Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Oliveira, Rogério Soares de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/3135
Resumo: Diante da atual realidade na qual se configura um cenário marcado pelo rompimento de fronteiras culturais e por se entender o mundo como um universo mais unificado, faz-se mister refletir sobre as concepções de cultura existentes nesse contexto. Na contemporaneidade, o mundo está cada vez mais marcado pela multiculturalidade das sociedades, pelo enfraquecimento de antigos referenciais culturais e pela multiplicação de afirmações identitárias. O ensino de línguas estrangeiras é uma oportunidade para inserir o aluno nesse universo planetário de uma aparente cultura on-line, mas que, cada vez mais, vem a reforçar identidades diversas. Nesse sentido, a dissertação aqui apresentada, além de promover espaço para uma discussão acerca dessas questões próprias da contemporaneidade, apresenta os resultados de uma pesquisa feita com dois livros didáticos de espanhol selecionados para integrarem o Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: El arte de leer Español e Síntesis: curso de língua española. A referida pesquisa versou sobre as seguintes questões: De que forma os manuais didáticos para o ensinoaprendizagem de espanhol produzidos no Brasil contemplam: a) a pluralidade cultural do mundo hispânico?; b) a afirmação da(s) identidade(s) latinoamericana(s)?; e c) a interação com a formação identitária do aluno brasileiro? Para tanto, adotamos a metodologia da análise qualitativa e a técnica de análise de conteúdo, tomando como indicadores de análise as seguintes categorias: espaços geográficos e territórios culturais explorados nos textos; as identidades dos personagens anônimos e famosos que circulam nos livros; e as atividades didáticas relacionadas às questões culturais propostas aos alunos. A partir das análises podese concluir que os livros selecionados dão diferentes respostas às questões propostas para esta pesquisa. O livro Síntesis: curso de lengua española, não explora, de fato, a pluralidade cultural do mundo hispânico, tem seus personagens marcados por identidades não latino-americanas e não promovem, através das atividades relacionadas a questões culturais, nenhuma interação com a formação identitária do aluno brasileiro. Ao passo que, o livro El arte de leer Español explora a multiplicidade de espaços geográficos e territórios culturais do mundo hispânico, além de trazer referenciais do Brasil e de outros lugares. Além disso, o livro prioriza identidades latino-americanas e promove, em muitas atividades, a interação com as culturas e identidades dos aprendizes brasileiros de espanhol.
id UNEB-8_00299d958003240621e7cb50b04828d4
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3135
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no BrasilIdentity and Cultural Plurality Issues in Spanish Textbooks Produced in BrazilPluralidade CulturalIdentidadeInterculturalidadeLivro DidáticoEnsino de EspanholDiante da atual realidade na qual se configura um cenário marcado pelo rompimento de fronteiras culturais e por se entender o mundo como um universo mais unificado, faz-se mister refletir sobre as concepções de cultura existentes nesse contexto. Na contemporaneidade, o mundo está cada vez mais marcado pela multiculturalidade das sociedades, pelo enfraquecimento de antigos referenciais culturais e pela multiplicação de afirmações identitárias. O ensino de línguas estrangeiras é uma oportunidade para inserir o aluno nesse universo planetário de uma aparente cultura on-line, mas que, cada vez mais, vem a reforçar identidades diversas. Nesse sentido, a dissertação aqui apresentada, além de promover espaço para uma discussão acerca dessas questões próprias da contemporaneidade, apresenta os resultados de uma pesquisa feita com dois livros didáticos de espanhol selecionados para integrarem o Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: El arte de leer Español e Síntesis: curso de língua española. A referida pesquisa versou sobre as seguintes questões: De que forma os manuais didáticos para o ensinoaprendizagem de espanhol produzidos no Brasil contemplam: a) a pluralidade cultural do mundo hispânico?; b) a afirmação da(s) identidade(s) latinoamericana(s)?; e c) a interação com a formação identitária do aluno brasileiro? Para tanto, adotamos a metodologia da análise qualitativa e a técnica de análise de conteúdo, tomando como indicadores de análise as seguintes categorias: espaços geográficos e territórios culturais explorados nos textos; as identidades dos personagens anônimos e famosos que circulam nos livros; e as atividades didáticas relacionadas às questões culturais propostas aos alunos. A partir das análises podese concluir que os livros selecionados dão diferentes respostas às questões propostas para esta pesquisa. O livro Síntesis: curso de lengua española, não explora, de fato, a pluralidade cultural do mundo hispânico, tem seus personagens marcados por identidades não latino-americanas e não promovem, através das atividades relacionadas a questões culturais, nenhuma interação com a formação identitária do aluno brasileiro. Ao passo que, o livro El arte de leer Español explora a multiplicidade de espaços geográficos e territórios culturais do mundo hispânico, além de trazer referenciais do Brasil e de outros lugares. Além disso, o livro prioriza identidades latino-americanas e promove, em muitas atividades, a interação com as culturas e identidades dos aprendizes brasileiros de espanhol.Ante la realidad actual en la que se configura un mundo con un escenario marcado por la ruptura de fronteras culturales y por entenderse como universalmente más unificado, se hace necesario reflexionar sobre las concepciones de cultura que existen en ese contexto. La enseñanza de lenguas extranjeras es una oportunidad de incluir al alumno en ese universo de una aparente cultura on line, pero que cada vez más viene a reforzar las diversas identidades. En este sentido, la disertación aquí presentada, además de promover una discusión acerca de esas cuestiones propias de la contemporaneidad, presenta los resultados de una investigación hecha en base a dos libros didácticos de español, seleccionados para integrar el Programa Nacional del Libro para la Enseñanza Secundaria: El arte de leer en español y Síntesis: curso de lengua española. La referida investigación trató de las siguientes cuestiones: De qué forma los manuales didácticos para la enseñanza-aprendizaje del español, producidos en Brasil, contemplan: (a) la pluralidad cultural del mundo hispánico; (b) la afirmación de la(s) identidades latinoamericanas y (c) la interacción con la formación de la identidad del alumno brasileño. Para ello, adoptamos la metodología del análisis cualitativo y la técnica de análisis de contenido, tomando como indicadores de análisis las siguientes categorías: espacios geográficos y territorios culturales explotados en los textos; las identidades de los personajes anónimos y famosos que circulan en los libros; y las actividades didácticas relacionadas con las cuestiones culturales propuestas a los alumnos. A partir de los análisis se puede concluir que los libros seleccionados dan distintas respuestas a las cuestiones propuestas para esta investigación. El libro Síntesis: curso de lengua española no explota, de hecho, la pluralidad cultural del mundo hispánico, sus personajes están marcados por identidades no latino-americanas y no promueven, a través de las actividades relacionadas a cuestiones culturales, ninguna interacción con la formación de la identidad del alumno brasileño. En cambio, el libro El arte de leer español explota la multiplicidad de espacios geográficos y territorios culturales del mundo hispánico, además de incluir referencias a Brasil y otros lugares. Más allá de eso, este libro prioriza las identidades latinoamericanas y promueve, en muchas de las actividades, la interacción con las culturas e identidades de los aprendices brasileños de español.Mota, Kátia Maria SantosSilva, Ana Célia daFernandes, Márcia ParaquettOliveira, Rogério Soares de2022-09-05T10:57:56Z2022-09-05T10:57:56Z2008-06-08info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Rogério Soares de. Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil. Orientador: Kátia Maria Santos Mota. 2008. 191f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/3135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2023-12-02T03:00:40Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3135Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2023-12-02T03:00:40Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil
Identity and Cultural Plurality Issues in Spanish Textbooks Produced in Brazil
title Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil
spellingShingle Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil
Oliveira, Rogério Soares de
Pluralidade Cultural
Identidade
Interculturalidade
Livro Didático
Ensino de Espanhol
title_short Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil
title_full Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil
title_fullStr Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil
title_full_unstemmed Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil
title_sort Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil
author Oliveira, Rogério Soares de
author_facet Oliveira, Rogério Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Kátia Maria Santos
Silva, Ana Célia da
Fernandes, Márcia Paraquett
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rogério Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Pluralidade Cultural
Identidade
Interculturalidade
Livro Didático
Ensino de Espanhol
topic Pluralidade Cultural
Identidade
Interculturalidade
Livro Didático
Ensino de Espanhol
description Diante da atual realidade na qual se configura um cenário marcado pelo rompimento de fronteiras culturais e por se entender o mundo como um universo mais unificado, faz-se mister refletir sobre as concepções de cultura existentes nesse contexto. Na contemporaneidade, o mundo está cada vez mais marcado pela multiculturalidade das sociedades, pelo enfraquecimento de antigos referenciais culturais e pela multiplicação de afirmações identitárias. O ensino de línguas estrangeiras é uma oportunidade para inserir o aluno nesse universo planetário de uma aparente cultura on-line, mas que, cada vez mais, vem a reforçar identidades diversas. Nesse sentido, a dissertação aqui apresentada, além de promover espaço para uma discussão acerca dessas questões próprias da contemporaneidade, apresenta os resultados de uma pesquisa feita com dois livros didáticos de espanhol selecionados para integrarem o Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: El arte de leer Español e Síntesis: curso de língua española. A referida pesquisa versou sobre as seguintes questões: De que forma os manuais didáticos para o ensinoaprendizagem de espanhol produzidos no Brasil contemplam: a) a pluralidade cultural do mundo hispânico?; b) a afirmação da(s) identidade(s) latinoamericana(s)?; e c) a interação com a formação identitária do aluno brasileiro? Para tanto, adotamos a metodologia da análise qualitativa e a técnica de análise de conteúdo, tomando como indicadores de análise as seguintes categorias: espaços geográficos e territórios culturais explorados nos textos; as identidades dos personagens anônimos e famosos que circulam nos livros; e as atividades didáticas relacionadas às questões culturais propostas aos alunos. A partir das análises podese concluir que os livros selecionados dão diferentes respostas às questões propostas para esta pesquisa. O livro Síntesis: curso de lengua española, não explora, de fato, a pluralidade cultural do mundo hispânico, tem seus personagens marcados por identidades não latino-americanas e não promovem, através das atividades relacionadas a questões culturais, nenhuma interação com a formação identitária do aluno brasileiro. Ao passo que, o livro El arte de leer Español explora a multiplicidade de espaços geográficos e territórios culturais do mundo hispânico, além de trazer referenciais do Brasil e de outros lugares. Além disso, o livro prioriza identidades latino-americanas e promove, em muitas atividades, a interação com as culturas e identidades dos aprendizes brasileiros de espanhol.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-08
2022-09-05T10:57:56Z
2022-09-05T10:57:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Rogério Soares de. Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil. Orientador: Kátia Maria Santos Mota. 2008. 191f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/3135
identifier_str_mv OLIVEIRA, Rogério Soares de. Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil. Orientador: Kátia Maria Santos Mota. 2008. 191f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/3135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1830843473337516032