O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (Profletras) |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/8282 |
Resumo: | Considerando o cenário da falta de progresso na aprendizagem, agravada pelo isolamento social (2020-2022) decorrente da pandemia do coronavírus, além da pouca participação em eventos culturais e artísticos e a frequente baixa autoestima dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, em Jacobina/Bahia, desenvolvemos uma proposta de intervenção pedagógica, que conduzisse os aprendizes à reflexão sobre valores e vícios humanos, através das artes – literatura e teatro, a fim de estimular a leitura, a escrita e a performance do corpo em cena. A presente dissertação proporcionou ao aluno vivências literárias dramatizadas, a partir de narrativa curta, reproduzida em equipes com ênfase nos valores humanos. O objetivo foi estimular a escrita narrativa a partir do conto O Príncipe Gentileza e dramatizar o novo enredo construído, desenvolvendo o pensamento crítico, a consciência artística, o refinamento da expressividade corporal e emocional dos alunos. Paralelamente, tais atividades contribuem para formação de sujeitos críticos, engajados socialmente na realização de projetos coletivos. O aporte teórico que sustenta a proposta está centrado, principalmente, nos seguintes autores Boal (1991), Fiorindo e Wendell (2014), Wendell (2011) que tratam a respeito do teatro; Coelho (1966) (2000) abordando o ensino de literatura; Ostrower (1990), Rogers (2009) que trazem a criatividade e o processo de criação; Kleiman (2002), Solé (1998) Koch e Elias (2008), (2012), Fiorindo (2015) que abordam a leitura e escrita; Torralba (2015), Antunes (2015) que trazem os valores humanos. Os resultados evidenciam que o teatro e a literatura desempenharam um papel significativo no aprimoramento das habilidades interpessoais e no desenvolvimento pessoal dos alunos. Acreditamos que essas experiências prepararam o terreno para o crescimento do caráter e promoveram a incorporação de valores humanos. |
id |
UNEB-8_dc3bc0be33c371b468374120933a8031 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/8282 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanosTheater as a pedagogical tool for the development of human valuesconto adaptadoteatrovalores humanosleituraescritaConsiderando o cenário da falta de progresso na aprendizagem, agravada pelo isolamento social (2020-2022) decorrente da pandemia do coronavírus, além da pouca participação em eventos culturais e artísticos e a frequente baixa autoestima dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, em Jacobina/Bahia, desenvolvemos uma proposta de intervenção pedagógica, que conduzisse os aprendizes à reflexão sobre valores e vícios humanos, através das artes – literatura e teatro, a fim de estimular a leitura, a escrita e a performance do corpo em cena. A presente dissertação proporcionou ao aluno vivências literárias dramatizadas, a partir de narrativa curta, reproduzida em equipes com ênfase nos valores humanos. O objetivo foi estimular a escrita narrativa a partir do conto O Príncipe Gentileza e dramatizar o novo enredo construído, desenvolvendo o pensamento crítico, a consciência artística, o refinamento da expressividade corporal e emocional dos alunos. Paralelamente, tais atividades contribuem para formação de sujeitos críticos, engajados socialmente na realização de projetos coletivos. O aporte teórico que sustenta a proposta está centrado, principalmente, nos seguintes autores Boal (1991), Fiorindo e Wendell (2014), Wendell (2011) que tratam a respeito do teatro; Coelho (1966) (2000) abordando o ensino de literatura; Ostrower (1990), Rogers (2009) que trazem a criatividade e o processo de criação; Kleiman (2002), Solé (1998) Koch e Elias (2008), (2012), Fiorindo (2015) que abordam a leitura e escrita; Torralba (2015), Antunes (2015) que trazem os valores humanos. Os resultados evidenciam que o teatro e a literatura desempenharam um papel significativo no aprimoramento das habilidades interpessoais e no desenvolvimento pessoal dos alunos. Acreditamos que essas experiências prepararam o terreno para o crescimento do caráter e promoveram a incorporação de valores humanos.Considering the scenario of lack of progress in learning, aggravated by social isolation during the years 2020 to 2022 resulting from the coronavirus pandemic, in addition to little participation in cultural and artistic events and the frequent low self-esteem of students in the 9th year of Elementary School II, at a public school, in Jacobina/Bahia, we developed a proposal for a pedagogical intervention, which would lead learners to reflect on human values and vices, through the arts – literature and theater, in order to stimulate reading, writing and the performance of the body on stage. This dissertation provided the student with dramatized literary experiences, based on a short narrative, reproduced in teams with an emphasis on human values. The objective was to stimulate narrative writing based on the short story O Príncipe Gentileza and dramatize the new constructed plot, developing critical thinking, artistic awareness, and the refinement of students' bodily and emotional expressiveness. At the same time, such activities contribute to the formation of critical subjects, socially engaged in carrying out collective projects. The theoretical support that supports the proposal is mainly centered on the following authors Boal (1991), Fiorindo and Wendell (2014), Wendell (2011) who deal with theater; Coelho (1966) (2000) addressing the teaching of literature; Ostrower (1990), Rogers (2009) who bring creativity and the creation process; Kleiman (2002), Solé (1998) Koch and Elias (2008), (2012), Fiorindo (2015) which address reading and writing; Torralba (2015), Antunes (2015) that bring human values. The results show that theater and literature played a significant role in improving students' interpersonal skills and personal development. We believe these experiences set the stage for character growth and promoted the embodiment of human values. Keywords: adapted short story; theater; humans values; reading; writing.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras (Profletras)Fiorindo, Priscila PeixinhoNascimento Neto, João Evangelista doWendell, NeySilva, Cristiane Rosa Moreira2025-04-28T16:37:27Z2025-04-28T16:37:27Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Cristiane Rosa Moreira. 2023. 106f. O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos. Orientadora: Priscila Peixinho Fiorindo. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, BA, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/8282ark:/31471/0013000000p1dporinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2025-04-29T03:00:14Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/8282Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2025-04-29T03:00:14Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos Theater as a pedagogical tool for the development of human values |
title |
O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos |
spellingShingle |
O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos Silva, Cristiane Rosa Moreira conto adaptado teatro valores humanos leitura escrita |
title_short |
O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos |
title_full |
O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos |
title_fullStr |
O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos |
title_full_unstemmed |
O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos |
title_sort |
O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos |
author |
Silva, Cristiane Rosa Moreira |
author_facet |
Silva, Cristiane Rosa Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiorindo, Priscila Peixinho Nascimento Neto, João Evangelista do Wendell, Ney |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cristiane Rosa Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
conto adaptado teatro valores humanos leitura escrita |
topic |
conto adaptado teatro valores humanos leitura escrita |
description |
Considerando o cenário da falta de progresso na aprendizagem, agravada pelo isolamento social (2020-2022) decorrente da pandemia do coronavírus, além da pouca participação em eventos culturais e artísticos e a frequente baixa autoestima dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, em Jacobina/Bahia, desenvolvemos uma proposta de intervenção pedagógica, que conduzisse os aprendizes à reflexão sobre valores e vícios humanos, através das artes – literatura e teatro, a fim de estimular a leitura, a escrita e a performance do corpo em cena. A presente dissertação proporcionou ao aluno vivências literárias dramatizadas, a partir de narrativa curta, reproduzida em equipes com ênfase nos valores humanos. O objetivo foi estimular a escrita narrativa a partir do conto O Príncipe Gentileza e dramatizar o novo enredo construído, desenvolvendo o pensamento crítico, a consciência artística, o refinamento da expressividade corporal e emocional dos alunos. Paralelamente, tais atividades contribuem para formação de sujeitos críticos, engajados socialmente na realização de projetos coletivos. O aporte teórico que sustenta a proposta está centrado, principalmente, nos seguintes autores Boal (1991), Fiorindo e Wendell (2014), Wendell (2011) que tratam a respeito do teatro; Coelho (1966) (2000) abordando o ensino de literatura; Ostrower (1990), Rogers (2009) que trazem a criatividade e o processo de criação; Kleiman (2002), Solé (1998) Koch e Elias (2008), (2012), Fiorindo (2015) que abordam a leitura e escrita; Torralba (2015), Antunes (2015) que trazem os valores humanos. Os resultados evidenciam que o teatro e a literatura desempenharam um papel significativo no aprimoramento das habilidades interpessoais e no desenvolvimento pessoal dos alunos. Acreditamos que essas experiências prepararam o terreno para o crescimento do caráter e promoveram a incorporação de valores humanos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-08 2025-04-28T16:37:27Z 2025-04-28T16:37:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Cristiane Rosa Moreira. 2023. 106f. O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos. Orientadora: Priscila Peixinho Fiorindo. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, BA, 2023. https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/8282 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/31471/0013000000p1d |
identifier_str_mv |
SILVA, Cristiane Rosa Moreira. 2023. 106f. O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos. Orientadora: Priscila Peixinho Fiorindo. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, BA, 2023. ark:/31471/0013000000p1d |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/8282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (Profletras) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (Profletras) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1830843433057517568 |