Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Militz, Mari Lucia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física
Centro de Ciências Naturais e Exatas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12168
Resumo: This paper presents a survey within the framework of teacher education from a textbook analysis activity offered by the National Textbook Program. With this, the aim is to investigate how the process of assigning meaning around the content of Spatial Geometry by academics of course degree in mathematics at the Universidade Federal de Santa Maria. For this, we used the preparation of conceptual maps (Novak, 1984) as a method for the evaluation of existing concepts in cognitive structure of participants and a screenplay by analysis, which contained the steps of analysis and, finally, a questionnaire with subjective questions about the activity carried out. This work was conducted in the contributions of the theory of meaningful learning (Ausubel, 2003), which defines the meaningful learning as the relationship between the concepts present in the cognitive structure (subsumer) and which will be learned. Besides, sets a potentially significant material as being that able to relate to the prior knowledge of the learner. That way, you want to show to future teachers a educational material cannot be chosen anyway as instructional material, it is necessary to know if your student will be able to learn the desired content through the way it is exposed in the book. With the activity performed, one can show the importance of this conscious choice, since, when research participants drew up a second concept map in order to detect learning met cases where failed to learn from the material which were told to analyze.
id UFSM_842e1d1a1c077b47320920f11757b815
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/12168
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professoresContent analysis of spatial geometry in high school textbooks: an activity within the scope of the initial training of teachersLivro didáticoMapa conceitualAprendizagem significativaFormação de professorTextbookConcept mapMeaningful learningTeacher trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis paper presents a survey within the framework of teacher education from a textbook analysis activity offered by the National Textbook Program. With this, the aim is to investigate how the process of assigning meaning around the content of Spatial Geometry by academics of course degree in mathematics at the Universidade Federal de Santa Maria. For this, we used the preparation of conceptual maps (Novak, 1984) as a method for the evaluation of existing concepts in cognitive structure of participants and a screenplay by analysis, which contained the steps of analysis and, finally, a questionnaire with subjective questions about the activity carried out. This work was conducted in the contributions of the theory of meaningful learning (Ausubel, 2003), which defines the meaningful learning as the relationship between the concepts present in the cognitive structure (subsumer) and which will be learned. Besides, sets a potentially significant material as being that able to relate to the prior knowledge of the learner. That way, you want to show to future teachers a educational material cannot be chosen anyway as instructional material, it is necessary to know if your student will be able to learn the desired content through the way it is exposed in the book. With the activity performed, one can show the importance of this conscious choice, since, when research participants drew up a second concept map in order to detect learning met cases where failed to learn from the material which were told to analyze.Este trabalho apresenta uma pesquisa no âmbito da formação de professores a partir de uma atividade de análise de livros didáticos oferecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Com isso, busca-se investigar como se dá o processo de atribuição de significado em torno do conteúdo de Geometria Espacial pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria. Para isso, utilizou-se a elaboração de Mapas Conceituais (Novak, 1984) como método de avaliação dos conceitos existentes na estrutura cognitiva dos participantes e um roteiro de análise, que continha os passos da análise e, por fim, um questionário com perguntas subjetivas sobre a atividade realizada. Este trabalho foi realizado nos aportes da teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel, 2003), que define a aprendizagem significativa como sendo a relação entre conceitos, os presentes na estrutura cognitiva (subsunçores) e os que serão aprendidos. Além do mais, define um material potencialmente significativo como sendo aquele capaz de se relacionar com o conhecimento prévio do aprendiz. Dessa forma, deseja-se mostrar aos futuros professores que um material didático não pode ser escolhido de qualquer maneira como material instrucional, é necessário saber se seu aluno terá condições de aprender o conteúdo desejado através da maneira como está exposto no livro. Com a atividade realizada, pode-se mostrar a importância dessa escolha consciente, visto que, quando os participantes da pesquisa elaboraram um segundo mapa conceitual no intuito de detectar a aprendizagem, encontrou-se casos onde não conseguiram aprender com o material ao qual foram orientados a analisar.Universidade Federal de Santa MariaBrasilEducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de FísicaCentro de Ciências Naturais e ExatasSantarosa, Maria Cecília Pereirahttp://lattes.cnpq.br/7310867402763253Fajardo, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/4796609278630063Bisognin, Elenihttp://lattes.cnpq.br/0872986001066865Ross, Liane Teresinha Wendlinghttp://lattes.cnpq.br/9093687996155230Militz, Mari Lucia2017-12-19T13:48:55Z2017-12-19T13:48:55Z2016-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12168porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-13T11:43:33Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/PUBhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com||manancial@ufsm.bropendoar:2022-06-13T11:43:33Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
Content analysis of spatial geometry in high school textbooks: an activity within the scope of the initial training of teachers
title Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
spellingShingle Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
Militz, Mari Lucia
Livro didático
Mapa conceitual
Aprendizagem significativa
Formação de professor
Textbook
Concept map
Meaningful learning
Teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
title_full Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
title_fullStr Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
title_full_unstemmed Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
title_sort Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
author Militz, Mari Lucia
author_facet Militz, Mari Lucia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santarosa, Maria Cecília Pereira
http://lattes.cnpq.br/7310867402763253
Fajardo, Ricardo
http://lattes.cnpq.br/4796609278630063
Bisognin, Eleni
http://lattes.cnpq.br/0872986001066865
Ross, Liane Teresinha Wendling
http://lattes.cnpq.br/9093687996155230
dc.contributor.author.fl_str_mv Militz, Mari Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Mapa conceitual
Aprendizagem significativa
Formação de professor
Textbook
Concept map
Meaningful learning
Teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Livro didático
Mapa conceitual
Aprendizagem significativa
Formação de professor
Textbook
Concept map
Meaningful learning
Teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper presents a survey within the framework of teacher education from a textbook analysis activity offered by the National Textbook Program. With this, the aim is to investigate how the process of assigning meaning around the content of Spatial Geometry by academics of course degree in mathematics at the Universidade Federal de Santa Maria. For this, we used the preparation of conceptual maps (Novak, 1984) as a method for the evaluation of existing concepts in cognitive structure of participants and a screenplay by analysis, which contained the steps of analysis and, finally, a questionnaire with subjective questions about the activity carried out. This work was conducted in the contributions of the theory of meaningful learning (Ausubel, 2003), which defines the meaningful learning as the relationship between the concepts present in the cognitive structure (subsumer) and which will be learned. Besides, sets a potentially significant material as being that able to relate to the prior knowledge of the learner. That way, you want to show to future teachers a educational material cannot be chosen anyway as instructional material, it is necessary to know if your student will be able to learn the desired content through the way it is exposed in the book. With the activity performed, one can show the importance of this conscious choice, since, when research participants drew up a second concept map in order to detect learning met cases where failed to learn from the material which were told to analyze.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-07
2017-12-19T13:48:55Z
2017-12-19T13:48:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12168
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física
Centro de Ciências Naturais e Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física
Centro de Ciências Naturais e Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com||manancial@ufsm.br
_version_ 1830834754829680640