Verificação da aprendizagem de operações matemáticas a partir de jogos interativos multimídia: o caso dos alunos da Casa São José - Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Meneguelle, Flaviana Cristina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91959
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2008.
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spelling Verificação da aprendizagem de operações matemáticas a partir de jogos interativos multimídia: o caso dos alunos da Casa São José - FlorianópolisGestão do conhecimentoMatematica -Estudo e ensinoEnsino fundamentalDesempenho nas criancasJogos em educacao matematicaSistemas multimidiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2008.A presente pesquisa tem por objetivos avaliar o desempenho dos alunos do ensino fundamental de uma Organização Não Governamental (Casa de Apoio Educacional São José no Bairro da Serrinha na cidade de Florianópolis, mantida pela Igreja Católica e pela Prefeitura Municipal de Florianópolis) a partir da aplicação de jogos interativos multimídia orientados para operações matemáticas. A partir da fundamentação teórica adotada foi possível estabelecer relações entre as operações realizadas nos jogos, com conteúdos matemáticos para verificação do desempenho dos mesmos durante a realização das atividades desenvolvidas. Pode-se verificar que o desempenho com relação ao desenvolvimento das operações matemáticas foi significativo a partir da utilização dos jogos matemáticos interativos. Sendo assim, pode-se afirmar que a utilização desses instrumentos melhoram os conhecimentos sobre operações matemáticas, enquanto divisão didática do conhecimento.This following study has a purpose to evaluate the performance of elementary school students from a Non Governmental Organization (Casa de Apoio Educacional São José in the of Florianopolis, maintained by the Catholic Church and the City Council) from the application of oriented multimedia interactive games to mathematical operations. From the theoritical basis adopted was possible to establish relationships between operations carried out in the games with mathematical content to check their performance during the developed activities. It is possible to check that the performance in relation to the development of interactive mathematical. Therefore, it can be stated that the use of these instruments improve the understanding of math operations, while didactic division of knowledge.Bastos, Lia CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaMeneguelle, Flaviana Cristina2012-10-24T04:18:59Z2012-10-24T04:18:59Z2012-10-24T04:18:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 79 f.| il., grafs., tabs.application/pdf272345http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91959porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T04:26:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91959Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732013-05-02T04:26:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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