Envolvimento Parental no Contexto Escolar: validação da versão adaptada para pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Reis, Jorlane da Silva [UNIFESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66234
Resumo: O Questionário de Envolvimento Parental no Jardim-de-Infância Versão para Pais (QEPJI-VP), foi adaptado ao contexto brasileiro e trata-se de um instrumento que avalia o envolvimento dos pais com o ambiente escolar, em termos da comunicação entre escola e família, comportamentos parentais proativos e reativos de envolvimento em atividades escolares, e em atividades de aprendizagem em casa. Questionários para avaliação do envolvimento parental em âmbito pré-escolar, em língua portuguesa, são escassos e necessários, uma vez que mensurar tal engajamento possibilita elucidar características e comportamentos dos alunos, assim como, fortalece o vínculo entre escolas e famílias. Objetivos: O objetivo principal deste estudo foi validar para o contexto brasileiro a versão adaptada do QEPJI-VP, coletando evidências de validade dos escores e a adequação dos seus fatores. Objetivou-se também analisar as evidências de validade convergente entre o QEPJI-VP e E-CPPC, testar se a estrutura fatorial da QEPJI-VP original corresponde à versão traduzida e adaptada, avaliar a consistência interna e fidedignidade da QEPJI-VP, e investigar a influência de fatores sociodemográficos, especialmente diferenças regionais e familiares, sobre o envolvimento parental de crianças de 0 a 5 anos de idade. Método: A coleta foi realizada por meio de formulário online (Google Forms), a uma amostra de 349 pais de crianças de 0 a 5 anos de idade, matriculadas em escolas de educação infantil no Brasil. Resultados: a partir da amostra, foi possível validar o QEPJI-VP. A análise de correlação de Pearson entre a QEPJI-VP e a E-CPPC indicou uma correlação fraca entre os instrumentos (r = 0,315; p < 0,01), todavia, os itens apresentaram cargas fatoriais adequadas, com cargas fatoriais elevadas em seus respectivos fatores. Os índices de ajuste do modelo foram adequados (X2 = 347,071, gl = 208; p < 0,001; RMSEA = 0,044; CFI = 0,993; TLI = 0,991). As evidências de validade relacionadas às estruturas fatoriais indicaram a necessidade de redução do QEPJI-VP a dois componentes, além disso, cinco itens do questionário original foram removidos. A fidedignidade composta dos fatores também se mostrou aceitável (acima de 0,70) para todos os fatores. Não foram encontradas diferenças regionais discrepantes, exceto quando se tratando de fatores socioeconômicos e de estrutura familiar. Conclusão: o QEPJI-VP demonstrou evidências de validade convergente com outra medida de aspectos positivos da parentalidade e boa consistência interna.
id UFSP_76a3fedb3fdee91c8484c085fa410180
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66234
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Envolvimento Parental no Contexto Escolar: validação da versão adaptada para pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI)Parental Involvement in the School Context: validation of the adapted version for parents of the Kindergarten Parental Involvement Questionnaire (QEPJI)Educação infantilPrimeira infânciaEnvolvimento parentalChild educationEarly childhoodParental involvementO Questionário de Envolvimento Parental no Jardim-de-Infância Versão para Pais (QEPJI-VP), foi adaptado ao contexto brasileiro e trata-se de um instrumento que avalia o envolvimento dos pais com o ambiente escolar, em termos da comunicação entre escola e família, comportamentos parentais proativos e reativos de envolvimento em atividades escolares, e em atividades de aprendizagem em casa. Questionários para avaliação do envolvimento parental em âmbito pré-escolar, em língua portuguesa, são escassos e necessários, uma vez que mensurar tal engajamento possibilita elucidar características e comportamentos dos alunos, assim como, fortalece o vínculo entre escolas e famílias. Objetivos: O objetivo principal deste estudo foi validar para o contexto brasileiro a versão adaptada do QEPJI-VP, coletando evidências de validade dos escores e a adequação dos seus fatores. Objetivou-se também analisar as evidências de validade convergente entre o QEPJI-VP e E-CPPC, testar se a estrutura fatorial da QEPJI-VP original corresponde à versão traduzida e adaptada, avaliar a consistência interna e fidedignidade da QEPJI-VP, e investigar a influência de fatores sociodemográficos, especialmente diferenças regionais e familiares, sobre o envolvimento parental de crianças de 0 a 5 anos de idade. Método: A coleta foi realizada por meio de formulário online (Google Forms), a uma amostra de 349 pais de crianças de 0 a 5 anos de idade, matriculadas em escolas de educação infantil no Brasil. Resultados: a partir da amostra, foi possível validar o QEPJI-VP. A análise de correlação de Pearson entre a QEPJI-VP e a E-CPPC indicou uma correlação fraca entre os instrumentos (r = 0,315; p < 0,01), todavia, os itens apresentaram cargas fatoriais adequadas, com cargas fatoriais elevadas em seus respectivos fatores. Os índices de ajuste do modelo foram adequados (X2 = 347,071, gl = 208; p < 0,001; RMSEA = 0,044; CFI = 0,993; TLI = 0,991). As evidências de validade relacionadas às estruturas fatoriais indicaram a necessidade de redução do QEPJI-VP a dois componentes, além disso, cinco itens do questionário original foram removidos. A fidedignidade composta dos fatores também se mostrou aceitável (acima de 0,70) para todos os fatores. Não foram encontradas diferenças regionais discrepantes, exceto quando se tratando de fatores socioeconômicos e de estrutura familiar. Conclusão: o QEPJI-VP demonstrou evidências de validade convergente com outra medida de aspectos positivos da parentalidade e boa consistência interna.The Parental Involvement Questionnaire in Kindergarten Parent Version (QEPJI-VP) was adapted to the Brazilian context and is an instrument that assesses parental involvement with the school environment, in terms of communication between school and school. family, proactive and reactive parental behaviors of involvement in school activities, and in learning activities at home. Questionnaires to assess parental involvement in the preschool context, in Portuguese, are scarce and necessary, since measuring such engagement makes it possible to elucidate characteristics and behaviors of students, as well as strengthen the bond between schools and families. Objectives: The main objective of this study was to validate the adapted version of the QEPJI-VP for the Brazilian context, collecting evidence of the validity of the scores and the adequacy of their factors. The objective was also to analyze the evidence of convergent validity between the QEPJI-VP and E-CPPC, to test whether the factor structure of the original QEPJI-VP corresponds to the translated and adapted version, to evaluate the internal consistency and reliability of the QEPJI-VP, and to investigate the influence of sociodemographic factors, especially regional and family differences, on the parental involvement of children aged 0 to 5 years. Method: The collection was carried out using an online form (Google Forms), to a sample of 349 parents of children aged 0 to 5 years old, enrolled in kindergarten in Brazil. Results: from the sample, it was possible to validate the QEPJI-VP. Pearson's correlation analysis between the QEPJI-VP and the E-CPPC indicated a weak correlation between the instruments (r = 0.315; p < 0.01), however, the items had adequate factor loadings, with high factor loadings in their respective factors. The model fit indices were adequate (X2 = 347.071, gl = 208; p < 0.001; RMSEA = 0.044; CFI = 0.993; TLI = 0.991). Validity evidence related to factorial structures indicated the need to reduce the QEPJI-VP to two components, in addition, five items from the original questionnaire were removed. The composite reliability of the factors was also acceptable (above 0.70) for all factors. No discrepant regional differences were found, except when dealing with socioeconomic factors and family structure. Conclusion: the QEPJI-VP showed evidence of convergent validity with another measure of positive aspects of parenting and good internal consistency.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloCardoso, Thiago da Silva Gusmão [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3278338196915403http://lattes.cnpq.br/2446452058339236Reis, Jorlane da Silva [UNIFESP]2023-01-04T16:48:40Z2023-01-04T16:48:40Z2022-09-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion68 f.application/pdfReis, Jorlane da Silva. Validação da Versão Adaptada para Pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI). 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66234porVideoconferênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T05:00:21Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66234Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T05:00:21Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento Parental no Contexto Escolar: validação da versão adaptada para pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI)
Parental Involvement in the School Context: validation of the adapted version for parents of the Kindergarten Parental Involvement Questionnaire (QEPJI)
title Envolvimento Parental no Contexto Escolar: validação da versão adaptada para pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI)
spellingShingle Envolvimento Parental no Contexto Escolar: validação da versão adaptada para pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI)
Reis, Jorlane da Silva [UNIFESP]
Educação infantil
Primeira infância
Envolvimento parental
Child education
Early childhood
Parental involvement
title_short Envolvimento Parental no Contexto Escolar: validação da versão adaptada para pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI)
title_full Envolvimento Parental no Contexto Escolar: validação da versão adaptada para pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI)
title_fullStr Envolvimento Parental no Contexto Escolar: validação da versão adaptada para pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI)
title_full_unstemmed Envolvimento Parental no Contexto Escolar: validação da versão adaptada para pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI)
title_sort Envolvimento Parental no Contexto Escolar: validação da versão adaptada para pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI)
author Reis, Jorlane da Silva [UNIFESP]
author_facet Reis, Jorlane da Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Thiago da Silva Gusmão [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/3278338196915403
http://lattes.cnpq.br/2446452058339236
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Jorlane da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Primeira infância
Envolvimento parental
Child education
Early childhood
Parental involvement
topic Educação infantil
Primeira infância
Envolvimento parental
Child education
Early childhood
Parental involvement
description O Questionário de Envolvimento Parental no Jardim-de-Infância Versão para Pais (QEPJI-VP), foi adaptado ao contexto brasileiro e trata-se de um instrumento que avalia o envolvimento dos pais com o ambiente escolar, em termos da comunicação entre escola e família, comportamentos parentais proativos e reativos de envolvimento em atividades escolares, e em atividades de aprendizagem em casa. Questionários para avaliação do envolvimento parental em âmbito pré-escolar, em língua portuguesa, são escassos e necessários, uma vez que mensurar tal engajamento possibilita elucidar características e comportamentos dos alunos, assim como, fortalece o vínculo entre escolas e famílias. Objetivos: O objetivo principal deste estudo foi validar para o contexto brasileiro a versão adaptada do QEPJI-VP, coletando evidências de validade dos escores e a adequação dos seus fatores. Objetivou-se também analisar as evidências de validade convergente entre o QEPJI-VP e E-CPPC, testar se a estrutura fatorial da QEPJI-VP original corresponde à versão traduzida e adaptada, avaliar a consistência interna e fidedignidade da QEPJI-VP, e investigar a influência de fatores sociodemográficos, especialmente diferenças regionais e familiares, sobre o envolvimento parental de crianças de 0 a 5 anos de idade. Método: A coleta foi realizada por meio de formulário online (Google Forms), a uma amostra de 349 pais de crianças de 0 a 5 anos de idade, matriculadas em escolas de educação infantil no Brasil. Resultados: a partir da amostra, foi possível validar o QEPJI-VP. A análise de correlação de Pearson entre a QEPJI-VP e a E-CPPC indicou uma correlação fraca entre os instrumentos (r = 0,315; p < 0,01), todavia, os itens apresentaram cargas fatoriais adequadas, com cargas fatoriais elevadas em seus respectivos fatores. Os índices de ajuste do modelo foram adequados (X2 = 347,071, gl = 208; p < 0,001; RMSEA = 0,044; CFI = 0,993; TLI = 0,991). As evidências de validade relacionadas às estruturas fatoriais indicaram a necessidade de redução do QEPJI-VP a dois componentes, além disso, cinco itens do questionário original foram removidos. A fidedignidade composta dos fatores também se mostrou aceitável (acima de 0,70) para todos os fatores. Não foram encontradas diferenças regionais discrepantes, exceto quando se tratando de fatores socioeconômicos e de estrutura familiar. Conclusão: o QEPJI-VP demonstrou evidências de validade convergente com outra medida de aspectos positivos da parentalidade e boa consistência interna.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-27
2023-01-04T16:48:40Z
2023-01-04T16:48:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Reis, Jorlane da Silva. Validação da Versão Adaptada para Pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI). 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66234
identifier_str_mv Reis, Jorlane da Silva. Validação da Versão Adaptada para Pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI). 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Videoconferência
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1833924395595202560