Em busca da eficiência na cabotagem brasileira : análise da percepção dos operadores das cargas conteinerizadas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Coelho, Robison José
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185455
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2017.
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O tema junta-se ao problema desta dissertação, qual seja: a subutilização do transporte aquaviário de contêineres cheios ao longo da costa brasileira, em virtude da ausência de uma política pública portuária de incentivo às operações dos navios que operam nessa modalidade, da capacidade operacional dos portos marítimos e do desconhecimento de usuários que ainda operam com outros modais, principalmente pelo modal rodoviário. Assim, pretende-se contribuir para o aperfeiçoamento ou para a criação de uma política nacional portuária de incentivo à cabotagem, possibilitando o aumento da sustentabilidade e a redução de custos no transporte interno de mercadorias. A hipótese desta pesquisa é que a análise crítica da percepção dos operadores da cabotagem no Brasil, sendo eles armadores, usuários e terminais em duas importantes rotas pesquisadas: Manaus-AM/Santos-SP e Itajaí-SC/Suape/PE, contribui para o aumento da eficiência no transporte de cargas conteinerizadas de cabotagem. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é contribuir para o desenvolvimento da cabotagem brasileira, com o aumento da movimentação de cargas conteinerizadas, por meio do aumento da eficiência e da competitividade através da análise e da percepção dos operadores que utilizam as rotas citadas e dos armadores nacionais. O presente trabalho, dividido, além da introdução, em mais três capítulos, procurou, no Capítulo 2, abordar as práticas da cabotagem por meio de estatísticas, aspectos regulatórios, entraves que inibem o desenvolvimento do setor, além de apresentar vantagens e desvantagens da utilização desta alternativa de transporte de cargas. Posteriormente, no Capítulo 3, são apresentados dados das operações nos Portos de Santos/SP, Manaus/AM, Itajaí/SC, Suape/PE, das rotas Santos/SP-Manaus/AM, Itajaí/SC-Suape/PE, além dos três armadores nacionais que operam com cargas conteineirizadas no Brasil: Aliança Navegação, Mercosul Line e Log-In. Com base nessas informações, no Capítulo 4, analisou-se, de forma crítica, a percepção e a satisfação dos usuários, armadores e terminais nas rotas acima citadas, com base em questionários aplicados, identificando os principais gargalos do setor e ações para o seu desenvolvimento. A pesquisa foi conduzida sob a abordagem qualitativa, empregando-se recursos da abordagem qualitativa. Também foi realizada pesquisa documental, com uso de métodos de investigação, sendo utilizado nessa fase e no tratamento dos dados o método indutivo, com aplicação de questionários aos operadores. Nas conclusões, são feitas sugestões para aperfeiçoar o modelo de cabotagem brasileira, com ênfase nas operações portuárias.Abstract : Brazil is a country with great shipping potential, with a seacoast with more than 8,000 km of extension, with productive centers near the coast and characteristics widely favorable to the development of cabotage transport in containerized cargoes, which have greater added value. The theme joins the problem of this dissertation, namely: the underutilization of the shipping transport of full containers along the Brazilian coast, due to the absence of a port public policy of incentive to the operations of the ships that operate in this modality, of the operational capacity of the ports and the lack of knowledge of users who still operate with other modalities, mainly with the road modal. Thus, the intention is to contribute to the improvement or creation of a national port policy to encourage cabotage, making it possible to increase sustainability and reduce costs in the internal transport of goods. The hypothesis of this research is that the critical analysis of the operators' perception of cabotage in Brazil, who are shipowners, users and terminals on two important researched routes: Manaus-AM/Santos-SP and Itajaí-SC/Suape/PE, contributes to increase the efficiency in the transportation of containerized cabotage cargoes. In this way, the main objective of this research is to contribute to the development of Brazilian cabotage, with the increase of the handling of containerized cargoes, through the increase of efficiency and competitiveness through the analysis and perception of the operators that use the mentioned routes and the national shipowners. The present work, besides the introduction, divided in three more chapters, sought, in Chapter 2, to approach the practices of cabotage through statistics, regulatory aspects, obstacles that inhibit the development of the sector, besides presenting advantages and disadvantages of the use of this cargo transportation alternative. Subsequently, in Chapter 3, data are presented on Santos/SP-Manaus/AM, Itajaí/SC-Suape/PE, ports of Santos/SP, Manaus/AM, Itajaí/SC,Suape/PE, plus the three national shipowners operating cargoes in Brazil: Alliance, Mercosul Line and Log-In. Based on this information, in Chapter 4, we analyze critically the perception and satisfaction of users, shipowners and terminals on the routes mentioned above, based on questionnaires applied, identifying the main bottlenecks of the sector and actions for its development. The research was conducted under the qualitative approach, using resources of the qualitative approach. It was also conducted a documentary research, through the use of investigation methods, being the inductive method applied in this phase and in the treatment of the data, with the application of questionnaires to the operators. In the conclusions, suggestions are made to improve the Brazilian cabotage model, with emphasis on port operations.Castro Júnior, Osvaldo Agripino deUniversidade Federal de Santa CatarinaCoelho, Robison José2018-04-13T19:28:46Z2018-04-13T19:28:46Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 p.| il.application/pdf351241https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185455porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:28:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185455Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:28:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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