Percurso em poiese do patrimônio de Florianópolis, SC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Gesser, Priscila Chamone
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253999
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2012.
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spelling Percurso em poiese do patrimônio de Florianópolis, SCArquiteturaArquitetura de FlorianópolisPatrimônio históricoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2012.A abordagem de uma categoria de patrimônio – o ausente – através de um percurso e a tentativa de historiar esta transformação urbana nos ciclos da cidade, se caracterizaria por um amplo e descontínuo espectro de elementos, especialmente quando observada a transição entre os últimos três séculos em Florianópolis. Esses elementos aparecem inclusive na alteração do sistema de transporte inicial - de marítimo a viário – e se fazem mais visíveis na paisagem urbana com os aterros-vias e os consequentes gargalos e solo criado, sendo assim incorporados aos meandros da cidade. Este trabalho visa entender como elementos arquitetônico-urbanos e seus signos através de sua ausência assimilada, interagem na paisagem da cidade pelos processos de criação e destruição do patrimônio construído, através da proposição de um percurso não-linear. Considerando que, em Florianópolis, muitos espaços de grande carga histórica são estranhamente despercebidos pela população, e parecem gerar pouca reflexão no seu cotidiano, tentamos sistematizar uma abordagem de maneira atemporal. Resgatamos uma abordagem fenomenológica, um outro mapa da cidade, não referenciada apenas por estilos ou cronologias, mas pela importância de referenciais urbanos significativos. Tentamos assim abrir espaço para uma possível e significativa espacialização do que se situa continuamente em desuso. Tal configuração – ou desconfiguração – de Florianópolis, tem contribuído para uma diminuição da marca de pluralidade de seus ciclos históricos, assim interrompendo o que poderia ser uma transitoriedade plena. A análise é baseada na obra de Kevin Lynch, para a composição inversa de uma imagem da cidade, com arquiteturas extintas. Foram feitos registros de pontos de um percurso, num chamado extemporâneo, mas apenas como um mapa mental, haja vista que esses pontos não mais fazem parte do cenário urbano em tela. A tentativa foi a de discorrer sobre a possibilidade de uma poligonal histórica, numa amarração abstrata do ponto de vista geométrico, mas convergente na intencionalidade de um percurso. O trabalho se propõe a registrar objetos significativos do espaço patrimonial extinto, com algo em comum na formação de ausências na cidade, e não apenas como ausências arquitetônicas isoladas. Numa lacuna possível de investigação, o trabalho aborda o tema da irreversibilidade nas relações do Patrimônio Histórico com a cidade, o que pode ser tão contundente quanto discutir o que deve ou não ser preservado. Com um recorte na área central da cidade de Florianópolis, o triângulo peninsular, a partir do impasse da implosão de uma obra significativa como o Hotel La Porta e o descaso em torno deste assunto, tivemos como partida esta análise para compor um quadro que elencasse obras similares extintas. Este percurso desenhado se abre derivando à Poligonal Histórica Abstrata, mas, diametralmente oposto ao seu início, retorna para um traçado em mão-dupla ao finalizar sua formação. Isso apontaria para um mapa de alerta de regiões de interesse patrimonial, onde há permanências em vias de se tornarem futuras ausências. O trabalho propõe uma inquietação que pretende polemizar com os conceitos de valor patrimonial, desde sua dimensão simbólica, até a ausência da formação de uma dimensão topoceptiva para a história da cidade.Abstract : The Creation to heritage-away through a route and the attempt to portray this urban transformation in Florianópolis, characterized by a broad-spectrum of discontinuous elements, especially when viewed at the transition between the last three centuries. These elements appear in the change of the initial transportation’s mode, they become more visible in the urban landscape with embankment-way and the resulting bottlenecks for created-soil, and thus incorporated and diluted in the intricacies of the city. This research aims to understand how architectural elements and their signs, assimilated by their absence, interact in the urban landscape through the processes of creation and destruction by patrimony, like a heritage-away, through a route. Whereas in Florianópolis, many areas of immense historical burden is strangely unnoticed by the population and seem to generate little reflection in their daily lives, we try to systematize them in a way timeless. We redeem a phenomenological approach another map of the city, not only referenced by style or chronology, but by significant amounts as benchmarks urban. We try to display for a possible and significant spatial about life-expired. Thus, such a configuration - or mangling - Florianopolis, has contributed to a decrease in the mark of plurality of their historical moments, and thus interrupted what could be a full transience. The analysis is based in Kevin Lynch for the composition of an inverse image of the city with theirs architectures extinct. Registering points of a route, called a time immemorial, a representative of elements historically, but only the image of a mind map, given that they are no longer part of the scenery of the city in question. The trial was to discuss the historical reality of a polygon a mooring abstract-geometrical but convergent in the sense of intentionally. The experiment to classify absent objects with something in common equity, it focuses on the formation of absence from the city and not just the absence of architectural form alone. In a research gap, this pages addresses issues in the relations of irreversible heritage, which can be so overwhelming as to discuss what should or should not be preserved. With an arc in the central area of the city of Florianópolis, for instance, the implosion of a work as significant as the Hotel La Porta and neglect for almost a generation around this issue, we as a starting point for this analysis to compose a theme with similar works on this issue. This route opens deriving designed the Historical Abstract Polygon, but in a good sense opposite of commented, returns for a each other of the directions of the track to complete the training course, going back at another time for a map of regions of interest alertness, where there are continuities in the risk of future absences. Concern that succumbs in value's concept since your symbolic dimension to the absence's formation an orientation requisites for the city's history.Teixeira, Luiz Eduardo FontouraUniversidade Federal de Santa CatarinaGesser, Priscila Chamone2024-01-15T15:54:51Z2024-01-15T15:54:51Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis231 p. : il.application/pdf343091https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253999porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-15T16:14:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253999Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-15T16:14:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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