“Como é em cima, é embaixo”: simbologias, mito e resistência dos Homens Pretos do Rosário do Serro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lima, Daniela Passos
Orientador(a): Carvalho, Marivaldo Aparecido de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UFVJM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/451b5f3f-710a-40b1-9806-155ca077f48b
Resumo: Ilustrações de capa: Simone Stricker.
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spelling Lima, Daniela PassosCambraia, Rosana PassosCarvalho, Marivaldo Aparecido deMartins, Marcos LobatoSilva, Rubens Alves daFonseca, Mariana BracksUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Carvalho, Marivaldo Aparecido de2019-08-14T15:26:51Z2019-08-14T15:26:51Z20182018-09-25LIMA, Daniela Passos. “Como é em cima, é embaixo”: simbologias, mito e resistência dos Homens Pretos do Rosário do Serro. 2018. 153 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/451b5f3f-710a-40b1-9806-155ca077f48bIlustrações de capa: Simone Stricker.A identidade negra que se expressa nos rituais congadeiros em torno da devoção à Nossa Senhora do Rosário resistiu no decorrer dos séculos e da diáspora africana a partir da reinterpretação de símbolos da cultura européia segundo os códigos culturais africanos. A partir do estudo e interpretação dos símbolos, a começar pelo mito, os aspectos mais ocultos da cosmovisão africana se revelam como forma de resistência do Povo Preto do Rosário. A Festa do Rosário é o tempo-espaço de produção e transmissão epistemológica dos saberes africanos e sua ressignificação em solo brasileiro. Através da celebração, a exaltação do ethos dos Homens Pretos se dá, na medida em que a festa instaura um momento simbólico de subversão dos valores sociais e morais da sociedade contemporânea. Esta pesquisa teórica tem como ponto de partida os conceitos da antropologia da religião, para iniciar uma discussão sobre o sagrado e as práticas religiosas de povos tradicionais, que se identificam na compreensão das suas práticas rituais, como forma de acessar e reintegrar-se à esfera do sagrado. A historiografia da tradição da festa do Rosário traz à luz as suas origens, possibilitando compreender a cosmovisão dos Povos do Rosário. Frente ao desafio de não haver estudos precisos sobre as origens étnicas das comunidades fixadas no Serro (MG) durante o período escravista, surgiu a necessidade de estudar e trazer à discussão a filosofia dos povos bantu e sudaneses, que trouxeram como resultados práticas em comum, todas expressas nos rituais do Rosário. A observação da festa, rito de onze dias de duração, revela a toda sociedade os aspectos mais essenciais do seu modo de vida, ainda que velados sob cantos, procissões e ritos de passagens, que as diversas pesquisas de antropologia comparada das religiões e a história desta tradição ajudam a compreender. Desse modo, esta pesquisa analisa a Festa do Rosário do Serro, para interpretar através dos símbolos, os aspectos de resistência da comunidade dos Homens Pretos do Rosário, cujos fundamentos permanecem em consonância com a tradição rural do Vale do Jequitinhonha, e com os preceitos ancestrais dos povos afro-brasileiros.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2018.The black identity expressed in the Congado rituals around devotion to Our Lady of the Rosary persevered throughout the centuries, and furthermore in spite of the African diaspora, due to the reinterpretation of symbols of European culture according to the African cultural codes. Through the study and interpretation of symbols, beginning with myth, the most hidden aspects of the African worldview are revealed as a form of resistance of the Black People of the Rosary. The “Festa do Rosário” (Rosary´s Party) is the time-space of epistemological production and transmission of African knowledge and its re-signification in Brazilian soil. During the celebration, the exaltation of the Black Men's ethos takes place, as the celebration establishes a symbolic moment of subversion of the social and moral values of contemporary society. This theoretical research has as its starting point the concepts of anthropology of religion, to initiate a discussion about the sacred and religious practices of traditional peoples, who identify themselves in the understanding of their ritual practices as a way to access and reintegrate to the sphere of the sacred. The historiography of the tradition of the “Festa do Rosário” brings to light its origins, making it possible to understand the cosmovision of the Peoples of the Rosary. Faced with the challenge of not having precise studies on the ethnic origins of the communities established in Serro (MG) during the slave period, there arose the need to study and bring to the discussion the philosophy of the Bantu and Sudanese peoples, who deeply share common roots, all expressed in the rituals of the Rosary. The observance of the festivities, an eleven-day ritual, reveals to every society the most essential aspects of their way of life, although veiled under songs, processions and rites of passage, comparative anthropological research of religions allows for a better understanding of this tradition. In this way, this research analyzes the “Festa do Rosário do Serro”, to interpret through the symbols, the resistant aspects of the community of the Black Men of the Rosary, whose foundations remain in harmony with the rural tradition of the Jequitinhonha Valley and with the ancestral precepts of Afro-Brazilian people.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccess“Como é em cima, é embaixo”: simbologias, mito e resistência dos Homens Pretos do Rosário do Serroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCongadoFestivais religiososDevoçãoCultura popularSincretismoReligious festivalDevotionPopular cultureSyncretismCongadoreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILdaniela_passos_lima.pdf.jpgdaniela_passos_lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2531https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/045b4e66-64ef-4ec3-8ca2-6aa020777288/downloadb98aba62b85cd3158744de55ac3a6d9aMD57falseCOLLECTION_351_DEFAULT_ITEM_READREADAnonymousREADORIGINALdaniela_passos_lima.pdfdaniela_passos_lima.pdfapplication/pdf2551610https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/51a4f728-0236-4a26-82e5-5deec26e0a61/download4f3d80f2e1902206434456e66b9b67a3MD51trueCOLLECTION_351_DEFAULT_ITEM_READREADAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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