Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Josely Alves dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28998
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.124
Resumo: This research started from the question: What are the possibilities for the development of the pedagogical practice of teachers who teach Mathematics in the first years of Elementary School for students with Autism Spectrum Disorder? Based on this guiding question, it was intended to study, identify, analyze and describe alternatives for educators to develop in their pedagogical practice in the early years in view of students with Autism Spectrum Disorder - ASD. To answer the proposed problem and achieve the objectives set, the research was developed in a qualitative approach, more specifically, the bibliographic research was adopted here. Through a contextualization of mathematics teaching in the early years and the specificities of Autism Spectrum Disorder, the present work portrayed some alternatives for learning the mathematical concepts seeking to establish if the strategy would be appropriate for autists. Thus, it was presented as a possibility for the diversification of the teacher's pedagogical practice the History of Mathematics, Problem Solving, Mathematical Modeling, Games, Information and Communication Technologies and Project-Based Learning. In order to establish whether each strategy would be viable for working with autistic students, we sought to interrelate the attributes of each and the characteristics of Autism Spectrum Disorder.
id UFU_923cee21bc91ab388ed7c5aab9940b2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/28998
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino FundamentalTeaching Mathematics and Autism Spectrum Disorder - ASD: possibilities for pedagogical practice in the early years of elementary schoolMatemáticaTranstorno do Espectro AutistaInclusão EscolarEnsinoAprendizagemMathematicsAutism Spectrum DisorderTeachingSchool InclusionLearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis research started from the question: What are the possibilities for the development of the pedagogical practice of teachers who teach Mathematics in the first years of Elementary School for students with Autism Spectrum Disorder? Based on this guiding question, it was intended to study, identify, analyze and describe alternatives for educators to develop in their pedagogical practice in the early years in view of students with Autism Spectrum Disorder - ASD. To answer the proposed problem and achieve the objectives set, the research was developed in a qualitative approach, more specifically, the bibliographic research was adopted here. Through a contextualization of mathematics teaching in the early years and the specificities of Autism Spectrum Disorder, the present work portrayed some alternatives for learning the mathematical concepts seeking to establish if the strategy would be appropriate for autists. Thus, it was presented as a possibility for the diversification of the teacher's pedagogical practice the History of Mathematics, Problem Solving, Mathematical Modeling, Games, Information and Communication Technologies and Project-Based Learning. In order to establish whether each strategy would be viable for working with autistic students, we sought to interrelate the attributes of each and the characteristics of Autism Spectrum Disorder.Dissertação (Mestrado)Esta pesquisa partiu do seguinte questionamento: Quais são as possibilidades para o desenvolvimento da prática pedagógica de professores que ensinam Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental para alunos com Transtorno do Espectro Autista? Pretendeu-se, com fundamento nessa questão norteadora, estudar, identificar, analisar e descrever alternativas para os educadores desenvolverem em sua prática pedagógica nos anos iniciais tendo em vista os alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Para responder o problema proposto e alcançar os objetivos traçados, a investigação foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, mais especificamente, adotou-se aqui a pesquisa bibliográfica. Mediante uma contextualização do ensino da Matemática nos anos iniciais e das especificidades do Transtorno do Espectro Autista, o presente trabalho retratou algumas alternativas para a aprendizagem dos conceitos matemáticos buscando estabelecer se a estratégia seria apropriada para autistas. Desse modo, apresentou-se como possibilidade para a diversificação do “fazer pedagógico” do professor a História da Matemática, a Resolução de Problemas, a Modelagem Matemática, os Jogos, as Tecnologias da Informação e Comunicação e a Aprendizagem Baseada em Projetos. Para estabelecer se cada estratégia seria viável para o trabalho com alunos autistas, foi feita uma inter-relação entre os atributos de cada uma delas e as características próprias do Transtorno do Espectro Autista.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoOliveira, Guilherme Saramago dehttp://lattes.cnpq.br/9522343899468842Arantes, Margareth Gomes RosaBaraúna, Silvana MalusáSantos, Josely Alves dos2020-03-16T14:31:19Z2020-03-16T14:31:19Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Josely Alves dos. Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.124https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28998https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.124porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-03-17T06:12:07Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/28998Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-03-17T06:12:07Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Teaching Mathematics and Autism Spectrum Disorder - ASD: possibilities for pedagogical practice in the early years of elementary school
title Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Santos, Josely Alves dos
Matemática
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão Escolar
Ensino
Aprendizagem
Mathematics
Autism Spectrum Disorder
Teaching
School Inclusion
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Santos, Josely Alves dos
author_facet Santos, Josely Alves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Guilherme Saramago de
http://lattes.cnpq.br/9522343899468842
Arantes, Margareth Gomes Rosa
Baraúna, Silvana Malusá
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Josely Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão Escolar
Ensino
Aprendizagem
Mathematics
Autism Spectrum Disorder
Teaching
School Inclusion
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Matemática
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão Escolar
Ensino
Aprendizagem
Mathematics
Autism Spectrum Disorder
Teaching
School Inclusion
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research started from the question: What are the possibilities for the development of the pedagogical practice of teachers who teach Mathematics in the first years of Elementary School for students with Autism Spectrum Disorder? Based on this guiding question, it was intended to study, identify, analyze and describe alternatives for educators to develop in their pedagogical practice in the early years in view of students with Autism Spectrum Disorder - ASD. To answer the proposed problem and achieve the objectives set, the research was developed in a qualitative approach, more specifically, the bibliographic research was adopted here. Through a contextualization of mathematics teaching in the early years and the specificities of Autism Spectrum Disorder, the present work portrayed some alternatives for learning the mathematical concepts seeking to establish if the strategy would be appropriate for autists. Thus, it was presented as a possibility for the diversification of the teacher's pedagogical practice the History of Mathematics, Problem Solving, Mathematical Modeling, Games, Information and Communication Technologies and Project-Based Learning. In order to establish whether each strategy would be viable for working with autistic students, we sought to interrelate the attributes of each and the characteristics of Autism Spectrum Disorder.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-16T14:31:19Z
2020-03-16T14:31:19Z
2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Josely Alves dos. Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.124
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28998
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.124
identifier_str_mv SANTOS, Josely Alves dos. Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.124
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28998
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1827843571004211200