O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Cristiane Rosa Moreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (Profletras)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/8282
Resumo: Considerando o cenário da falta de progresso na aprendizagem, agravada pelo isolamento social (2020-2022) decorrente da pandemia do coronavírus, além da pouca participação em eventos culturais e artísticos e a frequente baixa autoestima dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, em Jacobina/Bahia, desenvolvemos uma proposta de intervenção pedagógica, que conduzisse os aprendizes à reflexão sobre valores e vícios humanos, através das artes – literatura e teatro, a fim de estimular a leitura, a escrita e a performance do corpo em cena. A presente dissertação proporcionou ao aluno vivências literárias dramatizadas, a partir de narrativa curta, reproduzida em equipes com ênfase nos valores humanos. O objetivo foi estimular a escrita narrativa a partir do conto O Príncipe Gentileza e dramatizar o novo enredo construído, desenvolvendo o pensamento crítico, a consciência artística, o refinamento da expressividade corporal e emocional dos alunos. Paralelamente, tais atividades contribuem para formação de sujeitos críticos, engajados socialmente na realização de projetos coletivos. O aporte teórico que sustenta a proposta está centrado, principalmente, nos seguintes autores Boal (1991), Fiorindo e Wendell (2014), Wendell (2011) que tratam a respeito do teatro; Coelho (1966) (2000) abordando o ensino de literatura; Ostrower (1990), Rogers (2009) que trazem a criatividade e o processo de criação; Kleiman (2002), Solé (1998) Koch e Elias (2008), (2012), Fiorindo (2015) que abordam a leitura e escrita; Torralba (2015), Antunes (2015) que trazem os valores humanos. Os resultados evidenciam que o teatro e a literatura desempenharam um papel significativo no aprimoramento das habilidades interpessoais e no desenvolvimento pessoal dos alunos. Acreditamos que essas experiências prepararam o terreno para o crescimento do caráter e promoveram a incorporação de valores humanos.
id UNEB-8_dc3bc0be33c371b468374120933a8031
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/8282
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanosTheater as a pedagogical tool for the development of human valuesconto adaptadoteatrovalores humanosleituraescritaConsiderando o cenário da falta de progresso na aprendizagem, agravada pelo isolamento social (2020-2022) decorrente da pandemia do coronavírus, além da pouca participação em eventos culturais e artísticos e a frequente baixa autoestima dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, em Jacobina/Bahia, desenvolvemos uma proposta de intervenção pedagógica, que conduzisse os aprendizes à reflexão sobre valores e vícios humanos, através das artes – literatura e teatro, a fim de estimular a leitura, a escrita e a performance do corpo em cena. A presente dissertação proporcionou ao aluno vivências literárias dramatizadas, a partir de narrativa curta, reproduzida em equipes com ênfase nos valores humanos. O objetivo foi estimular a escrita narrativa a partir do conto O Príncipe Gentileza e dramatizar o novo enredo construído, desenvolvendo o pensamento crítico, a consciência artística, o refinamento da expressividade corporal e emocional dos alunos. Paralelamente, tais atividades contribuem para formação de sujeitos críticos, engajados socialmente na realização de projetos coletivos. O aporte teórico que sustenta a proposta está centrado, principalmente, nos seguintes autores Boal (1991), Fiorindo e Wendell (2014), Wendell (2011) que tratam a respeito do teatro; Coelho (1966) (2000) abordando o ensino de literatura; Ostrower (1990), Rogers (2009) que trazem a criatividade e o processo de criação; Kleiman (2002), Solé (1998) Koch e Elias (2008), (2012), Fiorindo (2015) que abordam a leitura e escrita; Torralba (2015), Antunes (2015) que trazem os valores humanos. Os resultados evidenciam que o teatro e a literatura desempenharam um papel significativo no aprimoramento das habilidades interpessoais e no desenvolvimento pessoal dos alunos. Acreditamos que essas experiências prepararam o terreno para o crescimento do caráter e promoveram a incorporação de valores humanos.Considering the scenario of lack of progress in learning, aggravated by social isolation during the years 2020 to 2022 resulting from the coronavirus pandemic, in addition to little participation in cultural and artistic events and the frequent low self-esteem of students in the 9th year of Elementary School II, at a public school, in Jacobina/Bahia, we developed a proposal for a pedagogical intervention, which would lead learners to reflect on human values and vices, through the arts – literature and theater, in order to stimulate reading, writing and the performance of the body on stage. This dissertation provided the student with dramatized literary experiences, based on a short narrative, reproduced in teams with an emphasis on human values. The objective was to stimulate narrative writing based on the short story O Príncipe Gentileza and dramatize the new constructed plot, developing critical thinking, artistic awareness, and the refinement of students' bodily and emotional expressiveness. At the same time, such activities contribute to the formation of critical subjects, socially engaged in carrying out collective projects. The theoretical support that supports the proposal is mainly centered on the following authors Boal (1991), Fiorindo and Wendell (2014), Wendell (2011) who deal with theater; Coelho (1966) (2000) addressing the teaching of literature; Ostrower (1990), Rogers (2009) who bring creativity and the creation process; Kleiman (2002), Solé (1998) Koch and Elias (2008), (2012), Fiorindo (2015) which address reading and writing; Torralba (2015), Antunes (2015) that bring human values. The results show that theater and literature played a significant role in improving students' interpersonal skills and personal development. We believe these experiences set the stage for character growth and promoted the embodiment of human values. Keywords: adapted short story; theater; humans values; reading; writing.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras (Profletras)Fiorindo, Priscila PeixinhoNascimento Neto, João Evangelista doWendell, NeySilva, Cristiane Rosa Moreira2025-04-28T16:37:27Z2025-04-28T16:37:27Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Cristiane Rosa Moreira. 2023. 106f. O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos. Orientadora: Priscila Peixinho Fiorindo. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, BA, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/8282ark:/31471/0013000000p1dporinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2025-04-29T03:00:14Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/8282Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2025-04-29T03:00:14Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos
Theater as a pedagogical tool for the development of human values
title O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos
spellingShingle O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos
Silva, Cristiane Rosa Moreira
conto adaptado
teatro
valores humanos
leitura
escrita
title_short O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos
title_full O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos
title_fullStr O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos
title_full_unstemmed O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos
title_sort O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos
author Silva, Cristiane Rosa Moreira
author_facet Silva, Cristiane Rosa Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiorindo, Priscila Peixinho
Nascimento Neto, João Evangelista do
Wendell, Ney
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristiane Rosa Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv conto adaptado
teatro
valores humanos
leitura
escrita
topic conto adaptado
teatro
valores humanos
leitura
escrita
description Considerando o cenário da falta de progresso na aprendizagem, agravada pelo isolamento social (2020-2022) decorrente da pandemia do coronavírus, além da pouca participação em eventos culturais e artísticos e a frequente baixa autoestima dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, em Jacobina/Bahia, desenvolvemos uma proposta de intervenção pedagógica, que conduzisse os aprendizes à reflexão sobre valores e vícios humanos, através das artes – literatura e teatro, a fim de estimular a leitura, a escrita e a performance do corpo em cena. A presente dissertação proporcionou ao aluno vivências literárias dramatizadas, a partir de narrativa curta, reproduzida em equipes com ênfase nos valores humanos. O objetivo foi estimular a escrita narrativa a partir do conto O Príncipe Gentileza e dramatizar o novo enredo construído, desenvolvendo o pensamento crítico, a consciência artística, o refinamento da expressividade corporal e emocional dos alunos. Paralelamente, tais atividades contribuem para formação de sujeitos críticos, engajados socialmente na realização de projetos coletivos. O aporte teórico que sustenta a proposta está centrado, principalmente, nos seguintes autores Boal (1991), Fiorindo e Wendell (2014), Wendell (2011) que tratam a respeito do teatro; Coelho (1966) (2000) abordando o ensino de literatura; Ostrower (1990), Rogers (2009) que trazem a criatividade e o processo de criação; Kleiman (2002), Solé (1998) Koch e Elias (2008), (2012), Fiorindo (2015) que abordam a leitura e escrita; Torralba (2015), Antunes (2015) que trazem os valores humanos. Os resultados evidenciam que o teatro e a literatura desempenharam um papel significativo no aprimoramento das habilidades interpessoais e no desenvolvimento pessoal dos alunos. Acreditamos que essas experiências prepararam o terreno para o crescimento do caráter e promoveram a incorporação de valores humanos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08
2025-04-28T16:37:27Z
2025-04-28T16:37:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Cristiane Rosa Moreira. 2023. 106f. O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos. Orientadora: Priscila Peixinho Fiorindo. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, BA, 2023.
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/8282
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/31471/0013000000p1d
identifier_str_mv SILVA, Cristiane Rosa Moreira. 2023. 106f. O teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos. Orientadora: Priscila Peixinho Fiorindo. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, BA, 2023.
ark:/31471/0013000000p1d
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/8282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (Profletras)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (Profletras)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1830843433057517568