O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por professores do ensino superior da área da saúde na Universidade Federal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Pereira, Teresa Avalos [UNIFESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41263
Resumo: Objetivo: Este estudo tem como objetivo geral investigar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelos professores do Ensino Superior da UNIFESP, do Campus São Paulo, Vila Clementino, em suas práticas acadêmicas na área da Saúde. Métodos: Trata-se de um estudo Observacional Descritivo do tipo Transversal, baseado em amostra aleatória simples composta de 191 respondentes, retirada de uma população de 1.510 professores. O instrumento de coleta de dados para este estudo foi um questionário em duas partes, com questões fechadas, de acordo com uma abordagem quantitativa. A primeira contêm as variáveis: idade, sexo, categoria profissional, formação, titulação, cursos em que leciona, tempo de exercício docente e participação em curso preparatório para docência no ensino superior. A segunda parte contempla perguntas sobre uso e intensidade de uso de 27 TIC e seis assertivas sobre a opinião dos professores quanto à importância no uso das TIC. Estudou-se a associação do número total de TIC com as variáveis: idade, sexo, titulação, quantidade de cursos em que leciona e participação em curso preparatório para docência no ensino superior através de análise bivariada e multivariada. Estudou-se também o perfil de uso das TIC agrupadas em seis grupos em relação ao sexo e idade. A análise da opinião dos professores quanto à importância do uso das TIC foi resumida em frequências absolutas e relativas. Assumiu-se um nível de significância de 0,05 para os estudos de associação entre variáveis. Resultados: A idade média dos professores respondentes foi de 49±10, sendo 60,7% do sexo feminino; 72,8% são doutores e 33,0% lecionam em dois cursos ou mais. Na análise multivariada, verificou-se associação negativa da quantidade de TIC com a idade, associação direta com a titulação e com a participação em curso preparatório para o exercício da docência. As variáveis sexo e quantidade de cursos nos quais atuam não estão associadas à quantidade de TIC. Conclusões: A quantidade de ferramentas de TIC utilizadas diminui 1,2 a cada dez anos, aumenta 1,8 com a participação do docente em curso preparatório para a docência no ensino superior e aumenta 1 (uma) a cada titulação obtida.
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spelling O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por professores do ensino superior da área da saúde na Universidade Federal de São PauloThe use of Information and Communication Technologies (ICT) by higher education teachers of health area at the Universidade Federal de São PauloTecnologia EducacionalEducação SuperiorCiência da InformaçãoTecnologia da InformaçãoDocentesEducational TechnologyEducation, HigherScience InformationInformation TechnologyFacultyObjetivo: Este estudo tem como objetivo geral investigar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelos professores do Ensino Superior da UNIFESP, do Campus São Paulo, Vila Clementino, em suas práticas acadêmicas na área da Saúde. Métodos: Trata-se de um estudo Observacional Descritivo do tipo Transversal, baseado em amostra aleatória simples composta de 191 respondentes, retirada de uma população de 1.510 professores. O instrumento de coleta de dados para este estudo foi um questionário em duas partes, com questões fechadas, de acordo com uma abordagem quantitativa. A primeira contêm as variáveis: idade, sexo, categoria profissional, formação, titulação, cursos em que leciona, tempo de exercício docente e participação em curso preparatório para docência no ensino superior. A segunda parte contempla perguntas sobre uso e intensidade de uso de 27 TIC e seis assertivas sobre a opinião dos professores quanto à importância no uso das TIC. Estudou-se a associação do número total de TIC com as variáveis: idade, sexo, titulação, quantidade de cursos em que leciona e participação em curso preparatório para docência no ensino superior através de análise bivariada e multivariada. Estudou-se também o perfil de uso das TIC agrupadas em seis grupos em relação ao sexo e idade. A análise da opinião dos professores quanto à importância do uso das TIC foi resumida em frequências absolutas e relativas. Assumiu-se um nível de significância de 0,05 para os estudos de associação entre variáveis. Resultados: A idade média dos professores respondentes foi de 49±10, sendo 60,7% do sexo feminino; 72,8% são doutores e 33,0% lecionam em dois cursos ou mais. Na análise multivariada, verificou-se associação negativa da quantidade de TIC com a idade, associação direta com a titulação e com a participação em curso preparatório para o exercício da docência. As variáveis sexo e quantidade de cursos nos quais atuam não estão associadas à quantidade de TIC. Conclusões: A quantidade de ferramentas de TIC utilizadas diminui 1,2 a cada dez anos, aumenta 1,8 com a participação do docente em curso preparatório para a docência no ensino superior e aumenta 1 (uma) a cada titulação obtida.Objective: This study aims to verify the use of Information and Communication Technologies (ICT) by Higher Education teachers of Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus São Paulo, Vila Clementino, in their academic practices in the area of Health. Methods: This is a descriptive observational study of Cross-Sectional type, based on simple random sample consisting of 191 respondents, taken from a population of 1,510 teachers. The instrument for data collection was a questionnaire in two parts, with closed questions, according to a quantitative approach. The first contains the variables: age, gender, professional category, training, titration, courses that they teach, exercise time and participation in teacher preparation course to teach in higher education. The second part includes questions about use and intensity of the 27 ICT use, and six statements about teachers' opinions regarding the importance in the use of ICT. We studied the association between the total number of ICT to the age, sex, degree, amount of courses that teaches and participation in preparatory course for teaching in higher education through bivariate and multivariate analysis. It was also studied the profile of ICT use grouped into six groups according to gender and age. The analysis of teachers' opinion on the importance of ICT use was summarized by absolute and relative frequencies. It assumed a significance level of 0.05 for studies of association between variables. Results: The median age of the respondent teachers was 49 ± 10, 60.7% female, 72.8% and 33.0% are doctors and teach in two or more courses. In multivariate analysis, there was a negative association of the amount of ICT with age, direct association with the titration and participation in a preparatory course for the teaching profession. The gender and number of courses in which they act are not associated with the amount of ICT. Conclusions: The amount of ICT tools used decreases 1.2 per decade, increases 1.8 with the participation of teachers in preparatory course for teaching in higher education and increases by 1 every academic level.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSigulem, Daniel [UNIFESP]Pereira, Teresa Avalos [UNIFESP]2016-12-12T11:38:53Z2016-12-12T11:38:53Z2013-12-09info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfPEREIRA, Teresa Avalos. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por professores do ensino superior da área da saúde na 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2013. xx, 119 f.Publico_41263.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-05T06:03:44Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/41263Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-05T06:03:44Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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