Quilombo do conhecimento: a experiência das relações interculturais na UNILAB, uma análise de seus dilemas e possibilidades como perspectiva decolonial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santos, Nelma de Andrade
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/2243
Resumo: Este trabalho trata de um dos frutos das lutas, mobilizações, tensionamentos e esforços empreendidos pelas populações negras para a institucionalização de uma educação antirracista. A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira (UNILAB), lócus do nosso estudo, nasce destas iniciativas, em consonância com políticas educacionais afirmativas e de expansão das universidades públicas federais no Brasil, orientada também para a sua internacionalização e interiorização. Em parceria com os países lusófonos africanos, a Unilab finca as suas raízes em territórios de resistência das populações negras do Ceará e da Bahia e marca um novo capítulo na educação superior brasileira, uma vez que assumiu o compromisso e a responsabilidade de estabelecer novas relações entre brasileiros e africanos lusófonos a partir de uma formação acadêmica pautada na pluralidade de ideias, etnias, gêneros, epistemologias e histórias. O debate que envolve as perspectivas decoloniais, interculturais e afrocentradas ainda é muito recente no Brasil, sobretudo no que tange à formação de professores/as. Objetivamos nesta pesquisa compreender se a proposta pedagógica para a formação de professores/as, aliado às trocas interculturais entre estudantes brasileiros e africanos da Unilab/Malês, tem se constituído como um processo de aprendizagens decoloniais, antirracistas e interculturais para estes futuros educadores. Desse modo, para a realização dessa pesquisa, de base qualitativa, adotamos o método etnográfico, o qual precisou ser ressignificado, em virtude da crise sanitária que se abateu sobre o mundo. Para melhor dialogar com os objetivos propostos, colhemos narrativas de atores sociais oriundos dos cursos de licenciatura em Letras, Pedagogia, História e Ciências Sociais, já que esses sujeitos estarão aptos a trabalhar nas escolas de educação básica. Narrativas negras, diaspóricas, de brasileiros/as guineenses, angolanos/as e cabo-verdianas conduziram os nossos olhares e reflexões para além dos documentos, propostas e projetos. São diálogos que mostram como a diversidade de pessoas presentes na Unilab/Malês está construindo experiências culturais, políticas, sociais e educacionais outras, que geram conflitos e também novas formas de aprendizados com práticas decoloniais, afrocentradas e interculturais.
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Em parceria com os países lusófonos africanos, a Unilab finca as suas raízes em territórios de resistência das populações negras do Ceará e da Bahia e marca um novo capítulo na educação superior brasileira, uma vez que assumiu o compromisso e a responsabilidade de estabelecer novas relações entre brasileiros e africanos lusófonos a partir de uma formação acadêmica pautada na pluralidade de ideias, etnias, gêneros, epistemologias e histórias. O debate que envolve as perspectivas decoloniais, interculturais e afrocentradas ainda é muito recente no Brasil, sobretudo no que tange à formação de professores/as. Objetivamos nesta pesquisa compreender se a proposta pedagógica para a formação de professores/as, aliado às trocas interculturais entre estudantes brasileiros e africanos da Unilab/Malês, tem se constituído como um processo de aprendizagens decoloniais, antirracistas e interculturais para estes futuros educadores. Desse modo, para a realização dessa pesquisa, de base qualitativa, adotamos o método etnográfico, o qual precisou ser ressignificado, em virtude da crise sanitária que se abateu sobre o mundo. Para melhor dialogar com os objetivos propostos, colhemos narrativas de atores sociais oriundos dos cursos de licenciatura em Letras, Pedagogia, História e Ciências Sociais, já que esses sujeitos estarão aptos a trabalhar nas escolas de educação básica. Narrativas negras, diaspóricas, de brasileiros/as guineenses, angolanos/as e cabo-verdianas conduziram os nossos olhares e reflexões para além dos documentos, propostas e projetos. São diálogos que mostram como a diversidade de pessoas presentes na Unilab/Malês está construindo experiências culturais, políticas, sociais e educacionais outras, que geram conflitos e também novas formas de aprendizados com práticas decoloniais, afrocentradas e interculturais.This work deals with one of the fruits of the struggles, mobilizations, tensions and efforts undertaken by black populations to institutionalize an anti-racist education. The University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB), the locus of our study, was born from these initiatives, in line with affirmative educational policies and expansion of federal public universities in Brazil, also oriented towards their internationalization and internalization. In partnership with Portuguese-speaking African countries, Unilab has its roots in territories of resistance of the black populations of Ceará and Bahia and marks a new chapter in Brazilian higher education, as it has assumed the commitment and responsibility to establish new relationships between Brazilians and Portuguese-speaking Africans from an academic background based on the plurality of ideas, ethnicities, genders, epistemologies and histories. The debate involving decolonial, intercultural and Afrocentered perspectives is still very recent in Brazil, especially with regard to teacher education. In this research, we aim to understand if the pedagogical proposal for teacher training, combined with intercultural exchanges between Brazilian and African students at Unilab/Malês, has been constituted as a process of decolonial, anti-racist and intercultural learning for these future educators. Thus, to carry out this qualitatively-based research, we adopted the ethnographic method, which had to be redefined due to the health crisis that befell the world. To better dialogue with the proposed objectives, we collected narratives from social actors from Licentiate courses in Arts, Pedagogy, History and Social Sciences, since these subjects will be able to work in basic education schools. Black, diasporic narratives of Brazilian Guineans, Angolans and Cape Verdeans guided our views and reflections beyond documents, proposals and projects. These are dialogues that show how the diversity of people present at Unilab/Malês is building other cultural, political, social and educational experiences, which generate conflicts and also new ways of learning with decolonial, Afro-centered and intercultural practices.Messeder, Marcos Luciano Lopes Ribeiro, Fábia BarbosaQueiroz, Delcele MascarenhasSantos, Nelma de Andrade2022-03-05T00:26:43Z2022-03-05T00:26:43Z2021-11-29info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTOS, Nelma de Andrade. Quilombo do conhecimento: a experiência das relações interculturais na unilab, uma análise de seus dilemas e possibilidades como perspectiva decolonial. Orientador: Luciano Lopes Messeder. 2021. 267f. 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