Essays on energy and climate change

Energy resource management is fundamental to the global economy and the well-being of its population. At the same time, changes in the climatic system threaten to deeply affect both the demand for energy and the energy supply. Firstly, it is important to understand how the existing resources can be...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Trotter, Ian Michael lattes
Orientador/a: Féres, José Gustavo
Format: Tese
Language:eng
Published: Universidade Federal de Viçosa
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8651
Citação:TROTTER, Ian Michael. Essays on energy and climate change. 2016. 84f. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Resumo inglês:Gestão de recursos energéticos fundamental para a economia global e o bem-estar da população. Ao mesmo tempo, mudanças no sistema climático podem afetar profundamente a demanda por energia e o suprimento de energia. Primeiramente, é importante entender como os recursos existentes podem ser usados eficientemente. Por isso, o primeiro capítulo desta tese estuda a operação ótima de terminais de importação de gás natural liquefeito (GNL) com armazenamento. GNL cada vez mais considerado uma forma de energia chave e na transição de combustíveis fósseis as fontes renováveis. Os resultados principais sugerem que a operação de infraestrutura existente pode ser melhorada consideravelmente. Em segundo lugar, gostaríamos saber mais sobre como funções vitais da sociedade poderiam ser afetadas por mudanças no clima. Nesse contexto, o segundo capítulo examina o impacto de mudanças climáticas na demanda de energia elétrica: esse capítulo desenvolve um método para incorporar incerteza meteorológica na geração de cenários de demanda de energia elétrica sob um clima não-estacionária, e subsequentemente usa o método para estudar o caso do Brasil. Em resumo, o resultado principal sugere um aumento significativo na incerteza da demanda de energia elétrica devida as mudanças no clima. Finalmente, depois de investigar os impactos de mudanças climáticas, é natural perguntar o que pode ser feito para mitigar seus efeitos. Por isso, o terceiro capítulo apresenta uma análise exploratória de um dos esforços mais ambiciosos de mitigar mudanças climáticas – o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) – em que projetos em países em desenvolvimento realizam medidas de redução de emissões de gases de efeito estufa para ganhar créditos, que podem ser vendidos a entidades em países desenvolvidos com metas de redução. O objetivo da pesquisa foi descobrir consequências intencionais e não-intencionais do mecanismo, e assim e a aprender lições valiosas que devem ser considerados para esforços futuros. Os resultados sugerem que projetos de mitigação nas regiões mais pobres são os mais sensíveis ao preço de créditos de carbono.