Atores, temáticas e categorias sociais em gêneros televisivos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Accetturi, Ana Cecília Almeida, 1993-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634854
Resumo: Orientador: Anna Christina Bentes
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spelling Atores, temáticas e categorias sociais em gêneros televisivos brasileirosActors, themes and social categories in brazilian television genresTelevisão - ProgramasCultura popularAnálise do discursoComunicação - Aspectos sociaisTelevision programsPopular cultureDiscourse analysisCommunication - Social aspectsOrientador: Anna Christina BentesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Nosso trabalho de pesquisa tem como principal objetivo investigar o impacto da mobilização de atores, temáticas e categorias sociais na estruturação de dois gêneros televisivos, o programa de auditório e a reportagem em dois programas: Conexões Urbanas, que foi veiculado pelo canal Multishow no período de 2008 a 2015; e Manos e Minas, ainda veiculado pela TV Cultura desde 2008. O Conexões Urbanas se caracteriza pelo objetivo de mostrar as transformações sociais bem-sucedidas no Brasil e no mundo, buscando gerar reflexão e ação em seu público telespectador a partir de reportagens que trazem diversos atores sociais, principalmente das periferias do Brasil. Já o Manos e Minas é um programa de auditório que se caracteriza por trazer vários quadros (entrevistas, shows, reportagens externas, jogos, etc.) que tratam, em sua grande maioria, da cultura popular urbana brasileira, especialmente da cultura paulista de periferia. Nosso interesse por esses programas relaciona-se ao trabalho de pesquisa desenvolvido com objetos sociais (gêneros do discurso, ações de textualização e recursos de linguagem) vinculados ao chamado campo da cultura popular urbana. Assim, nossos objetivos específicos são: (i) discutir o conceito de gênero à luz de teorizações sobre os gêneros do discurso ligadas aos campos de estudos da linguagem e da comunicação; (ii) postular categorias sociais para analisar o papel dos atores sociais na constituição dos dois gêneros analisados; (iii) articular as principais temáticas presentes em cada um dos gêneros estudados à mobilização dos atores sociais nesses mesmos gêneros televisivos; (iv) postular os atores e as categorias sociais como elementos estruturadores dos gêneros televisivos analisados; e (v) traçar quadros gerais das mudanças ocorridas nos dois programas, considerando os recortes feitos. As categorias sociais postuladas a partir do levantamento feito sobre os atores sociais que participam dos programas se revelaram um traço importante para o estabelecimento das diferença entre eles. Para o programa de auditório, determinadas categorias foram predominantes, como os "artistas", os "trabalhadores autônomos ou subordinados" e os "indivíduos abordados nas ruas". Já para o programa de reportagem, os "porta-vozes" e os "protagonistas sociais" foram as categorias com maior destaque. A emergência dessas categorias sociais nos programas está diretamente relacionada às temáticas trabalhadas em cada um deles. A nosso ver, a definição do tipo de "agenda" de cada programa demanda a mobilização de certas categorias. Isso foi corroborado também pela análise do tempo de fala dos atores sociais no interior dos programas. Em função do exposto, revelou-se a importância dos atores e das categorias sociais na estruturação dos gêneros televisivos. Por fim, ao longo dos anos de exibição do Conexões Urbanas e do Manos e Minas, determinadas categorias sociais surgiram e outras sofreram um certo apagamento em função das novas "agendas" ou "temáticas" dos programas. Essas novas "agendas" contribuíram para a retirada do Conexões Urbanas da grade de programação da emissora e para a total reestruturação do programa Manos e Minas, que continua sendo exibido atualmenteAbstract: It is the main scope of our research to investigate the impact of social actors, themes and categories in the process of structuring two television genres: a TV show and a reporting TV program. One of the analyzed programs is Conexões Urbanas, which was broadcast by Multishow channel between 2008 and 2015. The other program is Manos e Minas, broadcast by TV Cultura since 2008, up until now. Conexões Urbanas intended to show successful social transformations in Brazil and around the world through interviews and reports made in Brazil and abroad with different social actors, mainly from the peripheries of Brazil. The program sought to urge its audience to critical reflection and social action. Manos e Minas is a TV show that aimed to represent Brazilian periphery. It was characterized by bringing several media genres (interviews, shows, external reports, games, etc.) that dealt, mostly, with popular Brazilian urban culture, especially the urban culture from São Paulo. Our interest in these programs is related to the understanding of social objects (discourse genres, entextualization processes and language resources) that emerge in the field of urban popular culture. Thus, our specific objectives are: (i) to discuss the concept of genre considering discourse and textual theories as well as social communication theories; (ii) to postulate certain social categories that can better explain the role of social actors in the constitution of the two genres analyzed; (iii) to articulate the main themes presented in each of the genres studied to the emergence/mobilization of certain social actors; (iv) to postulate the actors and social categories as structural elements of the analyzed television genres; and (v) to outline undergone general changes in television genres during the observed period.The social categories postulated in the survey made on the social actors participating in the television programs proved to be important features for the establishment of differences between the two television programs that were analyzed. For the auditorium program, certain categories were predominant, such as "artists", "self-employed or subordinate workers" and "individuals approached on the streets." Also for the reporting program, "spokesmen" and "social protagonists" were the most prominent ones. The emergence of these social categories in the programs is directly related to the themes worked on in each of them. In our view, the type of "agenda" of each program demanded the mobilization of certain categories. That was corroborated by the analysis of the speaking duration of the social actors during the programs. We expect that our work can show the importance of actors and social categories in the structuring of television genres. Finally, over the years of exhibition of Conexões Urbanas and Manos e Minas, certain social categories emerged and others were erased due to the programs¿ new "agendas" or "themes". These new "agendas" have contributed to the removal of Conexões Urbanas from the station's programming grid and to the total restructuring of Manos e Minas program, which continues to be broadcast nowadaysMestradoLingüísticaMestra em Linguística[s.n.]Bentes, Anna Christina, 1963-Rojo, Roxane Helena RodriguesGiering, Maria EduardaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAccetturi, Ana Cecília Almeida, 1993-20182018-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (174 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634854ACCETTURI, Ana Cecília Almeida. Atores, temáticas e categorias sociais em gêneros televisivos brasileiros. 2018. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634854. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062213Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-11T11:04:29Zoai::1062213Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-12-11T11:04:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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