Por entre corredores e refeitórios: escovando narrativas e memórias de auxiliares de serviços gerais escolares na busca de relações outras
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
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Por entre corredores e refeitórios: escovando narrativas e memórias de auxiliares de serviços gerais escolares na busca de relações outrasEducaçãoEmpregados de limpezaExperiências de vidaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.Esta tese tem como objetivo rememorar as narrativas de quatro mulheres, brancas, auxiliares de serviços gerais da Escola de Educação Básica Professora Neusa Ostetto Cardoso do município de Araranguá, Bairro Polícia Rodoviária, em Santa Catarina. Escutá-las a partir do universo que as abrigam, suas particularidades de serem mulheres, auxiliares de serviços gerais numa escola estadual de Santa Catarina, bem como identificar suas singularidades, é uma maneira de disseminar outra postura epistemológica para compreendermos de que forma as narrativas nos revelam o contexto social, cultural e histórico de uma época. Trata-se de romper com o silenciamento que estas vozes sofrem no âmbito educacional e assim evidenciar o valor de suas participações nos processos educativos. Como podemos nos decolonizar e encontrar brechas para fazer emergir modos outros de ser, saber, fazer, sentir e viver, decolonizando nosso tempo? De que formas podemos evidenciá-las enquanto sujeitos sociais que participam efetivamente do processo educacional em espaços informais da escola? Quais problemáticas atuais podemos extrair das sutilezas de suas narrativas? O estudo se desenvolveu a partir das narrativas orais, coletadas em entrevistas e transcritas para a posterior construção das mônadas, intercaladas com o estudo das fontes bibliográficas e documentais. A metodologia fundamenta-se na concepção de narrativa, experiência e memória, organizada na proposta das mônadas, ideia extraída do pensamento de Walter Benjamin, mas também motivada por leituras decoloniais. Estabeço aproximações com os textos do filósodo berlinense e seus intérpretes, tecendo relações com as/os autoras/es latinamericanos, como Catherine Walsh (2013), a partir da conceitualização das brechas (grietas), Aníbal Quijano (2007) com os conceitos de colonialidade do poder, do ser e do saber, e também com Santiago Castro Gómez (2007), a partir da sua análise sobre La Hybrys del punto cero. Somam-se também as contribuições de Boaventura de Souza Santos (2010) ao propor uma ecologia de saberes associada à transdisciplinaridade, e as poesias de Manuel Barros (2018), o poeta atento às desimportâncias. Interessa, nesta pesquisa, a construção de uma história aberta, capaz desestabilizar as estruturas de poder que se reproduzem no espaço escolar. O texto está organizado em quatro momentos. Na introdução, desenvolvo como se deu o processo da pesquisa, com a apresentação de um breve memorial. No primeiro capítulo introduzo a escola e as narradoras desta tese, explicitando a proposta das mônadas, para em seguida articular os conceitos benjaminianos e as leituras da decolonialidade a respeito da rememoração. No segundo capítulo, atento-me as passagens dos corredores da escola onde nossas trocas acontecem, e no terceiro me atenho ao estudo das correspondências tecidas entre os poemas de Manuel de Barros, a decolonialidade e a perspectiva benjaminiana para, no capítulo final, intervir em favor de uma escrita ensaística. Consideramos que a ação de dialogar com suas memórias e experiências desvelou a necessidade de melhorar suas condições de trabalho e de valorização no espaço escolar. Além disso, no processo de rememoração de pesquisa estabelecemos uma outra qualidade temporal, em comparação ao tempo corrido imposto pela dinâmica de funcionamento da escola. Um dos objetivos iniciais foi o de compreender a importância das auxiliares de serviços gerais para a educação, e ao final concluímos que elas mesmas se revigoraram em sua autoestima, chegando ao desfecho de que é pela linguagem, e em especial, pela narração que nossas relações se intensificam e adquirem sentido.Abstract: This pdh aims to dialogue with the narratives of four white women, general service assistants at the Basic Education School Teacher Neusa Ostetto Cardoso in the city of Araranguá, Polícia Rodoviária district, in Santa Catarina. Listening to them from their universe, their particularities of being women, general service assistants in a state school in Santa Catarina, as well as identifying their singularities, is a way of disseminating another epistemological posture to understand how the narratives reveals the social, cultural and historical context that an epoch can contain. It?s about breaking with the silencing that these voices suffer in the educational sphere and thus highlighting the value of their participation in educational processes. How can we decolonize ourselves and find gaps to make other ways of being, knowing, doing, feeling and living emerge, decolonizing our time? In what ways can we highlight them as social subjects who effectively participate in the educational process in informal spaces of the school? What current issues can we extract from the subtleties of their narratives? The study was developed from oral narratives, collected in interviews and transcribed for the subsequent construction of monads, interspersed with the study of bibliographic and documentary sources. The methodology is based on the conception of narrative, experience and memory, organized in the proposal of the monads, an idea extracted from Walter Benjamin's thought, but also motivated by decolonial readings. I establish approximations with the texts of the Berlin philosopher and their interpreters, weaving relationships with Latin American authors, such as Catherine Walsh (2013), from the conceptualization of gaps (grietas), Aníbal Quijano (2007) with the concepts of coloniality of power, being and knowledge, and also with Santiago Castro Gómez (2007), based on his analysis of La Hybrys del punto cero. Added to this are the contributions of Boaventura de Souza Santos (2010) when proposing an ecology of knowledge associated with transdisciplinarity, and the poetry of Manuel Barros (2018), the poet attentive to unimportance. This research is interested in the construction of an open story, capable of destabilizing the power structures that are reproduced in the school space. The text is organized into four moments. In the introduction, I develop how the research process took place, with the presentation of a brief memorial. In the first chapter, I introduce the school and the narrators of this thesis, explaining the proposal of the monads, to then articulate the Benjaminian concepts and the readings of decoloniality regarding remembrance. In the second chapter, I pay attention to the passages in the school corridors where our exchanges take place, and in the third I focus on the study of the correspondences woven between Manuel de Barros' poems, decoloniality and the Benjaminian perspective, in order, in the final chapter, to intervene in favor of an essay writing. We believe that the action of dialoguing with their memories and experiences unveiled the need to improve their working conditions and value them in the school environment. In addition, in the research recall process, we establish another temporal quality, in comparison to the elapsed time imposed by the school's functioning dynamics. One of the initial objectives was to understand the importance of general service assistants for education, and in the end we concluded that they themselves were reinvigorated in their self-esteem, reaching the conclusion that it is through language, and in particular, through narration that our relationships become they intensify and acquire meaning.Paim, Elison AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaPiazza, Maria Cecília Paladini2021-10-14T19:30:21Z2021-10-14T19:30:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis166 p.| il.application/pdf373358https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229204porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:30:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229204Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:30:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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