Um modelo computacional de mixagem automática para música comercial : A computational model for automatic mixing for pop music

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Maia, Nycholas, 1989-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635449
Resumo: Orientador: José Eduardo Fornari Novo Junior
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spelling Um modelo computacional de mixagem automática para música comercial : A computational model for automatic mixing for pop musicA Computational Model for Automatic Mixing for Pop MusicRegistro musicalPercepção musicalMúsica e tecnologiaMusic recorderMusical perceptionMusic and TechnologyOrientador: José Eduardo Fornari Novo JuniorDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho propõe o desenvolvimento de um novo método de mixagem de áudio digital que visa automatizar dois principais processos comuns à tarefa de mistura de sons de instrumentos musicais. O propósito prático desta automatização computacional é facilitar o trabalho do engenheiro de som no equilíbrio dos instrumentos musicais individuais, melhorando a sonoridade da música gravada e o equilíbrio geral da gravação. Primeiramente, discutimos os aspectos perceptuais do áudio, os equipamentos de manipulação sonora usualmente encontrados em estúdios de gravação, e também alguns aspectos estético-musicais. Como uma contribuição original á área, descrevemos este novo método de mixagem automática que visa à otimização da dinâmica musical e distribuição espectral do áudio digital. Nosso modelo é baseado na aproximação do espectro da mixagem a um espectro de referência via matrizes de volume e equalização para cada instrumento individualmente. Alguns tipos de espectros de referência propostos são baseados no princípio das curvas isofônicas de Fletcher & Munson. O modelo, com todos os seus módulos, foi implementado computacionalmente em MATLAB e, potencialmente, pode futuramente vir a ser exportado como um programa standalone (independente) para ser utilizado por músicos, técnicos e engenheiros de som. O modelo computacional apresentado tem o propósito de validar nosso método de atingir o equilíbrio sonoro da mixagem pela automatização de três processos: a) otimização da dinâmica instrumental no domínio do tempo, b) correção tonal/espectral do áudio de cada instrumento gravado, c) melhoria de balanço tonal/espectral da soma final resultante da mixagem. Por fim, um exemplo completo da aplicação deste processo de mixagem automática é aqui apresentado e descritoAbstract: In this work we propose the development of a new method of digital audio mixing that aims to automate two main usual processes for the task of mixing musical instrument sounds. The practical purpose of this computational automation is to facilitate the sound engineer's work for the balance of individual musical instruments, improving the sound of the recorded music and the overall balance of the recording. Firstly, we discuss the perceptual aspects of audio, the sound manipulation equipment usually found in recording studios, as well as some aesthetic-musical aspects. As an original contribution to the field, we describe a new method of automatic mixing that aims the optimization of the musical dynamics and spectral distribution of digital audio. Our model is based on the approximation of the mixing spectrum to a reference spectrum via sound volume matrices and individual equalization for each instrument. Some proposed types of reference spectra are based on Fletcher & Munson's equal-loudness contours. The model, with all its modules was computationally implemented in MATLAB and eventually can be exported as a stand-alone program for use by musicians, technicians and sound engineers. This software achieves our propose of sound balance through the automation of three processes: a) optimization of the instrumental dynamics in the time domain, b) tonal / spectral correction of each recorded instrument, c) improvement of tonal / spectral balance of the final sum resulting from the mixingMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestre em Música[s.n.]Novo Junior, Jose Eduardo Fornari, 1966-Falleiros, Manuel SilveiraMasiero, Bruno SanchesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMaia, Nycholas, 1989-20182018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (106 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635449MAIA, Nycholas. Um modelo computacional de mixagem automática para música comercial: A computational model for automatic mixing for pop music. 2018. 1 recurso online (106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635449. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080251Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-01T09:19:43Zoai::1080251Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-01T09:19:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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