Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras : uma análise das identidades na escrita biográfica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Matos, Vanessa Tavares de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38769
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.
id UNB_b74ce46d93a554307cc967ac6df83de7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38769
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras : uma análise das identidades na escrita biográficaAnálise de discurso críticaTrabalho docenteIdentidade profissionalCartasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.Esta dissertação apresenta o trabalho de investigação sobre o tema identidade docente, no contexto situado de formação continuada do Projeto Mulheres Inspiradoras – DF. O estudo é vinculado ao Grupo de Estudos de Educação Crítica e Autoria Criativa, coordenado pela Profa. Dra. Juliana de Freitas Dias, e relacionado ao projeto de pesquisa “Identidades na pós- modernidade, autoria criativa e consciência linguística crítica”. O trabalho é transdisciplinar, cujo marco teórico concentra-se nos fundamentos da Análise de Discurso Crítica, com base em Fairclough (2001; 2003) e em Chouliaraki e Fairclough (1999), em diálogo com estudos sobre identidade (HALL, 2014; SILVA, 2000; CASTELLS, 1999), com as contribuições teóricas da Educação Crítica e Engajada (FREIRE, 1967; GIROUX, 1997; HOOKS, 2013, 2006) e dos estudos antroposóficos sobre (auto)educação e trabalho biográfico (BACH, 2012b, 2018, 2019). O objetivo geral do estudo é: investigar se/como a escrita biográfica contribui para a transformação de identidades, no contexto situado de formação docente do PMI. A investigação foi operacionalizada por meio de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico discursivo (FLICK, 2009; DENZIN e LINCOLN, 2006; CHOULIARAKI e FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003). O corpus de dados é formado por ‘cartas pessoais’, escritas pelas/os professoras/es participantes durante a formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras de 2017. As categorias linguístico-discursivas mais recorrentes e relevantes que elucidaram a questão investigada foram: avaliação, modalidade, escolhas lexicais, metáfora, relações semântico-gramaticais e representação de atores e eventos sociais. Os resultados apontaram que a escrita biográfica mobiliza a reflexividade e o agenciamento humano, contribuindo para a transformação identitária docente, numa perspectiva de emancipação individual para a coletiva.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)This dissertation presents the research work on the theme of teacher identity, in the context of continuing education of the Mulheres Inspiradoras Project – DF. The study is linked to the Critical Education and Creative Authorship Study Group, coordinated by Profa. Dr. Juliana de Freitas Dias, and related to the research project “Identities in postmodernity, creative authorship and critical linguistic awareness”. The work is transdisciplinary, whose theoretical basis is concentrated on the foundations of Critical Discourse Analysis, based on Fairclough (2001; 2003) and Chouliaraki and Fairclough (1999), in dialogue with studies on identity (HALL, 2014; SILVA, 2000; CASTELLS, 1999), with the theoretical contributions of Critical and Engaged Education (FREIRE, 1967; GIROUX, 1997; HOOKS, 2013, 2006) and anthroposophical studies on (self)education and biographical work (BACH, 2012b, 2018, 2019). The general objective of the study is: to investigate whether / how biographical writing contributes to the transformation of identities, in the context of PMI's teacher education. The investigation was carried out through qualitative research of an ethnographic discursive nature (FLICK, 2009; DENZIN e LINCOLN, 2006; CHOULIARAKI and FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003). The data corpus is formed by 'personal letters', written by the teachers participating in the 2017 Mulheres Inspiradoras Project teacher education. The most recurrent and relevant linguistic-discursive categories that elucidated the question investigated were: evaluation, modality, vocabulary, metaphor, semantic-grammatical relations, representation of social actors and representation of social events. The results showed that biographical writing mobilizes reflexivity and human agency, contributing to the transformation of teaching identity, in a perspective of individual emancipation for the collective.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaDias, Juliana de FreitasMatos, Vanessa Tavares de2020-07-02T14:25:14Z2020-07-02T14:25:14Z2020-07-022020-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATOS, Vanessa Tavares de. Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras: uma análise das identidades na escrita biográfica. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38769A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T19:02:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/38769Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2025-03-24T11:02:39.828539Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras : uma análise das identidades na escrita biográfica
title Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras : uma análise das identidades na escrita biográfica
spellingShingle Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras : uma análise das identidades na escrita biográfica
Matos, Vanessa Tavares de
Análise de discurso crítica
Trabalho docente
Identidade profissional
Cartas
title_short Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras : uma análise das identidades na escrita biográfica
title_full Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras : uma análise das identidades na escrita biográfica
title_fullStr Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras : uma análise das identidades na escrita biográfica
title_full_unstemmed Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras : uma análise das identidades na escrita biográfica
title_sort Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras : uma análise das identidades na escrita biográfica
author Matos, Vanessa Tavares de
author_facet Matos, Vanessa Tavares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Juliana de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Vanessa Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de discurso crítica
Trabalho docente
Identidade profissional
Cartas
topic Análise de discurso crítica
Trabalho docente
Identidade profissional
Cartas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02T14:25:14Z
2020-07-02T14:25:14Z
2020-07-02
2020-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Vanessa Tavares de. Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras: uma análise das identidades na escrita biográfica. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38769
identifier_str_mv MATOS, Vanessa Tavares de. Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras: uma análise das identidades na escrita biográfica. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1827848637892263936