Competências individuais em organizações do conhecimento: um estudo nas instituições particulares e comunitárias de Santa Catarina
| Ano de defesa: | 2012 |
|---|---|
| Autor(a) principal: | |
| Orientador(a): | |
| Banca de defesa: | |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
| Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
| País: |
Não Informado pela instituição
|
| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92242 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009 |
| id |
UFSC_17218a521df1e718ecfe18ed6521e275 |
|---|---|
| oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92242 |
| network_acronym_str |
UFSC |
| network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
| repository_id_str |
|
| spelling |
Competências individuais em organizações do conhecimento: um estudo nas instituições particulares e comunitárias de Santa CatarinaGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoUniversidades e faculdades particularesSanta CatarinaCoordenadores de cursosCompetencia(Autoridade legal)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009A sociedade contemporânea dá sinais de que o conhecimento, como recurso intangível, ocupa um espaço significativo na competitividade das organizações. Nesse contexto estão as instituições de educação superior - IES, cuja finalidade principal é produzir, discutir e disseminar ciência e tecnologia gerando conhecimento. Este trabalho efetuou uma análise do papel das instituições no paradigma das organizações do conhecimento, enfocando a função da coordenação de curso e suas competências individuais. O conceito que fundamenta este trabalho é o de que a competência é uma combinação indissociável de conhecimentos, habilidades e atitudes e que contribuem para ampliar a performance das pessoas nas organizações. O trabalho foi desenvolvido por meio de um survey, envolvendo coordenadores de cursos superiores de instituições privadas, particulares e comunitárias, de Santa Catarina. O trabalho consistiu no mapeamento genérico de competências individuais, comportamentais e técnicas. A pesquisa foi efetuada por intermédio de um questionário estruturado, visando identificar o nível de utilização e a relevância dessas competências no desempenho das funções do coordenador. Também, foram identificadas as funções do coordenador, a partir de estudo bibliográfico e análise de regimentos. Concluiu-se que as competências mais relevantes são: comportamentais oitiva de professores e alunos, honestidade, ética e comprometimento com os resultados; técnicas domínio do conhecimento específico, visão estratégica, trabalho em equipe, foco no cliente, estímulo à transferência de conhecimentos. Verificou-se que a congruência entre valores da organização e valores pessoais faz sentido na atividade laboral e acontece quando houver integração entre as competências essenciais da organização e as competências individuais.Kern, Vinícius MedinaUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Lourdes2012-10-24T07:05:15Z2012-10-24T07:05:15Z2012-10-24T07:05:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 118 f.| grafs., tabs.application/pdf272143http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92242porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-15T11:46:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92242Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732013-07-15T11:46:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
| dc.title.none.fl_str_mv |
Competências individuais em organizações do conhecimento: um estudo nas instituições particulares e comunitárias de Santa Catarina |
| title |
Competências individuais em organizações do conhecimento: um estudo nas instituições particulares e comunitárias de Santa Catarina |
| spellingShingle |
Competências individuais em organizações do conhecimento: um estudo nas instituições particulares e comunitárias de Santa Catarina Alves, Lourdes Gestão do conhecimento Engenharia e gestão do conhecimento Universidades e faculdades particulares Santa Catarina Coordenadores de cursos Competencia (Autoridade legal) |
| title_short |
Competências individuais em organizações do conhecimento: um estudo nas instituições particulares e comunitárias de Santa Catarina |
| title_full |
Competências individuais em organizações do conhecimento: um estudo nas instituições particulares e comunitárias de Santa Catarina |
| title_fullStr |
Competências individuais em organizações do conhecimento: um estudo nas instituições particulares e comunitárias de Santa Catarina |
| title_full_unstemmed |
Competências individuais em organizações do conhecimento: um estudo nas instituições particulares e comunitárias de Santa Catarina |
| title_sort |
Competências individuais em organizações do conhecimento: um estudo nas instituições particulares e comunitárias de Santa Catarina |
| author |
Alves, Lourdes |
| author_facet |
Alves, Lourdes |
| author_role |
author |
| dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kern, Vinícius Medina Universidade Federal de Santa Catarina |
| dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Lourdes |
| dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Engenharia e gestão do conhecimento Universidades e faculdades particulares Santa Catarina Coordenadores de cursos Competencia (Autoridade legal) |
| topic |
Gestão do conhecimento Engenharia e gestão do conhecimento Universidades e faculdades particulares Santa Catarina Coordenadores de cursos Competencia (Autoridade legal) |
| description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009 |
| publishDate |
2012 |
| dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-24T07:05:15Z 2012-10-24T07:05:15Z 2012-10-24T07:05:15Z |
| dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
| dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
| format |
masterThesis |
| status_str |
publishedVersion |
| dc.identifier.uri.fl_str_mv |
272143 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92242 |
| identifier_str_mv |
272143 |
| url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92242 |
| dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
| language |
por |
| dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
| eu_rights_str_mv |
openAccess |
| dc.format.none.fl_str_mv |
xi, 118 f.| grafs., tabs. application/pdf |
| dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
| instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
| instacron_str |
UFSC |
| institution |
UFSC |
| reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
| collection |
Repositório Institucional da UFSC |
| repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
| repository.mail.fl_str_mv |
sandra.sobrera@ufsc.br |
| _version_ |
1848499156803387392 |