Análise do sistema de currículo lattes segundo o modelo CESM: rumo a um sistema de informação para e-science

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Günther, Leonardo Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204535
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.
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spelling Análise do sistema de currículo lattes segundo o modelo CESM: rumo a um sistema de informação para e-scienceCiência da informaçãoSistemas de informaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.A emergente e-science, com seu uso intensivo de dados e computação, é uma oportunidade para o Sistema de Currículo Lattes, que excede seis milhões de currículos e vem crescendo em ritmo quadrático em seus 20 anos de existência. Para potencializar a oportunidade, é preciso conhecer e mobilizar os atores e fatores tecnológicos e humanos envolvidos, bem como seus vínculos. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é descrever o Sistema de Currículo Lattes segundo o modelo composição-ambiente-estrutura-mecanismo ou CESM, de Mario Bunge, que explicita esses atores, fatores e vínculos. Os procedimentos incluem os dois primeiros passos das regras gerais da pesquisa sistemista bungeana: colocar os fatos sociais em seu contexto mais amplo (ou sistema) e dividir o sistema em sua composição, ambiente e estrutura. As fontes de informação para embasar a abstração do modelo são textos da literatura científica sobre a Plataforma e o Sistema de Currículo Lattes, bem como artigos que citam currículos Lattes como fonte de informação e documentos da Plataforma Lattes na Web. O modelo resultante é apresentado sumariamente em forma gráfica e descrito em forma textual. A discussão busca validar os métodos e os resultados. As considerações finais apontam para estudos futuros com a produção de modelos dinâmicos.Abstract : Emerging e-science, with its intensive use of data and computing, is an opportunity for the Lattes Curriculum System, which exceeds six million curricula and has grown in quadratic rhythm in its 20 years of existence. To enhance the opportunity, it is necessary to know and mobilize the actors and technological and human factors involved, as well as their links. In this sense, the purpose of this dissertation is to describe the Lattes Curriculum System according to the composition-environment-structure-mechanism model or Mario Bunge's CESM, which explains these actors, factors and links. Procedures include the first two steps of the general rules of bungee systemic research: placing social facts in their broader context (or system) and dividing the system into its composition, environment, and structure. The sources of information to support the abstraction of the model are texts from the scientific literature on the Lattes Platform and Curriculum System, as well as articles that cite Lattes curricula as sources of information and documents of the Lattes Platform on the Web. The resulting model is summarily presented in graphic form and described in textual form. The discussion seeks to validate methods and results. The final considerations point to future studies with the production of dynamic models.Kern, Vinícius MedinaUniversidade Federal de Santa CatarinaGünther, Leonardo Lima2020-02-28T18:07:18Z2020-02-28T18:07:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis163 p.| il.application/pdf363948https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204535porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-28T18:07:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204535Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732020-02-28T18:07:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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