Brincadeiras de aruanã: performances, mito, música e dança entre os Javaé da Ilha do Bananal (TO)
Ano de defesa: | 2012 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2009 |
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Brincadeiras de aruanã: performances, mito, música e dança entre os Javaé da Ilha do Bananal (TO)AntropologiaAntropologia socialÍndios JavaéMusicaRitos e cerimoniasMitoCosmologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2009O objeto da tese é o sistema ritual-musical denominado A Dança dos Aruanãs entre os Javaé, habitantes imemoriais do vale do Rio Araguaia, em especial da região da Ilha do Bananal (TO) e arredores (a leste), conhecidos como um sub-grupo dos Karajá em geral (os Karajá, os Xambioá e os Javaé), pertencente ao tronco lingüístico Macro-Jê. Busca-se descrever a constituição contemporânea deste sistema ritual, com base em dados etnológicos, históricos e musicológicos. Pretende-se compreender como se constitui um sistema ritual-musical tendo como foco central a estrutura mito-música-dança, estrutura na qual a música opera como eixo central na conexão mito-cosmologia com as artes do corpo (a dança, a plumária e a ornamentação). A etnografia objetiva uma descrição densa, a partir da vida cerimonial, centrada em três aspectos: a musicalidade, a corporalidade e a performance ritual. As brincadeiras de aruanãs são rituais de um ou dois ciclos anuais, tendo como armadura sociológica, as prestações matrimoniais entre afins.The object of this thesis is the ritual-musical system called A Dança dos Aruanãs amongst the Javaé, immemorial habitants of Rio Araguaia, in special of the region of Ilha do Bananal (TO) and surroundings (at east), known as a sub-group of Karajá in general (Karajá, Xambóia and Javaé), pertaining to Macro-Jê linguistic stock. The purpose of the present study was to describe the contemporary constitution of this ritual based in ethnological, historical and musicological data. It is intended to comprehend how a ritual-musical is constituted, taking the structure of myth-music-dance as central focus, structure which the music operates as central axle in the mythcosmology connection with body arts (dance, featherwork and ornamentation). The ethnography aims a density description as from the ceremonial life, centered in three aspects: musicality, corporality and ritual performance. The plays of Aruanãs are rituals of one or two annual cycles, having as sociological armour, the kinship matrimonial service.Bastos, Rafael Jose de MenezesUniversidade Federal de Santa CatarinaLourenço, Sonia Regina2012-10-24T09:21:30Z2012-10-24T09:21:30Z2012-10-24T09:21:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis518 p.| il.application/pdf280907http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92488porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T10:23:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92488Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T10:23:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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