Entre mundos: intersecções lúdicas entre a cidade e o autismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Troncoso, Marcia Urbano
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244020
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2022.
id UFSC_a2554305b4048000d22ec6c95bf1d78a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244020
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Entre mundos: intersecções lúdicas entre a cidade e o autismoArquiteturaAutismoEspaços públicosArte e arquiteturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2022.A presente tese tem como objetivo analisar e divulgar a percepção espacial de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entender suas dificuldades sensitivas no processo de interação com o mundo à sua volta, além de trazer sugestões e propostas voltadas à concepção de espaços urbanos mais adequados aos cinco sentidos. Entrevistas com profissionais de saúde sobre a importância dos espaços urbanos para crianças com TEA somadas aos depoimentos e desenhos de estudos de casos com o transtorno representam um importante insumo capaz de indicar como a arquitetura poderia funcionar como uma capa protetora, mediando o contato dos autistas com a cidade, de forma gradual e convidativa. O autismo infantil e a cidade vista como um grande playground foram objetos da revisão bibliográfica deste trabalho. A aplicação do método da análise de conteúdo permitiu a organização de um significativo número de respostas, que foram sintetizadas em quadros e gráficos, auxiliando a análise de cidades utópicas desenhadas por autistas/artistas (auRtistas). Com isso, verificou-se como os ambientes lúdicos ao ar livre ajudariam pessoas com TEA a compreender as diferenças entre o seu EU e o MUNDO à sua volta. Os resultados apontam para a necessidade de se criar elementos mediadores empáticos, tal como o livro infantil, o jogo inclusivo e o contêiner sensitivo dos produtos finais, que pretendem divulgar o autismo, com o intuito de diminuir o bullying social por falta de conhecimento ao tema; além de atrair arquitetos e urbanistas para trabalharem em equipes interdisciplinares com profissionais de saúde, ajudando na concepção de agradáveis ambientes de transição, na tentativa de amenizar contatos bruscos durante a intersecção entre o mundo interno dos autistas e o mundo externo das cidades, tornando-as mais inclusivas e amigáveis a todos.Abstract: The present thesis aims to analyze the perception of internal world of people with Autism Spectrum Disorder (ASD), understanding their difficulties in the process of interacting with external world around them and make suggestions and proposals aimed at the conception of more pleasant and inclusive urban spaces. Interviews with health professionals about the importance of urban spaces for children with ASD and the testimonies and drawings of the auRtists themselves, represent an important input capable of making architecture as a protective cover, mediating the contact of autistic people with outside world, gradually and invitingly. Children's Autism Spectrum Disorder and the city seen as a big playground were objects of the literature review of this work. Application of the content analysis method allowed the organization of a significant number of responses, which were summarized in tables and graphs, helps the analysis of utopian cities designed by autistic people. With this, we try to verify if and how playful environments could help children with ASD to understand the differences between their SELF and the WORLD around them. Results points indicates the need to create empathic mediating elements, like a book, a game and a sensitive container, that helps in the dissemination of autism, in order to reduce social bullying due to lack of knowledge on the subject, in addition to attracting architects and urban planners, working in interdisciplinary teams with health professionals, to design welcoming environments aimed at more inclusive and friendly cities for all.Vergara, Lizandra Garcia LupiFelippe, Maíra LonghinottiTroncoso, Marcia Urbano2023-01-24T23:08:56Z2023-01-24T23:08:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis361 p.| il., gráfs.application/pdf380059https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244020porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-24T23:08:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244020Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732023-01-24T23:08:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre mundos: intersecções lúdicas entre a cidade e o autismo
title Entre mundos: intersecções lúdicas entre a cidade e o autismo
spellingShingle Entre mundos: intersecções lúdicas entre a cidade e o autismo
Troncoso, Marcia Urbano
Arquitetura
Autismo
Espaços públicos
Arte e arquitetura
title_short Entre mundos: intersecções lúdicas entre a cidade e o autismo
title_full Entre mundos: intersecções lúdicas entre a cidade e o autismo
title_fullStr Entre mundos: intersecções lúdicas entre a cidade e o autismo
title_full_unstemmed Entre mundos: intersecções lúdicas entre a cidade e o autismo
title_sort Entre mundos: intersecções lúdicas entre a cidade e o autismo
author Troncoso, Marcia Urbano
author_facet Troncoso, Marcia Urbano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vergara, Lizandra Garcia Lupi
Felippe, Maíra Longhinotti
dc.contributor.author.fl_str_mv Troncoso, Marcia Urbano
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Autismo
Espaços públicos
Arte e arquitetura
topic Arquitetura
Autismo
Espaços públicos
Arte e arquitetura
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-24T23:08:56Z
2023-01-24T23:08:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 380059
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244020
identifier_str_mv 380059
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 361 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv sandra.sobrera@ufsc.br
_version_ 1848499127002857472