A formação de marinheiros e a educação profissional técnica de nível médio: possibilidades e direcionamentos para uma matriz curricular

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Dolzan, Renata Thais Segala
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: 2019
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215277
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
id UFSC_c080d3766ea7abcd0d45e9d0fd0ec039
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215277
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A formação de marinheiros e a educação profissional técnica de nível médio: possibilidades e direcionamentos para uma matriz curricularEducaçãoEnsino profissionalEnsino técnicoMarinheirosCurrículosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.A Educação Profissional e Tecnológica, modalidade educacional prevista na LDB, consagra-se como facilitadora da preparação para o trabalho e promoção de qualificação para o exercício da cidadania. No âmbito da formação militar, o Curso de Formação de Aprendizes-Marinheiros para a Ativa (C-FMN) faz parte do Sistema de Ensino Naval (SEN), da Marinha do Brasil cuja equivalência de titulação determinada pelo órgão competente (Diretoria de Ensino da Marinha ? DEnsM) o classifica como Formação Inicial e Continuada. A questão desta pesquisa é como organizar a matriz curricular do C-FMN para possibilitar uma equivalência observando os critérios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O objetivo desse trabalho é analisar as possibilidades de direcionamentos para a organização da matriz curricular referente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) nos moldes do Ministério da Educação para o C-FMN. A pesquisa é de natureza aplicada e, quanto aos objetivos, exploratória e descritiva. Este estudo se apoia nos critérios do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e nas categorias teórico-práticas do Currículo Referência para o Sistema eTec Brasil. Os resultados da análise de correspondências apontam para os direcionamentos procedimentais, conforme entendimento do órgão competente, para a validação da equivalência de titulação de EPTNM para os egressos do C-FMN.Abstract: Professional and Technological Education, an educational modality foreseen in the LDB, is established as a preparation of work facilitator and as a qualification promotion for the exercise of citizenship. Within the scope of military training, the Apprentice-Sailor Training Course (CFMN) is part of the Naval Education System (SEN) of the Brazilian Navy whose title equivalence is determined by the competent agency (Education of the DEnsM) wich classifies it as Initial and Continuing Education. The question of this research is how to organize the CFMN curricular matrix to enable equivalence by observing the criteria of High School Technical Professional Education. The objective of this study is to analyze and point the guidelines for the organization of the curriculum matrix for Technical High School Professional Education (EPTNM) along the lines of the Ministry of Education for C-FMN. The research is applied in nature and, as regards its objectives, exploratory and descriptive. This study is based on the criteria of the National Catalog of Technical Courses (CNCT) and the theoreticalpractical categories of the Reference Curriculum for the e-Tec Brazil System. The results of the correspondence analysis point to the procedural guidelines, as understood by the competent agency, for the validation of the equivalence of EPTNM titration for the graduates of the CFMN.2019Catapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaDolzan, Renata Thais Segala2020-10-21T21:14:52Z2020-10-21T21:14:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 p.| il.application/pdf369231https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215277porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:14:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215277Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:14:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de marinheiros e a educação profissional técnica de nível médio: possibilidades e direcionamentos para uma matriz curricular
title A formação de marinheiros e a educação profissional técnica de nível médio: possibilidades e direcionamentos para uma matriz curricular
spellingShingle A formação de marinheiros e a educação profissional técnica de nível médio: possibilidades e direcionamentos para uma matriz curricular
Dolzan, Renata Thais Segala
Educação
Ensino profissional
Ensino técnico
Marinheiros
Currículos
title_short A formação de marinheiros e a educação profissional técnica de nível médio: possibilidades e direcionamentos para uma matriz curricular
title_full A formação de marinheiros e a educação profissional técnica de nível médio: possibilidades e direcionamentos para uma matriz curricular
title_fullStr A formação de marinheiros e a educação profissional técnica de nível médio: possibilidades e direcionamentos para uma matriz curricular
title_full_unstemmed A formação de marinheiros e a educação profissional técnica de nível médio: possibilidades e direcionamentos para uma matriz curricular
title_sort A formação de marinheiros e a educação profissional técnica de nível médio: possibilidades e direcionamentos para uma matriz curricular
author Dolzan, Renata Thais Segala
author_facet Dolzan, Renata Thais Segala
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catapan, Araci Hack
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dolzan, Renata Thais Segala
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino profissional
Ensino técnico
Marinheiros
Currículos
topic Educação
Ensino profissional
Ensino técnico
Marinheiros
Currículos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:14:52Z
2020-10-21T21:14:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369231
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215277
identifier_str_mv 369231
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv 2019
publisher.none.fl_str_mv 2019
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808653066356916224