O pintor da vida moderna : crítica, arte e modernidade em Charles Baudelaire
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. |
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Silva, Wendell Menezes dawendell.ms111@gmail.comMantovani, Juliana Estanislau de Ataíde2023-01-09T22:00:26Z2023-01-09T22:00:26Z2023-01-092022-10-27SILVA, Wendell Menezes da. O pintor da vida moderna: crítica, arte e modernidade em Charles Baudelaire. 2022. 85 f., il Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45465Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.Esta dissertação propõe-se a compreender e a analisar as interferências e os diálogos da produção crítica de Charles Baudelaire em sua produção poética, principalmente no que diz respeito às artes visuais, notadamente à pintura. Para tanto, em um primeiro momento, foca-se nos novos caminhos do poeta na modernidade, condicionado pelas transformações da cidade de Paris no século XIX. Em seguida, parte-se para a compreensão dos reflexos da produção crítica na produção poética, com atenção à relação construída entre Baudelaire e Eugène Delacroix, e apoiamo-nos no soneto “A uma passante”, publicado em As flores do mal, de 1857, e no quadro A liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix, de 1830, para proceder tal compreensão. Por fim, tendo como ponto de partida o poema “Sobre Tasso na prisão, de Eugène Delacroix” e o quadro Tasso na prisão dos loucos, de 1839, também de autoria de Baudelaire e Delacroix, respectivamente, pretende-se construir uma interpretação das relações entre poesia e pintura, a partir do ponto de vista dos referidos artistas, bem como da situação do poeta na modernidade.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This dissertation proposes to understand and analyze the interferences and dialogues of Charles Baudelaire's critical production in his poetic production, especially with regard to the visual arts, notably painting. In order to do so, at first, it focuses on the poet's new paths in modernity, conditioned by the transformations of the city of Paris in the 19th century. Then, we start to understand the reflexes of critical production in poetic production, with attention to the relationship built between Baudelaire and Eugène Delacroix, and we rely on the sonnet “A uma passante” published in As flores do mal, 1857, and in the painting “A liberdade guiando o povo”, by Eugène Delacroix, 1830, to proceed such understanding. Finally, having as its starting point the poem “Sobre Tasso na prisão, de Eugène Delacroix” and the painting “Tasso na prisão dos loucos”, 1839, also authored by Baudelaire and Delacroix, respectively, we intend to build an interpretation of the relationship between poetry and painting, from the point of view of these artists, as well as the poet's situation in modernity.Instituto de Letras (IL)Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)Programa de Pós-Graduação em LiteraturaA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessO pintor da vida moderna : crítica, arte e modernidade em Charles Baudelaireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBaudelaire, Charles-Pierre, 1821-1867 - crítica e interpretaçãoArtes visuaisLiteraturaPinturaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2022_WendellMenezesdaSilva.pdf2022_WendellMenezesdaSilva.pdfapplication/pdf1085850http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45465/1/2022_WendellMenezesdaSilva.pdf02a2773b3adc2c3093ea97665601111cMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45465/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/454652024-03-14 11:49:06.106open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-14T14:49:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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