A reforma do ensino médio (Lei n.º 13.415/2017) no contexto das contrarreformas da educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Nogara Junior, Gilberto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: 2020
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216087
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
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spelling A reforma do ensino médio (Lei n.º 13.415/2017) no contexto das contrarreformas da educação no BrasilEducaçãoEnsino médioHorário escolarCurrículosEducação e EstadoReforma do ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.A ampliação da jornada escolar é a forma pela qual capital e Estado avançam rumo à destruição da educação básica de nível médio no Brasil, processo este perceptível no movimento de expansão da jornada que resulta em redução do acesso ao conhecimento. Ao reduzir o acesso ao conhecimento é diminuída a função precípua da escola. Reduz-se a escola e deste modo todos os que nela atuam. A redução da escola significa sua expansão ao capital em duas vias, a primeira ao permitir a entrada direta ao fundo público e a venda de bens e serviços, e a segunda, a formação necessária exigida, tanto do ponto de vista do alinhamento daquilo que é estritamente necessário à inserção laboral ? em qualquer forma e sob quaisquer condições ? quanto ao suportar uma forma social transtornada. A radicalização desta ação é impossível sem as alterações relacionadas a ampliação do tempo escolar e, são justamente as ações relacionadas ao tempo que nos permite inferir ser este o elemento que atravessou as políticas educacionais de nível médio ao longo dos últimos 20 anos, seja via programas experimentais, como o Programa Ensino Médio Inovador, projeto de lei, como o PL n.º 6.840/2013, prescrições de organismos multilaterais, tais como as expressas nas Estratégias para a Educação 2010 ? 2020, do Banco Mundial, edição de medida provisória, como a MP n.º 746/2016 e alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN n.º 9.394/1996) promovida com aprovação da lei n.º 13.415/2017. Analisamos este conjunto de documentos e investigamos ao longo de 2018 o processo de implementação da reforma do ensino médio em uma escola no município de Florianópolis ? no contexto da Portaria n.º 727/2017 ? e assim defendemos a tese de ser a ampliação da jornada escolar o elemento que permite a flexibilização curricular e o estabelecimento de parcerias de forma radicalizada.Abstract: The extension of the school day is the way in which capital and the state advance towards the destruction of the basic education of secondary level in Brazil, a process that is noticeable in the movement of expansion of the journey that results in reduced access to knowledge. By reducing access to knowledge, it reduces the primary function of the school. The school is reduced and therefore all those who work in it. The reduction of the school means its expansion into capital in two ways, the first by allowing direct entry into the public fund and the sale of goods and services, and the second, the necessary training required, both from the point of view of aligning what is strictly necessary for labor insertion ? in any form and under any conditions ? as to endure to one upset social form. The radicalization of this movement is impossible without time-related changes and it is precisely time-related actions that allow us to infer that this is the element that has crossed middle-level educational policies over the last 20 years, either through experimental programs such as Innovative High School Program, bill such as PL no. 6,840 / 13, prescriptions of multilateral organisms, such as those expressed in the World Bank's of Education Strategies 2010 ? 2020, provisional edition, such as MP no. 746 / 16 and amendments to the National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN No. 9.394 / 1996) promoted by the approval of Law No. 13.415 / 17. We analyzed this set of documents and investigated throughout 2018 the process of implementation of the reform of high school in a school in the city of Florianópolis ? in the context of Ordinance No. 727/17 ? and thus defended the thesis to be the extension of the school day, element that allows curricular Flexibilization and the establishment of partnerships in a radical.2020D'Agostini, AdrianaUniversidade Federal de Santa CatarinaNogara Junior, Gilberto2020-10-21T21:25:35Z2020-10-21T21:25:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis172 p.| tabs.application/pdf370047https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216087porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:25:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216087Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:25:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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