongamentos ferroviários visando incentivar tanto o aumento da produção agrícola, da riqueza individual e da província, quanto o valor da propriedade rural.
id UFRRJ-1_f621c426844234788ed437ebba1c000e
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/19417
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Santana, Antonio Hertes Gomes deMartins, Monica de Souza Nuneshttps://orcid.org/0000-0003-0917-3437http://lattes.cnpq.br/7436821208759848Silva, Marcio Antonio Both dahttps://orcid.org/0000-0001-6613-1335http://lattes.cnpq.br/1942184053395437Rodrigues, Pedro Pargahttps://orcid.org/0000-0003-4876-9073http://lattes.cnpq.br/0455157958879373Reis, Thiago de Souza doshttps://orcid.org/0000-0002-2921-5617http://lattes.cnpq.br/7001492191626844Popinigis, Fabianehttps://orcid.org/0000-0001-5218-0566http://lattes.cnpq.br/9405954571177231Martins, Monica de Souza Nuneshttps://orcid.org/0000-0003-0917-3437http://lattes.cnpq.br/7436821208759848http://lattes.cnpq.br/18437387175845542024-12-13T15:40:14Z2024-12-13T15:40:14Z2022-09-16SANTANA, Antonio Hertes Gomes de. Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX). 2022. 189 f. Tese (Doutorado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19417Esta tese busca analisar o contexto de transformações socioeconômicas ocorridas na região baiana de Alagoinhas, durante a segunda metade do século XIX, sobretudo a partir do suposto melhoramento da agricultura proporcionado pela implantação da primeira ferrovia na província, com seu prolongamento até a localidade do Timbó. A principal preocupação da pesquisa é compreender os conflitos motivados pelos diferentes entendimentos a respeito dos direitos de propriedade, especificamente a propriedade rural, uma vez que muitos agentes sociais (proprietários e autoridades) disputavam pela terra ou acreditavam em uma maior valorização imobiliária e riqueza individual a partir da chegada da ferrovia. Levando em consideração que muitos dos conflitos pela propriedade rural estariam direta ou indiretamente relacionados à chegada da ferrovia, foi necessário investigá-los tendo como referência a recorrente ideia de melhoramento da agricultura. O recorte temporal compreende os últimos anos da década de 1850 até o final da década de 1880 e os principais marcos desse período foram a realização dos registros paroquiais de terras na região, que coincidiram com o início das obras da ferrovia, com a proposição de algumas posturas locais relacionadas aos usos da terra para as diferentes atividades econômicas, além da intensificação dos debates parlamentares sobre a necessidade de prolongamentos ferroviários visando incentivar tanto o aumento da produção agrícola, da riqueza individual e da província, quanto o valor da propriedade rural.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThis thesis intends to analyze the context of socioeconomic transformations that occurred in the region of Alagoinhas, Bahia, during the second half of the nineteenth century, mainly from the presumed improvement of agriculture provided by the implementation of the first railroad in the province and branch to Timbó. The main concern of the research is to understand conflicts motivated by the different understanding about property rights, mostly rural property, since many social agents (landowners and authorities) disputed land or believed in greater appreciation of rural properties and individual wealth from implementation of the railroad. Supposing that many conflicts over rural property would be related, directly or indirectly, to implementation of the railroad, it was necessary to investigate them with reference to the recurring idea of improving agriculture. The time delimitation comprise the last years of the 1850s to the end of the 1880s, and the main events of this period were transactions of parish land registers in the region that coincided with the beginning of the construction works of the railroad, with propositions of some local laws related to land uses for different economic activities, besides intensification of parliamentary debates on the need to build rail extensions to encourage an increase in agricultural production, individual or provincial wealth and value of rural property.porUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisHistóriaMelhoramento da agriculturapropriedade ruralAlagoinhasferroviaCaminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX)Ways of improvement, areas of conflicts : rural property in the region of Alagoinhas during implementation of the Bahia and São Francisco Railway and the brench to Timbó (second half of the nineteenth century)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAMADO, Janaína. “Região, Sertão, Nação”. Estudos Históricos . Rio de Janeiro, vol. 8, n.15, 1995. ANDRADE, Vitória Fernanda Schettini de. Propriedade agrária e arranjos matrimoniais : uma análise comparativa entre as freguesias de São Paulo do Muriahé e Baixo Minho no século XIX. In: XIV Encontro Regional da Anpuh –Rio. Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro, 19 a 23 de julho de 2010. Unirio. _______________. ANDRADE, Vitória Fernanda Schettini e SILVA, Beatriz Simão Gontijo. A terra e o altar: análise comparativa dos sistemas de casamento e uso da terra. São Paulo do Muriahé e Baixo Minho, no século XIX. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo. ARAÚJO, Mayara M. Sena. A cidade de Alagoinhas na dinâmica da espacialidade funcional urbana da Região Litoral Norte da Bahia . (Dissertação de Mestrado), Salvador, UFBA, 2009. BACELLAR, Carlos de Almeida Prado. Os senhores da terra : família e sistema sucessório entre os senhores de engenho do Oeste paulista, 1765-1855. Campinas : CMU Unicamp, 1997. BARICKMAN, B. J. Um contraponto baiano : açúcar, fumo, mandioca e escravidão no Recôncavo, 1780-1860. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003. BARROS, Salomão A. Vultos e feitos do município de Alagoinhas : reconstituindo o passado e descrevendo o presente. Salvador, 1979. BOTH, Márcio Antonio. Lei de Terras de 1850: lições sobre os efeitos e os resultados de não se condenar “uma quinta parte da atual população agrícola”. Revista Brasileira de História . São Paulo, v. 35, no 70, 2015. ____________. O ‘índio’ sob o olhar do Império: política indigenista, modernização e conflito no Brasil do século XIX (1860-1889). HAAL, 2019. ____________. Sob o riso de Mefisto. História Agrária no Brasil: tragédias e esquecimentos. Revista Maracanan , Rio de Janeiro, n. 23, p. 288-307, jan-abr. 2020. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico . Tradução de Fernando Tomaz. Coleção Memória e Sociedade. Difel, Lisboa; Editora Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 1989. CAMPOS, Helena Guimarães. Caminhos da história : estradas reais e ferrovias. Belo Horizonte, MG, Fino Traço, 2012. CARVALHO. H.W.L. de; LEAL. M. de L. da S.; SANTOS, M.X. dos S. e DONALD, E.R.C. Recomendações técnicas para o cultivo do milho nos tabuleiros costeiros do Nordeste brasileiro . Circular Técnica no 10. Aracaju: EMBRAPA CPATC, 1999. 179 CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem : a elite política imperial. Teatro de sombra: a política imperial. 3a ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2007. ____________. A modernização frustrada: a política de terras no Império. Revista Brasileira de História . São Paulo, n.1, p. 39-57, 1981. CHALHOUB, Sidney. A força da escravidão : ilegalidade e costume no Brasil escravista. São Paulo, Companhia das Letras, 2012. ____________. Machado de Assis, historiador . São Paulo, Companhia das Letras, 2003. ____________. “População e sociedade”. In: História do Brasil nação : 1808-2010. Direção Lilia Moritz Schwarcz, volume 2: A construção nacional, 1830-1889. Coordenação José Murilo de Carvalho. Fundación Mapfre e Editora Objetiva, 2012. CHRISTILLINO, Cristiano Luís. Litígios fundiários em terras de guerreiros: A aplicação da Lei de Terras no rio Grande do Sul. In: Motta, Márcia; OLINTO, Beatriz Anselmo & OLIVEIRA, Oséias de (org.). História Agrária: propriedade e conflito . UNICENTRO, Guarapuava, 2009. CONGOST, Rosa. Tierras, leyes, historia : estudios sobre la gran obra de la propriedad”. Editorial Crítica, Barcelona, 2007. CORRÊA, Maria Letícia. “Engenharia, economia política e progresso: a trajetória do engenheiro Luiz Rafael Vieira Souto como estudo de caso (1849-1922)”. in: Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p. 157-169, jul-dez 2010. CRIBELLI, Teresa. Aperfeiçoar or Criar : dilemmas of brazilian modernization, 1850-1889. Baltimore, Maryland, 2009. FARINATTI. Luís Augusto. Confins Meridionais : famílias de elite e sociedade agrária na Fronteira Sul do Brasil (1825-1865). Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. FAORO, Raimundo. Os donos do poder : formação do patronato político brasileiro. 3a ed. rev. São Paulo, Globo, 2001. FERREIRA, Ricardo Alexandre. Senhores de poucos escravos : cativeiro e criminalidade num ambiente rural (1830-1888). São Paulo, Editora Unesp, 2005. FLORENTINO, Manolo e GOES, J. Roberto. A paz nas senzalas : famílias escravas e tráfico atlântico c. 1790-c. 1850. São Paulo, Editora Unesp, 2017. FRAGA FILHO, Walter. Encruzilhadas da liberdade : histórias de escravos e libertos na Bahia (1870-1910), Campinas, SP, Editora da Unicamp, 2006. ___________. Mendigos, moleques e vadios na Bahia do século XIX . São Paulo/Salvador, Editora Hucitec; EDUFBA, 1996. 180 FRAGOSO, João; FLORENTINO, Manolo. O Arcaísmo como projeto : Mercado Atlântico, sociedade agrária e elite mercantil em uma economia colonial tardia (Rio de Janeiro, 1790-1840). Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2001. FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. Homens livres na ordem escravocrata . 4a ed. São Paulo: Editora Unesp, 1997. FREIRE, Luiz Cleber Moraes. Nem tanto ao mar nem tanto à terra : agropecuária, escravidão e riqueza em Feira de Santana, 1850-1888. Feira de Santana, Editora UEFS, 2012. GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas e a modernização do Império (1860-1891). Cadernos MAPA n. 4 – Memória da Administração Pública Brasileira. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2012. GARCIA, Graciela Bonassa. O domínio da terra : conflitos e estrutura agrária na Campanha Rio-Grandense Oitocentista (Dissertação de Mestrado). Porto Alegre: UFRGS, 2005. GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios . Lisboa, Difel, 1989, p. 169-178. GONÇALVES, Graciela Rodrigues. As secas na Bahia do século XIX (Sociedade e Política) . Dissertação de Mestrado em História. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2000. GONÇALVES, Jocélia N. Modernidade na província : Alagoinhas 1853-1930. Monografia de Especialização em História Política, Alagoinhas, UNEB. GRAHAM, Richard. Alimentar a cidade : das vendedoras de rua à reforma liberal (Salvador, 1780-1860). 1a ed. São Paulo, Companhia das Letras, 2013. GRINBERG, Keila. Processos criminais: a história nos porões dos arquivos judiciários. In: LUCA, Tânia Regina de; PINSKY, Carla B. O historiador e suas fontes . Editora Contexto, 2009. GROSSI, Paolo. “A propriedade e as propriedades na oficina do Historiador”. In: História da propriedade & Outros Ensaios . Renovar, Rio de Janeiro, 2006. HARDMAN, Francisco Foot. Trem fantasma : a ferrovia Madeira-Mamoré e a modernidade na selva. 2a edição rev. e ampl. São Paulo, Companhia das Letras, 2005. HENRIQUE, Juliana da Silva. A Feira de Capuame : pecuária, territorialização e abastecimento (Bahia, século XVIII). Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em História Econômica. São Paulo, USP, 2014. HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções (1789-1848) . 24a edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977. _______________ Da revolução industrial inglesa ao imperialismo . 5a edição. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2000. KOSELLECK, R. “História dos conceitos e história social”. In: Futuro passado : contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro, Contratempo, Ed. PUC- Rio, 2006. 181 LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto : o município e o regime representativo no Brasil. 7a edição. São Paulo, Companhia das Letras, 2012. LEVI, G. A herança imaterial : a trajetória de uma exorcista no Piemonte do século XVII. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000. LIMA, Keite Maria S. N. Entre a ferrovia e o comércio : urbanização e vida urbana em Alagoinhas (1868-1929). Dissertação de Mestrado, UFBA, Salvador, 2010. MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do contestado : a formação e a atuação das chefias caboclas (1912-1916). Campinas, SP, Editora da Unicamp, 2004. MARINHO, Pedro Eduardo Mesquita de Monteiro. Ampliando o Estado Imperial : os engenheiros e a organização da cultura no Brasil oitocentista, 1874-1888. (Tese de Doutorado), UFF, Niterói, 2008. MARQUESE, Rafael; SALLES, Ricardo (orgs). Escravidão e capitalismo histórico no século XIX : Cuba, Brasil, Estados Unidos . Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2016. MARTINS, José de Souza. O cativeiro da terra , 1979. MARTINS, Mônica S. N. “Vadios” e Mendigos no Tempo da Regência (1831-1834) : construção e controle do espaço público da Corte. (Dissertação de Mestrado), UFF, Niterói, 2002. MARX, Karl. “Debates sobre a lei referente ao furto de madeira”. In: Os despossuídos . Tradução de Daniel Bensaid. 1a ed., São Paulo, Boitempo, 2017. MATTOS, Hebe. Ao sul da história : lavradores pobres na crise do trabalho escravo. 2a edição. Rio de Janeiro, Editora FGV, Faperj, 2009. _____________. Das cores do silêncio : os significados da liberdade no sudeste escravista Brasil, século XIX. 3a edição. Campinas, SP, Unicamp, 2013. MATTOS, Ilmar Rohloff de. O tempo saquarema : a formação do Estado imperial. 5 ed. São Paulo: Hucitec, 2004. MATTOSO, Kátia Q. Bahia, século XIX : uma província no Império. Rio de Janeiro, 1992. MELO, Hildete Pereira e MARQUES, Teresa Cristina Novaes. A partilha da riqueza na ordem patriarcal . Encontro ANPEC 2001. MIER, Amanda Brito Pils. Os órfãos na cidade de São Paulo: direitos em disputa (1731-1830) . Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021. MOTTA, Márcia. Dicionário da terra . 2a ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2010. ____________. Direito à terra no Brasil : a gestação do conflito. São Paulo: Alameda, 2009. ____________. Nas fronteiras do poder: conflitos de terra e direito agrário no Brasil de meados do século XIX. Rio de Janeiro: Vício de leitura: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1998. 182 MOTTA, Márcia e PICCOLO, Monica (org.). O domínio de outrem : propriedades e direitos no Brasil (séculos XIX e XX), volume 2, São Luís: EDUEMA; Guimarães: Nósporcatudobem, 2017. NASCIMENTO, Joana Medrado. Terra de vaqueiros : relações de trabalho e cultura política no sertão da Bahia, 1880-1900. Campinas, SP, Editora da Unicamp, 2012. OLIVEIRA, Mariani Bandeira Cruz. Dos inventários post mortem nos Campos Gerais do Paraná: habitações, senhores e escravos (1820-1844). 8o Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, Porto Alegre, UFRGS, 2017. OLIVEIRA, Sônia Regina Martins. Juristas ao final do Império Brasileiro (1873-1889) : perfis, discursos e modelos a partir do estudo da revista O Direito. Tese de doutorado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. PÁDUA, José Augusto. Um sopro de destruição : pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista (1786-1888). Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2002. PAES, Jurema Mascarenhas. Tropas e tropeiros na primeira metade do século XIX no alto Sertão baiano . (Dissertação de mestrado), UFBA, 2001. PEDRO II, Imperador do Brasil. Viagens pelo Brasil : Bahia, Sergipe e Alagoas, 1859-1860. 2a edição. Rio de Janeiro, Bom Tempo; Letras e Expressões, 2003. PEDROZA, Manoela. Desafios para a história dos direitos de propriedade no Brasil. Em Perspectiva [online]. PPG/UFC, v.2, n.1, p.7-33, 2016. PENTEADO, David Francisco de Moura. Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional: a ambiguidade de uma associação civil a serviço do Estado brasileiro (1825-1904). Revista Brasileira de História das Ciências , v. 15, n.1, p. 61-86, jan/jun. 2022. PINSKY, Carla B. e LUCA, Tânia Regina de. O historiador e suas fontes . Editora Contexto, 2009. POLANYI, K. A grande transformação : as origens da nossa época. 2a edição. Rio de Janeiro, Elsevier, 2000. ____________. A subsistência do homem e ensaios correlatos . Rio de Janeiro, Contratempo, 2012. PROCÓPIO, Sérgio de Oliveira. (et.al.). Estudos de cultivares de soja na região dos Tabuleiros Costeiros do Sealba . Documentos 223. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2019, 139 p. PROST, Antoine. Doze lições sobre a história . 2a edição, Belo Horizonte, Autêntica editora, 2015. REIS, João José; BARRETO, Márcia Gabriela de A. “Carne sem osso e farinha sem caroço: o motim de 1858 contra a carestia na Bahia”. Revista de História 135 (1996), 133-160. RODRIGUES, Pedro Parga. As frações da classe senhorial e a lei hipotecária de 1864 . Niterói, Eduff, 2016. 183 SAMPAIO, Gabriela dos Reis; CASTILLO, Lisa Earl e ALBUQUERQUE, Wlamyra (orgs.). Barganhas e querelas da escravidão : tráfico, alforria e liberdade (séculos XVIII e XIX). Salvador, EDUFBA, 2014. SANTANA, A. H. G. Conflitos pela propriedade e reordenamento do trabalho em Alagoinhas e Inhambupe (1860-1890) . Dissertação de mestrado, UFRRJ, 2015. SILVA, Antonio Moraes. Diccionário da Lingua Portugueza . 7a edição, Tomo II, F-Z. SILVA, Francisco Carlos Teixeira. Pecuária e formação do mercado interno do Brasil-colônia. Estudos Sociedade e Agricultura , 8, abril 1997, p. 119-156. SOARES, Sebastião Ferreira. Notas estatísticas sobre a produção agrícola e a carestia dos gêneros alimentícios no Império do Brasil . Rio de Janeiro, Typ. Imp. e Const. de J. Villeneuve e Comp., 1860. SOUZA, Robério Santos. Trabalhadores dos trilhos : imigrantes e nacionais livres, libertos e escravos na construção da primeira ferrovia baiana (1858-1863). Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015. ____________. “Tudo pelo trabalho livre!” : trabalhadores e conflitos no pós-abolição (Bahia, 1892-1909). Salvador: EDUFBA; São Paulo: Fapesp, 2011. ____________. SOUZA, Robério S. “Uma estrada de ferro da Bahia ao São Francisco: controle político, integração e economia regional (séculos XIX-XX). In: FILHO, Alcides Goulart e QUEIROZ, Paulo Roberto C. (orgs). Transportes e Formação Regional : contribuições à história dos transportes no Brasil. Ed. UFGD, Dourados, 2011. TAVARES, Luiz Henrique Dias. História da Bahia . 10 ed. São Paulo: Ed. Unesp; Salvador: EdUFBA, 2001. THOMPSON, E. P. Costumes em comum : estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. ____________. Senhores e caçadores : a origem da lei negra. 2a edição, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. VARELA, Laura Beck. Das Sesmarias à propriedade moderna : um estudo de história do direito brasileiro. Renovar, Rio de Janeiro, 2005. WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave : um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007. WOOD, Ellen M. A origem do capitalismo . Editora Zahar, Rio de Janeiro, 1998. ZORZO, F. A. Ferrovia e rede urbana na Bahia : doze cidades conectadas pela ferrovia no sul do recôncavo e sudoeste baiano (1870-1930). Feira de Santana: UEFS, 2001.reponame:Repositório Institucional da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL2022 - Antonio Hertes Gomes de Santana.Pdf2022 - Antonio Hertes Gomes de Santana.Pdfapplication/pdf2067088https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/19417/1/2022%20-%20Antonio%20Hertes%20Gomes%20de%20Santana.Pdff0002eb3d97dc46910f7cbec61f475a7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/19417/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT2022 - Antonio Hertes Gomes de Santana.Pdf.txt2022 - Antonio Hertes Gomes de Santana.Pdf.txtExtracted texttext/plain720935https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/19417/3/2022%20-%20Antonio%20Hertes%20Gomes%20de%20Santana.Pdf.txt6df6be7590e72ed4c4fb4a3243b98bd5MD53THUMBNAIL2022 - Antonio Hertes Gomes de Santana.Pdf.jpg2022 - Antonio Hertes Gomes de Santana.Pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1512https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/19417/4/2022%20-%20Antonio%20Hertes%20Gomes%20de%20Santana.Pdf.jpg552b0848511fab78428485ee7aefd5a0MD5420.500.14407/194172024-12-14 02:04:13.448oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.bropendoar:2024-12-14T05:04:13Repositório Institucional da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Ways of improvement, areas of conflicts : rural property in the region of Alagoinhas during implementation of the Bahia and São Francisco Railway and the brench to Timbó (second half of the nineteenth century)
title Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX)
spellingShingle Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX)
Santana, Antonio Hertes Gomes de
História
Melhoramento da agricultura
propriedade rural
Alagoinhas
ferrovia
title_short Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX)
title_full Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX)
title_fullStr Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX)
title_full_unstemmed Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX)
title_sort Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX)
author Santana, Antonio Hertes Gomes de
author_facet Santana, Antonio Hertes Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Antonio Hertes Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Monica de Souza Nunes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0917-3437
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7436821208759848
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Marcio Antonio Both da
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6613-1335
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1942184053395437
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rodrigues, Pedro Parga
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4876-9073
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0455157958879373
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Reis, Thiago de Souza dos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2921-5617
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7001492191626844
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Popinigis, Fabiane
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5218-0566
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9405954571177231
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Martins, Monica de Souza Nunes
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0917-3437
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7436821208759848
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1843738717584554
contributor_str_mv Martins, Monica de Souza Nunes
Silva, Marcio Antonio Both da
Rodrigues, Pedro Parga
Reis, Thiago de Souza dos
Popinigis, Fabiane
Martins, Monica de Souza Nunes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História
topic História
Melhoramento da agricultura
propriedade rural
Alagoinhas
ferrovia
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoramento da agricultura
propriedade rural
Alagoinhas
ferrovia
description Esta tese busca analisar o contexto de transformações socioeconômicas ocorridas na região baiana de Alagoinhas, durante a segunda metade do século XIX, sobretudo a partir do suposto melhoramento da agricultura proporcionado pela implantação da primeira ferrovia na província, com seu prolongamento até a localidade do Timbó. A principal preocupação da pesquisa é compreender os conflitos motivados pelos diferentes entendimentos a respeito dos direitos de propriedade, especificamente a propriedade rural, uma vez que muitos agentes sociais (proprietários e autoridades) disputavam pela terra ou acreditavam em uma maior valorização imobiliária e riqueza individual a partir da chegada da ferrovia. Levando em consideração que muitos dos conflitos pela propriedade rural estariam direta ou indiretamente relacionados à chegada da ferrovia, foi necessário investigá-los tendo como referência a recorrente ideia de melhoramento da agricultura. O recorte temporal compreende os últimos anos da década de 1850 até o final da década de 1880 e os principais marcos desse período foram a realização dos registros paroquiais de terras na região, que coincidiram com o início das obras da ferrovia, com a proposição de algumas posturas locais relacionadas aos usos da terra para as diferentes atividades econômicas, além da intensificação dos debates parlamentares sobre a necessidade de prolongamentos ferroviários visando incentivar tanto o aumento da produção agrícola, da riqueza individual e da província, quanto o valor da propriedade rural.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-12-13T15:40:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-12-13T15:40:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, Antonio Hertes Gomes de. Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX). 2022. 189 f. Tese (Doutorado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19417
identifier_str_mv SANTANA, Antonio Hertes Gomes de. Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX). 2022. 189 f. Tese (Doutorado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv AMADO, Janaína. “Região, Sertão, Nação”. Estudos Históricos . Rio de Janeiro, vol. 8, n.15, 1995. ANDRADE, Vitória Fernanda Schettini de. Propriedade agrária e arranjos matrimoniais : uma análise comparativa entre as freguesias de São Paulo do Muriahé e Baixo Minho no século XIX. In: XIV Encontro Regional da Anpuh –Rio. Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro, 19 a 23 de julho de 2010. Unirio. _______________. ANDRADE, Vitória Fernanda Schettini e SILVA, Beatriz Simão Gontijo. A terra e o altar: análise comparativa dos sistemas de casamento e uso da terra. São Paulo do Muriahé e Baixo Minho, no século XIX. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo. ARAÚJO, Mayara M. Sena. A cidade de Alagoinhas na dinâmica da espacialidade funcional urbana da Região Litoral Norte da Bahia . (Dissertação de Mestrado), Salvador, UFBA, 2009. BACELLAR, Carlos de Almeida Prado. Os senhores da terra : família e sistema sucessório entre os senhores de engenho do Oeste paulista, 1765-1855. Campinas : CMU Unicamp, 1997. BARICKMAN, B. J. Um contraponto baiano : açúcar, fumo, mandioca e escravidão no Recôncavo, 1780-1860. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003. BARROS, Salomão A. Vultos e feitos do município de Alagoinhas : reconstituindo o passado e descrevendo o presente. Salvador, 1979. BOTH, Márcio Antonio. Lei de Terras de 1850: lições sobre os efeitos e os resultados de não se condenar “uma quinta parte da atual população agrícola”. Revista Brasileira de História . São Paulo, v. 35, no 70, 2015. ____________. O ‘índio’ sob o olhar do Império: política indigenista, modernização e conflito no Brasil do século XIX (1860-1889). HAAL, 2019. ____________. Sob o riso de Mefisto. História Agrária no Brasil: tragédias e esquecimentos. Revista Maracanan , Rio de Janeiro, n. 23, p. 288-307, jan-abr. 2020. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico . Tradução de Fernando Tomaz. Coleção Memória e Sociedade. Difel, Lisboa; Editora Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 1989. CAMPOS, Helena Guimarães. Caminhos da história : estradas reais e ferrovias. Belo Horizonte, MG, Fino Traço, 2012. CARVALHO. H.W.L. de; LEAL. M. de L. da S.; SANTOS, M.X. dos S. e DONALD, E.R.C. Recomendações técnicas para o cultivo do milho nos tabuleiros costeiros do Nordeste brasileiro . Circular Técnica no 10. Aracaju: EMBRAPA CPATC, 1999. 179 CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem : a elite política imperial. Teatro de sombra: a política imperial. 3a ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2007. ____________. A modernização frustrada: a política de terras no Império. Revista Brasileira de História . São Paulo, n.1, p. 39-57, 1981. CHALHOUB, Sidney. A força da escravidão : ilegalidade e costume no Brasil escravista. São Paulo, Companhia das Letras, 2012. ____________. Machado de Assis, historiador . São Paulo, Companhia das Letras, 2003. ____________. “População e sociedade”. In: História do Brasil nação : 1808-2010. Direção Lilia Moritz Schwarcz, volume 2: A construção nacional, 1830-1889. Coordenação José Murilo de Carvalho. Fundación Mapfre e Editora Objetiva, 2012. CHRISTILLINO, Cristiano Luís. Litígios fundiários em terras de guerreiros: A aplicação da Lei de Terras no rio Grande do Sul. In: Motta, Márcia; OLINTO, Beatriz Anselmo & OLIVEIRA, Oséias de (org.). História Agrária: propriedade e conflito . UNICENTRO, Guarapuava, 2009. CONGOST, Rosa. Tierras, leyes, historia : estudios sobre la gran obra de la propriedad”. Editorial Crítica, Barcelona, 2007. CORRÊA, Maria Letícia. “Engenharia, economia política e progresso: a trajetória do engenheiro Luiz Rafael Vieira Souto como estudo de caso (1849-1922)”. in: Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p. 157-169, jul-dez 2010. CRIBELLI, Teresa. Aperfeiçoar or Criar : dilemmas of brazilian modernization, 1850-1889. Baltimore, Maryland, 2009. FARINATTI. Luís Augusto. Confins Meridionais : famílias de elite e sociedade agrária na Fronteira Sul do Brasil (1825-1865). Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. FAORO, Raimundo. Os donos do poder : formação do patronato político brasileiro. 3a ed. rev. São Paulo, Globo, 2001. FERREIRA, Ricardo Alexandre. Senhores de poucos escravos : cativeiro e criminalidade num ambiente rural (1830-1888). São Paulo, Editora Unesp, 2005. FLORENTINO, Manolo e GOES, J. Roberto. A paz nas senzalas : famílias escravas e tráfico atlântico c. 1790-c. 1850. São Paulo, Editora Unesp, 2017. FRAGA FILHO, Walter. Encruzilhadas da liberdade : histórias de escravos e libertos na Bahia (1870-1910), Campinas, SP, Editora da Unicamp, 2006. ___________. Mendigos, moleques e vadios na Bahia do século XIX . São Paulo/Salvador, Editora Hucitec; EDUFBA, 1996. 180 FRAGOSO, João; FLORENTINO, Manolo. O Arcaísmo como projeto : Mercado Atlântico, sociedade agrária e elite mercantil em uma economia colonial tardia (Rio de Janeiro, 1790-1840). Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2001. FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. Homens livres na ordem escravocrata . 4a ed. São Paulo: Editora Unesp, 1997. FREIRE, Luiz Cleber Moraes. Nem tanto ao mar nem tanto à terra : agropecuária, escravidão e riqueza em Feira de Santana, 1850-1888. Feira de Santana, Editora UEFS, 2012. GABLER, Louise. A Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas e a modernização do Império (1860-1891). Cadernos MAPA n. 4 – Memória da Administração Pública Brasileira. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2012. GARCIA, Graciela Bonassa. O domínio da terra : conflitos e estrutura agrária na Campanha Rio-Grandense Oitocentista (Dissertação de Mestrado). Porto Alegre: UFRGS, 2005. GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios . Lisboa, Difel, 1989, p. 169-178. GONÇALVES, Graciela Rodrigues. As secas na Bahia do século XIX (Sociedade e Política) . Dissertação de Mestrado em História. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2000. GONÇALVES, Jocélia N. Modernidade na província : Alagoinhas 1853-1930. Monografia de Especialização em História Política, Alagoinhas, UNEB. GRAHAM, Richard. Alimentar a cidade : das vendedoras de rua à reforma liberal (Salvador, 1780-1860). 1a ed. São Paulo, Companhia das Letras, 2013. GRINBERG, Keila. Processos criminais: a história nos porões dos arquivos judiciários. In: LUCA, Tânia Regina de; PINSKY, Carla B. O historiador e suas fontes . Editora Contexto, 2009. GROSSI, Paolo. “A propriedade e as propriedades na oficina do Historiador”. In: História da propriedade & Outros Ensaios . Renovar, Rio de Janeiro, 2006. HARDMAN, Francisco Foot. Trem fantasma : a ferrovia Madeira-Mamoré e a modernidade na selva. 2a edição rev. e ampl. São Paulo, Companhia das Letras, 2005. HENRIQUE, Juliana da Silva. A Feira de Capuame : pecuária, territorialização e abastecimento (Bahia, século XVIII). Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em História Econômica. São Paulo, USP, 2014. HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções (1789-1848) . 24a edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977. _______________ Da revolução industrial inglesa ao imperialismo . 5a edição. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2000. KOSELLECK, R. “História dos conceitos e história social”. In: Futuro passado : contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro, Contratempo, Ed. PUC- Rio, 2006. 181 LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto : o município e o regime representativo no Brasil. 7a edição. São Paulo, Companhia das Letras, 2012. LEVI, G. A herança imaterial : a trajetória de uma exorcista no Piemonte do século XVII. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000. LIMA, Keite Maria S. N. Entre a ferrovia e o comércio : urbanização e vida urbana em Alagoinhas (1868-1929). Dissertação de Mestrado, UFBA, Salvador, 2010. MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do contestado : a formação e a atuação das chefias caboclas (1912-1916). Campinas, SP, Editora da Unicamp, 2004. MARINHO, Pedro Eduardo Mesquita de Monteiro. Ampliando o Estado Imperial : os engenheiros e a organização da cultura no Brasil oitocentista, 1874-1888. (Tese de Doutorado), UFF, Niterói, 2008. MARQUESE, Rafael; SALLES, Ricardo (orgs). Escravidão e capitalismo histórico no século XIX : Cuba, Brasil, Estados Unidos . Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2016. MARTINS, José de Souza. O cativeiro da terra , 1979. MARTINS, Mônica S. N. “Vadios” e Mendigos no Tempo da Regência (1831-1834) : construção e controle do espaço público da Corte. (Dissertação de Mestrado), UFF, Niterói, 2002. MARX, Karl. “Debates sobre a lei referente ao furto de madeira”. In: Os despossuídos . Tradução de Daniel Bensaid. 1a ed., São Paulo, Boitempo, 2017. MATTOS, Hebe. Ao sul da história : lavradores pobres na crise do trabalho escravo. 2a edição. Rio de Janeiro, Editora FGV, Faperj, 2009. _____________. Das cores do silêncio : os significados da liberdade no sudeste escravista Brasil, século XIX. 3a edição. Campinas, SP, Unicamp, 2013. MATTOS, Ilmar Rohloff de. O tempo saquarema : a formação do Estado imperial. 5 ed. São Paulo: Hucitec, 2004. MATTOSO, Kátia Q. Bahia, século XIX : uma província no Império. Rio de Janeiro, 1992. MELO, Hildete Pereira e MARQUES, Teresa Cristina Novaes. A partilha da riqueza na ordem patriarcal . Encontro ANPEC 2001. MIER, Amanda Brito Pils. Os órfãos na cidade de São Paulo: direitos em disputa (1731-1830) . Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021. MOTTA, Márcia. Dicionário da terra . 2a ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2010. ____________. Direito à terra no Brasil : a gestação do conflito. São Paulo: Alameda, 2009. ____________. Nas fronteiras do poder: conflitos de terra e direito agrário no Brasil de meados do século XIX. Rio de Janeiro: Vício de leitura: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1998. 182 MOTTA, Márcia e PICCOLO, Monica (org.). O domínio de outrem : propriedades e direitos no Brasil (séculos XIX e XX), volume 2, São Luís: EDUEMA; Guimarães: Nósporcatudobem, 2017. NASCIMENTO, Joana Medrado. Terra de vaqueiros : relações de trabalho e cultura política no sertão da Bahia, 1880-1900. Campinas, SP, Editora da Unicamp, 2012. OLIVEIRA, Mariani Bandeira Cruz. Dos inventários post mortem nos Campos Gerais do Paraná: habitações, senhores e escravos (1820-1844). 8o Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, Porto Alegre, UFRGS, 2017. OLIVEIRA, Sônia Regina Martins. Juristas ao final do Império Brasileiro (1873-1889) : perfis, discursos e modelos a partir do estudo da revista O Direito. Tese de doutorado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. PÁDUA, José Augusto. Um sopro de destruição : pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista (1786-1888). Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2002. PAES, Jurema Mascarenhas. Tropas e tropeiros na primeira metade do século XIX no alto Sertão baiano . (Dissertação de mestrado), UFBA, 2001. PEDRO II, Imperador do Brasil. Viagens pelo Brasil : Bahia, Sergipe e Alagoas, 1859-1860. 2a edição. Rio de Janeiro, Bom Tempo; Letras e Expressões, 2003. PEDROZA, Manoela. Desafios para a história dos direitos de propriedade no Brasil. Em Perspectiva [online]. PPG/UFC, v.2, n.1, p.7-33, 2016. PENTEADO, David Francisco de Moura. Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional: a ambiguidade de uma associação civil a serviço do Estado brasileiro (1825-1904). Revista Brasileira de História das Ciências , v. 15, n.1, p. 61-86, jan/jun. 2022. PINSKY, Carla B. e LUCA, Tânia Regina de. O historiador e suas fontes . Editora Contexto, 2009. POLANYI, K. A grande transformação : as origens da nossa época. 2a edição. Rio de Janeiro, Elsevier, 2000. ____________. A subsistência do homem e ensaios correlatos . Rio de Janeiro, Contratempo, 2012. PROCÓPIO, Sérgio de Oliveira. (et.al.). Estudos de cultivares de soja na região dos Tabuleiros Costeiros do Sealba . Documentos 223. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2019, 139 p. PROST, Antoine. Doze lições sobre a história . 2a edição, Belo Horizonte, Autêntica editora, 2015. REIS, João José; BARRETO, Márcia Gabriela de A. “Carne sem osso e farinha sem caroço: o motim de 1858 contra a carestia na Bahia”. Revista de História 135 (1996), 133-160. RODRIGUES, Pedro Parga. As frações da classe senhorial e a lei hipotecária de 1864 . Niterói, Eduff, 2016. 183 SAMPAIO, Gabriela dos Reis; CASTILLO, Lisa Earl e ALBUQUERQUE, Wlamyra (orgs.). Barganhas e querelas da escravidão : tráfico, alforria e liberdade (séculos XVIII e XIX). Salvador, EDUFBA, 2014. SANTANA, A. H. G. Conflitos pela propriedade e reordenamento do trabalho em Alagoinhas e Inhambupe (1860-1890) . Dissertação de mestrado, UFRRJ, 2015. SILVA, Antonio Moraes. Diccionário da Lingua Portugueza . 7a edição, Tomo II, F-Z. SILVA, Francisco Carlos Teixeira. Pecuária e formação do mercado interno do Brasil-colônia. Estudos Sociedade e Agricultura , 8, abril 1997, p. 119-156. SOARES, Sebastião Ferreira. Notas estatísticas sobre a produção agrícola e a carestia dos gêneros alimentícios no Império do Brasil . Rio de Janeiro, Typ. Imp. e Const. de J. Villeneuve e Comp., 1860. SOUZA, Robério Santos. Trabalhadores dos trilhos : imigrantes e nacionais livres, libertos e escravos na construção da primeira ferrovia baiana (1858-1863). Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015. ____________. “Tudo pelo trabalho livre!” : trabalhadores e conflitos no pós-abolição (Bahia, 1892-1909). Salvador: EDUFBA; São Paulo: Fapesp, 2011. ____________. SOUZA, Robério S. “Uma estrada de ferro da Bahia ao São Francisco: controle político, integração e economia regional (séculos XIX-XX). In: FILHO, Alcides Goulart e QUEIROZ, Paulo Roberto C. (orgs). Transportes e Formação Regional : contribuições à história dos transportes no Brasil. Ed. UFGD, Dourados, 2011. TAVARES, Luiz Henrique Dias. História da Bahia . 10 ed. São Paulo: Ed. Unesp; Salvador: EdUFBA, 2001. THOMPSON, E. P. Costumes em comum : estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. ____________. Senhores e caçadores : a origem da lei negra. 2a edição, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. VARELA, Laura Beck. Das Sesmarias à propriedade moderna : um estudo de história do direito brasileiro. Renovar, Rio de Janeiro, 2005. WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave : um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007. WOOD, Ellen M. A origem do capitalismo . Editora Zahar, Rio de Janeiro, 1998. ZORZO, F. A. Ferrovia e rede urbana na Bahia : doze cidades conectadas pela ferrovia no sul do recôncavo e sudoeste baiano (1870-1930). Feira de Santana: UEFS, 2001.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRRJ
collection Repositório Institucional da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/19417/1/2022%20-%20Antonio%20Hertes%20Gomes%20de%20Santana.Pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/19417/2/license.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/19417/3/2022%20-%20Antonio%20Hertes%20Gomes%20de%20Santana.Pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/19417/4/2022%20-%20Antonio%20Hertes%20Gomes%20de%20Santana.Pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f0002eb3d97dc46910f7cbec61f475a7
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
6df6be7590e72ed4c4fb4a3243b98bd5
552b0848511fab78428485ee7aefd5a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br
_version_ 1828755337050587136