O uso da hipermidia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em lingua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Souza, Patricia Nora de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598973
Resumo: Orientador: Denise Bertoli Braga
id UNICAMP-30_0db864511453f6316ed5112290a8381c
oai_identifier_str oai::329030
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O uso da hipermidia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em lingua estrangeiraSistemas de hipermídiaVocabulário - Estudo e ensinoLinguística - Estudo e ensinoLeitura - Estudo e ensinoOrientador: Denise Bertoli BragaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho tem como foco de investigação o papel da hipermídia no ensino de língua inglesa a partir de uma orientação pedagógica que explore de forma integrada as abordagens implícita e explícita para o ensino lexical. O trabalho apresenta uma reflexão teórica que contextualiza o debate sobre ensino do conhecimento lexical em segunda língua e língua estrangeira. Ainda no plano teórico, é revista e discutida a literatura que reflete sobre as vantagens e limites dos recursos hipermídia para o ensino em geral e para o ensino de língua em particular, assim como sobre parâmetros para a criação de ambientes multimodais. Esta tese apresenta, na seqüência, a seleção e o desenvolvimento de material hipermídia para o ensino implícito e explícito de vocabulário, orientados pelos parâmetros delimitados no plano teórico. Esse material foi utilizado na coleta de dados que envolveu 5 grupos de alunos. Esses grupos contemplaram alunos de inglês geral e instrumental e também grupos de alunos que estavam vinculados a disciplinas oferecidas presencialmente e à distância. No experimento empírico, foram testados os exercícios propostos tanto para o ensino implícito como para o ensino explícito de vocabulário. Os resultados obtidos indicam que o uso do material hipermídia pode contribuir positivamente para a aquisição lexical. A análise indica também em que situações o uso desse tipo de material é mais recomendado e que tipo de alunos podem tirar melhor proveito do seu uso. Os resultados obtidos nos testes e questionários, em ambas as abordagens, evidenciam também a relevância de uma proposta integrada de ensino e aquisição lexical, ou seja, que contemple tanto a abordagem implícita quanto explícitaAbstract:The present work is aimed at investigating the role of hypermedia in English Language Teaching within a pedagogical framework, which takes into account the integration of both implicit and explicit approaches to lexis teaching. On theoretical grounds, the work presents a reflection which contextualises the discussion on lexis teaching in both second and foreign language. Besides, a review and a discussion of the literature is carried out, with regard to the advantages and limitations of hypermedia resources in teaching in general and more particularly in English Language Teaching, as well as the parameters for adopting multi-modal environments. Following that, the selection and development of hypermedia material for implicit and explicit vocabulary teaching are presented, according to the parameters outlined in the theoretical framework. This material was used in the data collecting which comprised 5 groups of students. These groups were composed of students from regular and ESP courses as well as of students linked to online disciplines. The exercises proposed for both implicit and explicit vocabulary teaching were tested during the empirical experiment. The results showed that the use of hypermedia material can significantly contribute to lexis acquisition. The analysis also showed the situations for which the use of this kind of material is recommended and the kind of students who can make the most of its use. The results obtained in tests and questionnaires in both approaches demonstrate the relevance of an integrated proposal for lexis teaching and acquisition, that is to say, one that takes into account both implicit and explicit approachesDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua/Lingua EstrangeiraDoutor em Linguística[s.n.]Braga, Denise Bértoli, 1953-Scaramucci, Matilde Virginia RicardiFerreira, Anise de Abreu Gonçalves D'OrangeOliveira, Paulo Sampaio Xavier deSouza, Lynn Mário T. M.Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Patricia Nora de20042004-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf317p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598973SOUZA, Patricia Nora de. O uso da hipermidia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em lingua estrangeira. 2004. 317p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598973. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329030porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-07T21:34:10Zoai::329030Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-01-07T21:34:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da hipermidia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em lingua estrangeira
title O uso da hipermidia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em lingua estrangeira
spellingShingle O uso da hipermidia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em lingua estrangeira
Souza, Patricia Nora de
Sistemas de hipermídia
Vocabulário - Estudo e ensino
Linguística - Estudo e ensino
Leitura - Estudo e ensino
title_short O uso da hipermidia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em lingua estrangeira
title_full O uso da hipermidia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em lingua estrangeira
title_fullStr O uso da hipermidia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em lingua estrangeira
title_full_unstemmed O uso da hipermidia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em lingua estrangeira
title_sort O uso da hipermidia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em lingua estrangeira
author Souza, Patricia Nora de
author_facet Souza, Patricia Nora de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Denise Bértoli, 1953-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi
Ferreira, Anise de Abreu Gonçalves D'Orange
Oliveira, Paulo Sampaio Xavier de
Souza, Lynn Mário T. M.
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Patricia Nora de
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de hipermídia
Vocabulário - Estudo e ensino
Linguística - Estudo e ensino
Leitura - Estudo e ensino
topic Sistemas de hipermídia
Vocabulário - Estudo e ensino
Linguística - Estudo e ensino
Leitura - Estudo e ensino
description Orientador: Denise Bertoli Braga
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-12-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598973
SOUZA, Patricia Nora de. O uso da hipermidia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em lingua estrangeira. 2004. 317p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598973. Acesso em: 27 fev. 2025.
identifier_str_mv (Broch.)
SOUZA, Patricia Nora de. O uso da hipermidia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em lingua estrangeira. 2004. 317p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598973. Acesso em: 27 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
317p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1829137449969778688