Patentes militares de uso dual : estudo do caso brasileiro

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2019.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2019
Main Author: Alves, Guilherme Porto
Orientador/a: Araújo, Luiz Alberto D’Ávila de
Format: Dissertação
Language:por
Online Access:http://repositorio.unb.br/handle/10482/35201
Citação:ALVES, Guilherme Porto. Patentes militares de uso dual: estudo do caso brasileiro. 2019. 63 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo Português:Este trabalho explora a potencial utilização do conhecimento adquirido na construção de tecnologia militar para uso civil. Usando a citação de patentes como indicador e de uma amostra de patentes das empresas pertences a Base Industrial de Defesa Brasileira, analisou-se as citações recebidas por patentes militares em patentes subsequentes. As características tecnológicas das patentes citadas determinarão o uso de uma tecnologia militar. A metodologia envolve uma análise descritiva e a estimação de um modelo logit multinível para determinar os fatores que explicam o uso civil da tecnologia militar. Os resultados mostram um comportamento diferencial entre países das empresas citantes e tipos de tecnologia militar. As características das empresas, como a experiência tecnológica da empresa são críticas para o uso civil do conhecimento militar.