Concepções de gramática na formação inicial de professores de língua portuguesa na UFVJM
Ano de defesa: | 2017 |
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Resumo: | O presente estudo tem o intuito de investigar as concepções de gramática subjacentes ao processo de formação inicial de professores de Língua Portuguesa nos cursos de Letras Português/Inglês e Português/Espanhol da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Propomos investigar essa questão em razão de o ensino da gramática na Educação Básica, enquanto conteúdo curricular, ainda ser baseado, segundo Perini (2014), na perspectiva normativa, sendo reduzido à aprendizagem da Língua Padrão de modo a desconsiderar os fatos da língua. De modo a compreender o porquê de o ensino de Língua Portuguesa ainda ser baseado na concepção normativa, propomos a observação desse problema durante o processo de formação docente, uma vez que a prática de ensino pode ser reflexo desse processo. Dessa forma, apoiamo-nos na definição do termo gramática como um “conjunto de regras” que discriminam o funcionamento da língua (POSSENTI, 1996, ANTUNES, 2003), que está associado a três concepções diferentes de gramática: normativa, descritiva e internalizada (POSSENTI, 1996; TRAVAGLIA, 2009). Esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso de base múltipla (YIN, 2005) de caráter qualitativo, que contou com a aplicação de questionários verticalizados e mistos aos seguintes sujeitos: cinco professores linguistas dos cursos de Letras da UFVJM e a cinco professores formados nesta Universidade que ingressaram nos cursos de Letras no ano de 2012. Além disso, realizamos também uma análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Letras da UFVJM com o intuito de compreender os pressupostos existentes para o ensino de gramática. Para a análise dos dados coletados adotamos a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2011). Como principal resultado do processo de análise e interpretação dos dados, podemos inferir que a concepção de gramática subjacente ao processo de formação nos cursos de Letras da UFVJM é predominantemente normativa. Por essa razão, esperamos que os dados apresentados nesta pesquisa consigam contribuir para uma reflexão sobre a importância do conhecimento das concepções de gramática no processo de formação inicial de professores de Língua Portuguesa, para que as práticas de ensino do professor formado não se reduzam somente ao aprendizado de uma única variante da língua. |
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Soares, Layane CamposBodolay, Adriana NascimentoSantos, Simone de Paula dosCintra, Marcos RogerioSantos, Sandro Vinicius Sales dosUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Bodolay, Adriana Nascimento2018-03-29T13:20:04Z2018-03-29T13:20:04Z20172017-09-18SOARES, Layane Campos. Concepções de gramática na formação inicial de professores de língua portuguesa na UFVJM. 2017. 153 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/7828e4c3-f877-4919-9729-93071f064675O presente estudo tem o intuito de investigar as concepções de gramática subjacentes ao processo de formação inicial de professores de Língua Portuguesa nos cursos de Letras Português/Inglês e Português/Espanhol da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Propomos investigar essa questão em razão de o ensino da gramática na Educação Básica, enquanto conteúdo curricular, ainda ser baseado, segundo Perini (2014), na perspectiva normativa, sendo reduzido à aprendizagem da Língua Padrão de modo a desconsiderar os fatos da língua. De modo a compreender o porquê de o ensino de Língua Portuguesa ainda ser baseado na concepção normativa, propomos a observação desse problema durante o processo de formação docente, uma vez que a prática de ensino pode ser reflexo desse processo. Dessa forma, apoiamo-nos na definição do termo gramática como um “conjunto de regras” que discriminam o funcionamento da língua (POSSENTI, 1996, ANTUNES, 2003), que está associado a três concepções diferentes de gramática: normativa, descritiva e internalizada (POSSENTI, 1996; TRAVAGLIA, 2009). Esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso de base múltipla (YIN, 2005) de caráter qualitativo, que contou com a aplicação de questionários verticalizados e mistos aos seguintes sujeitos: cinco professores linguistas dos cursos de Letras da UFVJM e a cinco professores formados nesta Universidade que ingressaram nos cursos de Letras no ano de 2012. Além disso, realizamos também uma análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Letras da UFVJM com o intuito de compreender os pressupostos existentes para o ensino de gramática. Para a análise dos dados coletados adotamos a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2011). Como principal resultado do processo de análise e interpretação dos dados, podemos inferir que a concepção de gramática subjacente ao processo de formação nos cursos de Letras da UFVJM é predominantemente normativa. Por essa razão, esperamos que os dados apresentados nesta pesquisa consigam contribuir para uma reflexão sobre a importância do conhecimento das concepções de gramática no processo de formação inicial de professores de Língua Portuguesa, para que as práticas de ensino do professor formado não se reduzam somente ao aprendizado de uma única variante da língua.Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017.The present study aims to investigate the grammar conceptions subjacent the process of initial formation of Portuguese Language Teachers in the Portuguese/English and the Portuguese/Spanish courses of the Federal University of the Vales do Jequitinhonha e Mucuri. We propose to investigate this question because the teaching of grammar in Basic Education, as a curricular content, is still based on Perini (2014), from the normative perspective, being reduced the learning of the standard language in order to disregard the facts of the language. In order to understand why the teaching of Portuguese language is still based on normative conception, we propose the observation of this problem during the teacher formation process, since the practice may be a reflection of this process. Therefore, we support the definition of the term grammar as a "set of rules" that discriminate the functioning of the language (POSSENTI, 1996, ANTUNES, 2003), which is associated with three different conceptions of grammar: normative, descriptive and internalized (POSSENTI, 1996; TRAVAGLIA, 2009). This research is characterized as a qualitative multiple base case study (YIN, 2005), with the application of vertical and mixed questionnaires to the following subjects: five linguistic teachers from the UFVJM Portuguese courses and five teachers trained in this University that entered the courses of Portuguese in the year of 2012. In addition, we also perform an analysis of the Pedagogical Projects of the UFVJM Portuguese courses to understand the existing assumptions of grammar teaching. For the analysis of the collected data we adopted the technique of the content analysis of Bardin (2011). As the main result of the process of analysis and interpretation of data, we can infer that the conception of grammar underlying the process of formation in the courses of Portuguese of UFVJM is predominantly normative. For this reason, we hope that data presented in this research can contribute to a reflection on the importance of knowledge of grammar conceptions in the initial formation process of Portuguese Language Teachers, so that the teaching practices of the teacher formed are not limited to the Learning of a single variant of the language.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessConcepções de gramática na formação inicial de professores de língua portuguesa na UFVJMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGramáticaFormação de professoresEnsino de Língua PortuguesaGrammarTeacher trainingPortuguese Language Teachingreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILlayane_campos_soares.pdf.jpglayane_campos_soares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2537https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/e8300d05-8484-423b-8e73-5609c64b054d/download5ddf0b4e1be324eb96461520ba65d454MD57falseAnonymousREADORIGINALlayane_campos_soares.pdflayane_campos_soares.pdfapplication/pdf2546153https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/9b4309ae-11e7-4872-a736-1f9337e96c96/downloade0679ebc8f383306dce02b8feefd363aMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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