A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: França, Denise Medina de Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135358
Resumo: Dissertação defendida no Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática - PUC-SP, 2007, 206fls. com anexos
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spelling A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980)Educação MatemáticaHistória da Educação MatemáticaMovimento da Matemática ModernaEnsino primárioDocumentos oficiaisDissertação defendida no Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática - PUC-SP, 2007, 206fls. com anexosEsta dissertação tem como objetivo analis ar as alterações curriculares e a legislação de ensino que lhes deu origem, por meio dos documentos oficiais de orientação curricular, direcionados par a o ensino de matemática na escola primária paulista no período de 1960 a 1980, pois queremos saber de que modo, foi oficializado o Movimento para esse ní vel de ensino, a fim de compreender os processos de apropriação realizados pe la equipe da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo do ideário do MMM. Para isso, estudamos teses, dissertações, e coletamos documentos relacionados ao tema. Selecionamos O Programa da Escola Primária do Estado de São Paulo , de 1969; os Guias Curriculares para o Ensino de 1º Grau , de 1975; e os Subsídios para a Implementação dos Guias Curri culares de Matemática − Álgebra e Geometria − de 1981 para aprofundamento de nossa análise. O proc esso também englobou o cotejamento dos documentos escolh idos com as LDB/61 e a LDB/71. Complementando essas informações, consideramos nas entrevistas realizadas com protagonistas do MMM, suas memórias como fontes, e por isso tratada como um conhecimento produzido, reconstruído at ravés da crítica e da reinterpretação do passado, sob o olhar do hoje. Na articulação das questões, fizemos uso da abordagem da história cultural e nos apoiamos nos conc eitos de representação, apropriação e estratégias postas por C hartier (1991) e De Certeau (1982). As considerações teórico-metodológicas ta mbém foram apoiadas em Le Goff (1992), que nos auxiliou nas análises; e em Fa ria Filho (1998) que nos amparou na análise da Legislação educacional. Conc luímos que, no período estudado, os documentos oficiais foram utilizados como estratégia, produzida pelo Estado, de reformulação curricular e divulgação, para implementar as novas diretivas para o ensino de matemática, na escola prim ária paulista. Comprovamos também a oficialização do ideário do MMM no Ensino Primário por meio desses documentos, relacionando-os com as transfo rmações na estrutura do currículo de matemática com as normativas impostas pela LDB 4.024/61 e LDB 5672/71.Valente, Wagner RodriguesFrança, Denise Medina de Almeida2015-10-01T20:26:14Z2015-10-01T20:26:14Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135358porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T01:28:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135358Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732015-10-02T01:28:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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