Estudantes egressos do programa MOVA/ALFA 100 de Cruzeiro do Sul/Acre: relações de aprendizagens e de inserção social
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158838 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. |
id |
UFSC_b90fbdce89ad716f586e0dae8b479051 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158838 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudantes egressos do programa MOVA/ALFA 100 de Cruzeiro do Sul/Acre: relações de aprendizagens e de inserção socialEducaçãoAlfabetização de adultosAcrePolíticas públicasAcreIntegração socialAcreDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.A pesquisa problematiza compreender as relações de aprendizagens, sociais e políticas na ótica dos egressos/estudantes do programa MOVA/ALFA 100 da comunidade Miritizal no município de Cruzeiro do Sul- Acre. Trata-se de uma abordagem qualitativa com característica exploratória e descritiva, mediante levantamento bibliográfico, análises de documentos e realização de entrevistas semiestruturadas. A relevância social se constitui pelo fato de que a produção acadêmica no campo da EJA no Estado do Acre é praticamente inexistente e com uma investigação sistematizada busca compreender as relações com os saberes e as influências do programa no âmbito dos processos de aprendizagem, de inserção pessoal e social dos estudantes. Desse modo, foram situados referenciais teóricos e documentais sobre políticas públicas de alfabetização na EJA, suas concepções e modos de constituição de alfabetização no Brasil e no Acre. Tais referenciais contam com a contribuição de autores como: Hadadd e Ximenes (2008), Haddad e Di Pierro (2000), Frigotto e Ciavatta (2003), Arroyo (2005), Soares (2003), Freire (1989, 1991, 1993, 1996, 1999, 2000 e 2001), Charlot (2000), Pessoa (2007), Vieira (2004), Gadotti e Pereira (1989) entre outros. A pesquisa evidencia os alcances político e sociais, no que se refere à inserção pessoal e social dos egressos/estudantes.<br>Abstract : The research discusses to understand the relationship of social and political learning from the viewpoint of egresses graduates / students of MOVE program / ALFA 100 of Miritizal community in the city of Cruzeiro do Sul, Acre. This is a qualitative approach with exploratory and descriptive feature by literature review, document analysis and conducting semi-structured interviews. Its social relevance is constituted by the fact that the academic production in the field of adult education (EJA) in Acre state is practically non-existent and a systematic research seeks to understand the relationship with the knowledge and the influences of the program within the learning processes, personnel and social inclusion students. Thus, theoretical and documentary references about policies were located, their conceptions and literacy constitution modes in Brazil and Acre. Such references count with the contribution of authors like Hadadd and Ximenes (2008), Haddad and Di Pierro (2000), and Frigotto Ciavatta (2003), Arroyo (2005), Soares (2003), Freire (1989, 1991, 1993, 1996 1999, 2000 and 2001), Charlot (2000), Person (2007), Vieira (2004), Gadotti and Pereira (1989) among others. The survey highlights the political and social scope, in relation to personal and social insertion of egresses graduates / students.Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesDebus, Eliane Santana DiasUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Pedro Lopes da2016-02-09T03:09:44Z2016-02-09T03:09:44Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis266 p.| il., grafs., tabs.application/pdf337024https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158838porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158838Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732016-03-07T18:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudantes egressos do programa MOVA/ALFA 100 de Cruzeiro do Sul/Acre: relações de aprendizagens e de inserção social |
title |
Estudantes egressos do programa MOVA/ALFA 100 de Cruzeiro do Sul/Acre: relações de aprendizagens e de inserção social |
spellingShingle |
Estudantes egressos do programa MOVA/ALFA 100 de Cruzeiro do Sul/Acre: relações de aprendizagens e de inserção social Silva, Pedro Lopes da Educação Alfabetização de adultos Acre Políticas públicas Acre Integração social Acre |
title_short |
Estudantes egressos do programa MOVA/ALFA 100 de Cruzeiro do Sul/Acre: relações de aprendizagens e de inserção social |
title_full |
Estudantes egressos do programa MOVA/ALFA 100 de Cruzeiro do Sul/Acre: relações de aprendizagens e de inserção social |
title_fullStr |
Estudantes egressos do programa MOVA/ALFA 100 de Cruzeiro do Sul/Acre: relações de aprendizagens e de inserção social |
title_full_unstemmed |
Estudantes egressos do programa MOVA/ALFA 100 de Cruzeiro do Sul/Acre: relações de aprendizagens e de inserção social |
title_sort |
Estudantes egressos do programa MOVA/ALFA 100 de Cruzeiro do Sul/Acre: relações de aprendizagens e de inserção social |
author |
Silva, Pedro Lopes da |
author_facet |
Silva, Pedro Lopes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes Debus, Eliane Santana Dias Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Pedro Lopes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Alfabetização de adultos Acre Políticas públicas Acre Integração social Acre |
topic |
Educação Alfabetização de adultos Acre Políticas públicas Acre Integração social Acre |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-02-09T03:09:44Z 2016-02-09T03:09:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
337024 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158838 |
identifier_str_mv |
337024 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
266 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
sandra.sobrera@ufsc.br |
_version_ |
1833926561981530112 |