Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Teles, Tércia Ataíde França
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6326
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Lingüístico, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-graduação em Lingüística, 2008.
id UNB_75e981f6262dde56149888feb59b7e3c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6326
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anosVocabulário - análiseLíngua portuguesaMaterial didáticoCriançasEstudo e ensinoFalantes estrangeirosSurdos - educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Lingüístico, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-graduação em Lingüística, 2008.Essa pesquisa apresenta uma análise do vocabulário de três crianças ouvintes, falantes nativas da língua portuguesa, na faixa etária de cinco anos de idade, que freqüentam a escola e estão no início do processo de alfabetização. O principal objetivo do trabalho é caracterizar o português usado nessa faixa etária a fim de fornecer subsídio para elaboração e produção de material didático para o ensino da língua portuguesa para crianças surdas a partir da alfabetização. Os dados foram coletados em entrevistas gravadas e posteriormente transcritos ortograficamente. A partir daí, as palavras do corpus foram separadas através de um software, Z-text, e analisados dentro de uma perspectiva estruturalista/funcionalista tendo como referência os estudos de Halliday, Neves, Câmara, Basílio, Marcuschi, Koch e Rosa, entre outros. Os resultados confirmam que uma criança ouvinte de cinco anos de idade, falante nativa do português, tem um bom domínio das estruturas gramaticais e vocabulares de sua língua materna, independentemente de estar inserida em um meio mais(+) ou menos (-) escolarizado. Para a elaboração e confecção de material didático para o ensino de português como segunda língua para crianças surdas em inicio do processo de alfabetização, é importante dispor dos resultados de pesquisa que revelam os usos próprios de uma criança falante de português como língua materna. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis survey presents an analysis of the vocabulary of three hearing children, Portuguese native speakers and who are five years olds, who attend school and are at the beginning of the literacy process. The main objective of the study is to characterize the Portuguese used at this age in order to provide subsidy for preparation and production of educational material for the teaching of Portuguese language to hearing impaired children. Data were collected in recorded interviews and later transcribed. After that, the words of the corpus were separated by a software, Z-text, and analyzed within structuralist / functionalist perspective taking as reference studies of Halliday, Neves, Câmara, Basílio, Marcuschi, Koch and Rosa, among others. The results show that a hearing child of five, native speaker of Portuguese, has a good command of grammatical structures and vocabulary, whether placed in more (+) or less (-) intellectual. In order to develop and manufacture educational material for the teaching of Portuguese as a second language for hearing-impaired in beginning of the literacy process, it is important to relay on results that show how the hearing children speakers of Portuguese use their mother tongue.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaGrannier, Daniele MarcelleTeles, Tércia Ataíde França2010-12-23T13:53:01Z2010-12-23T13:53:01Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTELES, Tércia Ataíde França. Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anos. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6326info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T16:54:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/6326Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2025-03-24T10:42:36.011630Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anos
title Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anos
spellingShingle Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anos
Teles, Tércia Ataíde França
Vocabulário - análise
Língua portuguesa
Material didático
Crianças
Estudo e ensino
Falantes estrangeiros
Surdos - educação
title_short Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anos
title_full Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anos
title_fullStr Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anos
title_full_unstemmed Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anos
title_sort Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anos
author Teles, Tércia Ataíde França
author_facet Teles, Tércia Ataíde França
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grannier, Daniele Marcelle
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Tércia Ataíde França
dc.subject.por.fl_str_mv Vocabulário - análise
Língua portuguesa
Material didático
Crianças
Estudo e ensino
Falantes estrangeiros
Surdos - educação
topic Vocabulário - análise
Língua portuguesa
Material didático
Crianças
Estudo e ensino
Falantes estrangeiros
Surdos - educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Lingüístico, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-graduação em Lingüística, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2010-12-23T13:53:01Z
2010-12-23T13:53:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TELES, Tércia Ataíde França. Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anos. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6326
identifier_str_mv TELES, Tércia Ataíde França. Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anos. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1827848567680663552