Critérios para a seleção de fontes de informação científica multimídia em acesso livre na internet: criação de acervo digital para cursos de graduação a distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Waltrick, Soraya Arruda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93170
Resumo: Dissertação [mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2009.
id UFSC_d7aa134f5315bc14d1fe8524000fb726
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93170
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Critérios para a seleção de fontes de informação científica multimídia em acesso livre na internet: criação de acervo digital para cursos de graduação a distânciaCiência da informaçãoFontes de informacaoSeleçãoBibliotecas virtuaisEnsino a distanciaDissertação [mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2009.A partir da análise de critérios para seleção de fontes de informação, disponíveis na literatura das áreas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, escolheu-se sete critérios (idioma, autoridade, atualidade, conteúdo temático, objetividade, precisão e acesso) para selecionar conteúdos digitais multimídia em acesso livre, de caráter acadêmico-científico que sirvam como bibliografia complementar de cursos de graduação na modalidade de ensino a distância. Esses critérios, combinados ao critério de atender aos conteúdos programáticos das disciplinas do curso pesquisado e também ao critério de análise do professor da área (conteudista ou tutor), foram complementados pelo critério de utilização de conteúdos disponíveis na Internet ue contenham algum tipo de licença de uso ou as licenças Creative Commons. Este último critério, para esta pesquisa, diz respeito especificamente à disponibilização de livros on-line. Para estruturar a aplicação desses critérios às consultas das bases de dados escolhidas para esta pesquisa (OAIster, Scirus, BDTD, Redalyc) e aos buscadores que recuperam conteúdos acadêmico-científicos (Youtube, SlideShare, Google, Google Acadêmico), elaborou-se um check-list como roteiro para a avaliação e seleção de fontes de informação multimídia de caráter acadêmico-científico. O check-list pode servir como instrumento para uma política de seleção de acervos digitais multimídia disponíveis na Internet. Esta pesquisa baseou-se no aporte teórico do tripé: educação a distância, acesso livre à informação científica e biblioteca virtual, nas quais encontrou-se elementos para compor uma lacuna observada na literatura das áreas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação em relação ao acesso livre à informação científica selecionada para uma comunidade acadêmica virtual. Esta pesquisa é exploratória e descritiva amparada por pesquisa documental e bibliográfica com abordagem qualitativa na característica de estudo de caso e é apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração: Gestão da Informação, Linha de pesquisa: Fluxos de Informação com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma biblioteca virtual que atende a cursos superiores na modalidade de ensino a distância. Entre as conclusões pode-se destacar a síntese representada no infográfico referente aos serviços bibliotecários prestados pela biblioteca que atende a comunidade acadêmica virtual.Based on principles analyzed from the selection of literary sources available in the areas of Librarianship and Information Science, seven criteria were chosen (language, authority, the present time, thematic content, objectivity, accuracy and access) to select digital multimedia content in open access, academic and scientific in nature that serve as a additional bibliography of undergraduate courses in a long distance learning approach. Such factors, combined with the criterion to address the programmatic contents of the course subjects being researched as well as the analytical criterion of the teachers# subject matter (content or tutor), were complemented via the of use of content available on the Internet that contained some type of license or used the Creative Commons licenses; an approach, in which for this study, specifically relates to the availability of books online. In order to structure the application of these standards to the queries of the databases selected for this research (OAIster, Scirus, BDTD, Redalyc) in addition to the search engines that retrieve academic and scientific content (Youtube, SlideShare, Google, Google Scholar), a check-list was developed as a script for the evaluation and selection of multimedia information sources academic and scientific in nature. The check-list can serve as a policy instrument for the selection of multimedia digital collections available on the Internet. This research was based on the theoretical contribution of the tripod: distance education, open access to scientific information, and virtual libraries; in which evidence that demonstrates a literature gap in the areas of Librarianship and Information Science in relation to free access to scientific information for a selected virtual academic community, was observed. This exploratory and descriptive research is supported by desk research and literature with a qualitative approach and possesses characteristics of a case study. It is presented to the Graduate Program in Information Science at Federal University of Santa Catarina, area of concentration: Management Information, line of research: Information Flow with the intent of contributing to the development of a virtual library that serves higher courses in a long distance learning approach. Among the conclusions we can highlight the synthesis represented in graphics referent to the library services provided by the library in which serve the virtual academic community.Blattmann, UrsulaUniversidade Federal de Santa CatarinaWaltrick, Soraya Arruda2012-10-24T17:37:38Z2012-10-24T17:37:38Z2012-10-24T17:37:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf270546http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93170porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T22:03:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93170Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732013-04-30T22:03:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Critérios para a seleção de fontes de informação científica multimídia em acesso livre na internet: criação de acervo digital para cursos de graduação a distância
title Critérios para a seleção de fontes de informação científica multimídia em acesso livre na internet: criação de acervo digital para cursos de graduação a distância
spellingShingle Critérios para a seleção de fontes de informação científica multimídia em acesso livre na internet: criação de acervo digital para cursos de graduação a distância
Waltrick, Soraya Arruda
Ciência da informação
Fontes de informacao
Seleção
Bibliotecas virtuais
Ensino a distancia
title_short Critérios para a seleção de fontes de informação científica multimídia em acesso livre na internet: criação de acervo digital para cursos de graduação a distância
title_full Critérios para a seleção de fontes de informação científica multimídia em acesso livre na internet: criação de acervo digital para cursos de graduação a distância
title_fullStr Critérios para a seleção de fontes de informação científica multimídia em acesso livre na internet: criação de acervo digital para cursos de graduação a distância
title_full_unstemmed Critérios para a seleção de fontes de informação científica multimídia em acesso livre na internet: criação de acervo digital para cursos de graduação a distância
title_sort Critérios para a seleção de fontes de informação científica multimídia em acesso livre na internet: criação de acervo digital para cursos de graduação a distância
author Waltrick, Soraya Arruda
author_facet Waltrick, Soraya Arruda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Blattmann, Ursula
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Waltrick, Soraya Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da informação
Fontes de informacao
Seleção
Bibliotecas virtuais
Ensino a distancia
topic Ciência da informação
Fontes de informacao
Seleção
Bibliotecas virtuais
Ensino a distancia
description Dissertação [mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2009.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T17:37:38Z
2012-10-24T17:37:38Z
2012-10-24T17:37:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 270546
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93170
identifier_str_mv 270546
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv sandra.sobrera@ufsc.br
_version_ 1833925872139108352