Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Rezende, Alan Marcos Silva de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61335
Resumo: Neste texto defende-se, a partir da perspectiva histórica, a tese que os materiais montessorianos condensam saberes, saberes profissionais do professor que ensina matemática. Para a defesa desta tese, coloca-se como questão a responder: que processos e dinâmicas estão presentes na condensação de saberes profissionais do professor que ensina matemática postos nos materiais montessorianos? Dessa forma, inicialmente são descritos aspectos relacionados à trajetória profissional e pessoal de Maria Montessori, de forma a aproximar o leitor de Montessori, dando ciência dos materiais e obras que essa médica e educadora produziu nas primeiras décadas do século XX, como a Pedagogia Científica (1909), Psicoaritmética (1934) e Psicogeometria (1934). Em seguida são apresentados aspectos teórico-metodológicos deste estudo a partir, principalmente, de autores como Woolgar (1991), Bachelard (1996), Vicent, Lahire & Thin (2001), Burke (2015), Baudrillard (2015), Valente (2019) e Hofstetter & Schneuwly (2017). Para isso, são discutidos elementos a partir da perspectiva histórica, da história das ciências e semiologia para apontar a hipótese de que os materiais condensam saberes. Também são postos estudos acerca da cultura material escolar e a especificidade dos materiais produzidos por Maria Montessori. Esses elementos apontam caminhos metodológicos para a defesa da tese, como a necessidade de localizar as produções e materiais de Maria Montessori em seu tempo, e análise dos processos que antecedem a produção dos saberes sistematizados por Montessori, como maneira para melhor entender a condensação de saberes profissionais do professor que ensina matemática nos materiais; são seguidos os passos dados por ela para divulgação dos saberes, dos seus materiais. Para além das orientações como formas metodológicas de trabalho pedagógico, tais iniciativas são consideradas como a incorporação de saberes nos materiais. Essa condensação, por sua vez, revela que os materiais montessorianos produzem uma nova organização para o ensino de matemática (Aritmética e Geometria). Um novo saber instala-se buscando modificar as ações, as práticas profissionais dos docentes. Uma nova postura se exige do professor, portanto. Ele deverá ser portador de um novo saber para a docência da matemática nos primeiros anos escolares. Não se trata, apenas, de uma mudança metodológica, são mobilizados saberes que não estão no campo disciplinar da matemática, traduzidos nos materiais elaborados por Maria Montessori a partir da sua vertente médico-pedagógica. Assim, num dado tempo pedagógico, os materiais montessorianos constituem-se como uma ferramenta profissional dos professores, os materiais montessorianos condensam saberes profissionais do professor que ensina matemática.
id UFSP_dda66266ac7e08a8e521a49d482fd4c6
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/61335
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)Maria Montessori and the teaching materials: condensing professional knowledge of mathematics teaching (1900-1930)Montessori, Maria, 1870-1952Montessori, Método de educaçãoMatemática - Estudo e ensino - História - Séc. XXProfessores de matemáticaNeste texto defende-se, a partir da perspectiva histórica, a tese que os materiais montessorianos condensam saberes, saberes profissionais do professor que ensina matemática. Para a defesa desta tese, coloca-se como questão a responder: que processos e dinâmicas estão presentes na condensação de saberes profissionais do professor que ensina matemática postos nos materiais montessorianos? Dessa forma, inicialmente são descritos aspectos relacionados à trajetória profissional e pessoal de Maria Montessori, de forma a aproximar o leitor de Montessori, dando ciência dos materiais e obras que essa médica e educadora produziu nas primeiras décadas do século XX, como a Pedagogia Científica (1909), Psicoaritmética (1934) e Psicogeometria (1934). Em seguida são apresentados aspectos teórico-metodológicos deste estudo a partir, principalmente, de autores como Woolgar (1991), Bachelard (1996), Vicent, Lahire & Thin (2001), Burke (2015), Baudrillard (2015), Valente (2019) e Hofstetter & Schneuwly (2017). Para isso, são discutidos elementos a partir da perspectiva histórica, da história das ciências e semiologia para apontar a hipótese de que os materiais condensam saberes. Também são postos estudos acerca da cultura material escolar e a especificidade dos materiais produzidos por Maria Montessori. Esses elementos apontam caminhos metodológicos para a defesa da tese, como a necessidade de localizar as produções e materiais de Maria Montessori em seu tempo, e análise dos processos que antecedem a produção dos saberes sistematizados por Montessori, como maneira para melhor entender a condensação de saberes profissionais do professor que ensina matemática nos materiais; são seguidos os passos dados por ela para divulgação dos saberes, dos seus materiais. Para além das orientações como formas metodológicas de trabalho pedagógico, tais iniciativas são consideradas como a incorporação de saberes nos materiais. Essa condensação, por sua vez, revela que os materiais montessorianos produzem uma nova organização para o ensino de matemática (Aritmética e Geometria). Um novo saber instala-se buscando modificar as ações, as práticas profissionais dos docentes. Uma nova postura se exige do professor, portanto. Ele deverá ser portador de um novo saber para a docência da matemática nos primeiros anos escolares. Não se trata, apenas, de uma mudança metodológica, são mobilizados saberes que não estão no campo disciplinar da matemática, traduzidos nos materiais elaborados por Maria Montessori a partir da sua vertente médico-pedagógica. Assim, num dado tempo pedagógico, os materiais montessorianos constituem-se como uma ferramenta profissional dos professores, os materiais montessorianos condensam saberes profissionais do professor que ensina matemática.In this text defends, from the historical perspective, the thesis that Montessori materials condense knowledge, professional knowledge of the teacher who teaches mathematics. To defend this thesis, the question to be answered is: what processes and dynamics are present in the condensation of the professional knowledge of the teacher who teaches mathematics in Montessori materials? Thus, aspects related to Maria Montessori's professional and personal trajectory are initially described, to bring the reader closer to Montessori, about the materials and works that this doctor and educator produced in the first decades of the 20th century, such as Scientific Pedagogy (1909), Psychoarithmetic (1934) and Psychogemetry (1934). Then, theoretical and methodological aspects of this study are presented, from authors like Woolgar (1991), Bachelard (1996), Vicent, Lahire & Thin (2001), Burke (2015), Baudrillard (2015), Valente (2019) e Hofstetter & Schneuwly (2017). For this, elements are discussed from the historical perspective, from the history of sciences and semiology to point out the hypothesis that the materials condense knowledge. Studies about the school material culture and the specificity of the materials produced by Maria Montessori are also presented. These elements indicate methodological paths for the defense of the thesis, such as the need to locate the productions and materials of Maria Montessori in her time, and the analysis of the processes that precede the production of the knowledge systematized by Montessori, to better understand the condensation of knowledge professionals of the teacher who teaches mathematics in the materials; the steps taken by her for the dissemination of knowledge and its materials are followed. In addition to the guidelines as methodological forms of pedagogical work, such initiatives are considered as the incorporation of knowledge in the materials. This condensation reveals that Montessori materials produce a new organization for the teaching of mathematics (Arithmetic and Geometry). A new knowledge is installed seeking to modify the actions, the professional practices of the teachers. Therefore, a new posture is required of the teacher. He must have a new knowledge for teaching mathematics in the primary school. It is not just a methodological change, are mobilized knowledge that is not in the disciplinary field of mathematics, translated into the materials elaborated by Maria Montessori from her medical-pedagogical aspect. Thus, in a determined pedagogical time, Montessori materials are a professional tool for teachers, Montessori materials condense professional knowledge of the teacher who teaches mathematics.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2018/08760-8Universidade Federal de São PauloValente, Wagner Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0648590779429965http://lattes.cnpq.br/2921609792294284Rezende, Alan Marcos Silva de2021-07-29T17:13:36Z2021-07-29T17:13:36Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion132application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-03T13:41:37Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61335Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-03T13:41:37Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
Maria Montessori and the teaching materials: condensing professional knowledge of mathematics teaching (1900-1930)
title Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
spellingShingle Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
Rezende, Alan Marcos Silva de
Montessori, Maria, 1870-1952
Montessori, Método de educação
Matemática - Estudo e ensino - História - Séc. XX
Professores de matemática
title_short Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
title_full Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
title_fullStr Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
title_full_unstemmed Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
title_sort Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)
author Rezende, Alan Marcos Silva de
author_facet Rezende, Alan Marcos Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/0648590779429965
http://lattes.cnpq.br/2921609792294284
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Alan Marcos Silva de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Montessori, Maria, 1870-1952
Montessori, Método de educação
Matemática - Estudo e ensino - História - Séc. XX
Professores de matemática
topic Montessori, Maria, 1870-1952
Montessori, Método de educação
Matemática - Estudo e ensino - História - Séc. XX
Professores de matemática
description Neste texto defende-se, a partir da perspectiva histórica, a tese que os materiais montessorianos condensam saberes, saberes profissionais do professor que ensina matemática. Para a defesa desta tese, coloca-se como questão a responder: que processos e dinâmicas estão presentes na condensação de saberes profissionais do professor que ensina matemática postos nos materiais montessorianos? Dessa forma, inicialmente são descritos aspectos relacionados à trajetória profissional e pessoal de Maria Montessori, de forma a aproximar o leitor de Montessori, dando ciência dos materiais e obras que essa médica e educadora produziu nas primeiras décadas do século XX, como a Pedagogia Científica (1909), Psicoaritmética (1934) e Psicogeometria (1934). Em seguida são apresentados aspectos teórico-metodológicos deste estudo a partir, principalmente, de autores como Woolgar (1991), Bachelard (1996), Vicent, Lahire & Thin (2001), Burke (2015), Baudrillard (2015), Valente (2019) e Hofstetter & Schneuwly (2017). Para isso, são discutidos elementos a partir da perspectiva histórica, da história das ciências e semiologia para apontar a hipótese de que os materiais condensam saberes. Também são postos estudos acerca da cultura material escolar e a especificidade dos materiais produzidos por Maria Montessori. Esses elementos apontam caminhos metodológicos para a defesa da tese, como a necessidade de localizar as produções e materiais de Maria Montessori em seu tempo, e análise dos processos que antecedem a produção dos saberes sistematizados por Montessori, como maneira para melhor entender a condensação de saberes profissionais do professor que ensina matemática nos materiais; são seguidos os passos dados por ela para divulgação dos saberes, dos seus materiais. Para além das orientações como formas metodológicas de trabalho pedagógico, tais iniciativas são consideradas como a incorporação de saberes nos materiais. Essa condensação, por sua vez, revela que os materiais montessorianos produzem uma nova organização para o ensino de matemática (Aritmética e Geometria). Um novo saber instala-se buscando modificar as ações, as práticas profissionais dos docentes. Uma nova postura se exige do professor, portanto. Ele deverá ser portador de um novo saber para a docência da matemática nos primeiros anos escolares. Não se trata, apenas, de uma mudança metodológica, são mobilizados saberes que não estão no campo disciplinar da matemática, traduzidos nos materiais elaborados por Maria Montessori a partir da sua vertente médico-pedagógica. Assim, num dado tempo pedagógico, os materiais montessorianos constituem-se como uma ferramenta profissional dos professores, os materiais montessorianos condensam saberes profissionais do professor que ensina matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T17:13:36Z
2021-07-29T17:13:36Z
2021-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61335
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1833924413596106752