Imagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Carvalho, Graciele Mendes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/2439
Resumo: Localizada no campo dos estudos feministas de gênero, esta pesquisa tem o propósito de compreender como as práticas pedagógicas referentes às questões de gênero são produzidas nos/com os cotidianos da educação infantil. Para tanto, foi produzido um estudo cartográfico com educadoras de uma instituição de educação infantil localizada no município de Olindina/BA. O mergulho nos/com os cotidianos foi inspirado pelos objetivos específicos: a) refletir os saberesfazeres sobre gênero; b) identificar fios do dentrofora escolar que participam das produções das práticas pedagógicas; c) mapear as invenções e/ou reproduções das práticas pedagógicas referentes às questões de gênero e, d) produzir projeto de intervenção visando (re) criar práticas pedagógicas em perspectiva de gênero. Com abertura aos aconteceres cotidianos, “bebendo de todas as fontes”, “virando de ponta cabeça”, “narrando a vida e literatizando à ciência”, as imagensnarrativas produzidas foram cartografadas a partir dos dispositivos Ateliê de Pesquisa e Diário de Campo, sendo compartilhadas àquelas que se caracterizam como rastros das práticas pedagógicas referentes às questões de gênero. Devido à impossibilidade de cartografar a totalidade das produções nos/com os cotidianos e como as imagensnarrativas são ficcionais e não uma representação de uma “realidade”, as compreensões tecidas se caracterizam como um mapa aberto. As conexões ficcionais evidenciam que as práticas pedagógicas são produzidas por muitos fios que se embaraçam, onde tramas são formadas e desatadas em um movimento complexo. Mesmo havendo produção de práticas pedagógicas que intentam a constituição de uma base sólida para controle dos corpos infantis em torno das padronizações de gênero, a aprendizagemensino com as crianças e outros aconteceres cotidianos possibilitam deslocamentos que criam outro (s) território (s). A partir das conexões ficcionais e anseios do coletivo a prepositiva de (re) invenção “Ateliê de leitura nos/dos/com os cotidianos da educação infantil”, intenta a construção de um espaço dinâmico para germinação de olhares em perspectiva de gênero e de caminhos que se deslocam para uma educação mais igualitária para as crianças da educação infantil.
id UNEB-8_a7fbe77f4051cdec2d0988ab8b69e692
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2439
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Imagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistasNarrative images of pedagogical practices from a gender perspective: everyday fabricsGêneroPráticas pedagógicasPráticas pedagógicasEducação InfantilImagensnarrativasLocalizada no campo dos estudos feministas de gênero, esta pesquisa tem o propósito de compreender como as práticas pedagógicas referentes às questões de gênero são produzidas nos/com os cotidianos da educação infantil. Para tanto, foi produzido um estudo cartográfico com educadoras de uma instituição de educação infantil localizada no município de Olindina/BA. O mergulho nos/com os cotidianos foi inspirado pelos objetivos específicos: a) refletir os saberesfazeres sobre gênero; b) identificar fios do dentrofora escolar que participam das produções das práticas pedagógicas; c) mapear as invenções e/ou reproduções das práticas pedagógicas referentes às questões de gênero e, d) produzir projeto de intervenção visando (re) criar práticas pedagógicas em perspectiva de gênero. Com abertura aos aconteceres cotidianos, “bebendo de todas as fontes”, “virando de ponta cabeça”, “narrando a vida e literatizando à ciência”, as imagensnarrativas produzidas foram cartografadas a partir dos dispositivos Ateliê de Pesquisa e Diário de Campo, sendo compartilhadas àquelas que se caracterizam como rastros das práticas pedagógicas referentes às questões de gênero. Devido à impossibilidade de cartografar a totalidade das produções nos/com os cotidianos e como as imagensnarrativas são ficcionais e não uma representação de uma “realidade”, as compreensões tecidas se caracterizam como um mapa aberto. As conexões ficcionais evidenciam que as práticas pedagógicas são produzidas por muitos fios que se embaraçam, onde tramas são formadas e desatadas em um movimento complexo. Mesmo havendo produção de práticas pedagógicas que intentam a constituição de uma base sólida para controle dos corpos infantis em torno das padronizações de gênero, a aprendizagemensino com as crianças e outros aconteceres cotidianos possibilitam deslocamentos que criam outro (s) território (s). A partir das conexões ficcionais e anseios do coletivo a prepositiva de (re) invenção “Ateliê de leitura nos/dos/com os cotidianos da educação infantil”, intenta a construção de um espaço dinâmico para germinação de olhares em perspectiva de gênero e de caminhos que se deslocam para uma educação mais igualitária para as crianças da educação infantil.Located in the field of feminist gender studies, this research aims to understand how the pedagogical practices related to gender issues are produced in / with the daily lives of early childhood education. To this end, a cartographic study was produced with educators from an early childhood education institution located in the municipality of Olindina / BA. The dive in / with everyday life was inspired by the specific objectives: a) reflect the knowledge about gender; b) identify wires from insideout of school who participate in the production of pedagogical practices; c) to map the inventions and / or reproductions of pedagogical practices related to gender issues, and d) to produce an intervention project aimed at (re) creating pedagogical practices from a gender perspective. Open to everyday events, “drinking from all sources”, “turning upside down”, “narrating life and teaching science”, the narrativeimages produced were mapped using the Ateliê de Pesquisa and Diário de Campo devices, being shared those that are characterized as traces of pedagogical practices related to gender issues. Due to the impossibility of mapping the totality of productions in / with everyday life and as the narrative images are fictional and not a representation of a “reality”, the woven understandings are characterized as an open map. The fictional connections show that the pedagogical practices are produced by many threads that become entangled, where plots are formed and untied in a complex movement. Even with the production of pedagogical practices that attempt to constitute a solid basis for the control of children's bodies around from gender standardization, teachinglearning with children and other everyday happenings enable displacements that create other territory (s). Based on the fictional connections and desires of the collective, the prepositive of (re) invention “Atelier of reading in / with / the daily lives of early childhood education”, intends to build a dynamic space for the germination of perspectives in the perspective of gender and paths who move towards a more equal education for children in early childhood education.Silva, Zuleide Paiva daSilva, Ana Lúcia Gomes daSouza, Milena Cristina Aragão Ribeiro deCarvalho, Graciele Mendes2022-05-25T13:37:14Z2022-05-25T13:37:14Z2020-09-16info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCARVALHO, Graciele Mendes. Imagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistas. Orientadora: Zuleide Paiva da Silva. 2020. 129f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação, Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2020.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/2439ark:/31471/00130000033n8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-04-27T03:00:31Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2439Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-04-27T03:00:31Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistas
Narrative images of pedagogical practices from a gender perspective: everyday fabrics
title Imagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistas
spellingShingle Imagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistas
Carvalho, Graciele Mendes
Gênero
Práticas pedagógicas
Práticas pedagógicas
Educação Infantil
Imagensnarrativas
title_short Imagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistas
title_full Imagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistas
title_fullStr Imagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistas
title_full_unstemmed Imagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistas
title_sort Imagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistas
author Carvalho, Graciele Mendes
author_facet Carvalho, Graciele Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Zuleide Paiva da
Silva, Ana Lúcia Gomes da
Souza, Milena Cristina Aragão Ribeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Graciele Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Práticas pedagógicas
Práticas pedagógicas
Educação Infantil
Imagensnarrativas
topic Gênero
Práticas pedagógicas
Práticas pedagógicas
Educação Infantil
Imagensnarrativas
description Localizada no campo dos estudos feministas de gênero, esta pesquisa tem o propósito de compreender como as práticas pedagógicas referentes às questões de gênero são produzidas nos/com os cotidianos da educação infantil. Para tanto, foi produzido um estudo cartográfico com educadoras de uma instituição de educação infantil localizada no município de Olindina/BA. O mergulho nos/com os cotidianos foi inspirado pelos objetivos específicos: a) refletir os saberesfazeres sobre gênero; b) identificar fios do dentrofora escolar que participam das produções das práticas pedagógicas; c) mapear as invenções e/ou reproduções das práticas pedagógicas referentes às questões de gênero e, d) produzir projeto de intervenção visando (re) criar práticas pedagógicas em perspectiva de gênero. Com abertura aos aconteceres cotidianos, “bebendo de todas as fontes”, “virando de ponta cabeça”, “narrando a vida e literatizando à ciência”, as imagensnarrativas produzidas foram cartografadas a partir dos dispositivos Ateliê de Pesquisa e Diário de Campo, sendo compartilhadas àquelas que se caracterizam como rastros das práticas pedagógicas referentes às questões de gênero. Devido à impossibilidade de cartografar a totalidade das produções nos/com os cotidianos e como as imagensnarrativas são ficcionais e não uma representação de uma “realidade”, as compreensões tecidas se caracterizam como um mapa aberto. As conexões ficcionais evidenciam que as práticas pedagógicas são produzidas por muitos fios que se embaraçam, onde tramas são formadas e desatadas em um movimento complexo. Mesmo havendo produção de práticas pedagógicas que intentam a constituição de uma base sólida para controle dos corpos infantis em torno das padronizações de gênero, a aprendizagemensino com as crianças e outros aconteceres cotidianos possibilitam deslocamentos que criam outro (s) território (s). A partir das conexões ficcionais e anseios do coletivo a prepositiva de (re) invenção “Ateliê de leitura nos/dos/com os cotidianos da educação infantil”, intenta a construção de um espaço dinâmico para germinação de olhares em perspectiva de gênero e de caminhos que se deslocam para uma educação mais igualitária para as crianças da educação infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-16
2022-05-25T13:37:14Z
2022-05-25T13:37:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Graciele Mendes. Imagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistas. Orientadora: Zuleide Paiva da Silva. 2020. 129f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação, Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2020.
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/2439
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/31471/00130000033n8
identifier_str_mv CARVALHO, Graciele Mendes. Imagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistas. Orientadora: Zuleide Paiva da Silva. 2020. 129f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação, Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2020.
ark:/31471/00130000033n8
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/2439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1848166858627219456