Atratividade relacional entre fornecedor e cliente nas transações entre empresas : um estudo na Cooperativa Veiling Holambra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Santana, Rodrigo Soares, 1981-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632920
Resumo: Orientador: Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes
id UNICAMP-30_21f4a585660eaaa07a8c856f741e2eec
oai_identifier_str oai::991893
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Atratividade relacional entre fornecedor e cliente nas transações entre empresas : um estudo na Cooperativa Veiling HolambraRelational attractiveness among supplier and customer on business to business transactions : a study at Cooperativa Veiling HolambraMarketing de relacionamentoMarketing industrialCooperativismoModelos de equações estruturaisRelationship marketingIndustrial marketingCooperativismStructural equation modelsOrientador: Gustavo Hermínio Salati Marcondes de MoraesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências AplicadasResumo: No ambiente de negócios entre empresas fornecedoras e empresas clientes, o relacionamento é tema de amplo estudo. Alguns ramos de negócios encontram-se bem avançados nessa questão, pois os participantes perceberam vantagens em estabelecer um relacionamento de longo prazo ao invés de apenas manter a característica transacional de oportunidade. Como essa relação do fornecedor em relação ao cliente e vice-versa pode ser construída ao longo do tempo e amadurecer de acordo com o grau de interesse das partes, alguns fatores como confiança, comprometimento, valor esperado e dependência podem afetar o desenvolvimento deste processo. Assim, considerando a sugestão de diversos estudos para aprofundar o conceito de atratividade relacional, o presente estudo teve como objetivo avaliar a influência dos fatores atribuídos à atratividade do relacionamento entre fornecedor e cliente, sob a ótica do fornecedor. Como objeto de estudo, foi conduzida uma pesquisa sobre os produtores de flores e plantas ornamentais da Cooperativa Veiling em Holambra/SP, onde se destaca uma característica interessante, que é a identificação dos clientes sendo atendidos concomitantemente pelos fornecedores cooperados, que são produtores de espécies distintas em praticamente um mesmo ramo de atividade. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma metodologia quantitativa, com a utilização de Modelos de Equações Estruturais com Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). O resultado do estudo demonstrou que o modelo proposto foi validado, com capacidade considerável de explicar a Atratividade Relacional, sendo que no ambiente da Cooperativa Veiling Holambra o Comprometimento é o fator que tem mais influência, seguido de Valor Esperado e Confiança Interorganizacional. Além disso, a baixa Confiança Interpessoal observada nas entrevistas reforça a importância de se construir com os produtores um trabalho que estabeleça a confiança nos clientes, a fim de desenvolver atitudes colaborativas das partesAbstract: In business to business environment, the relationship among supplier and customer is a subject of wide research. Some business are well advanced on this issue as participants perceive advantages in establishing a long-term relationship rather than just keep the opportunistic transactional characteristic. As this relation from supplier to customer and vice-versa may be built over time and matures according to the degree of both parts interest, factors such as trust, commitment, expected value and dependence may affect the development of this process. Thus, considering the suggestion of several studies to deepen the concept of relational attractiveness, this study aimed to evaluate the influence of the factors attributed to the attractiveness on relationship between supplier and customer, from the perspective of the supplierAs a research object, a survey were conducted with flower and ornamental plants producers of the "Cooperativa Veiling Holambra", a cooperative in Holambra / SP, since an interesting feature in this environment is the fact were the same customers being attended concurrently by the associated suppliers that are producers of different species in practically the same branch of activity. The research was developed through a quantitative methodology, using Structural Equation Models with Partial Least Squares (PLS-SEM).Results demonstrated that the proposed model was validated, with considerable capacity to explain Relational Attractiveness. In the Veiling Holambra Cooperative environment, Commitment is the most influential factor, followed by Expected Value and Interorganizational Trust. In addition, low Interpersonal Trust was observed in the interviews reinforces the importance of Trust Building with producers regarding their clients in order to develop collaborative attitudes of the partiesMestradoPesquisa Operacional e Gestão de ProcessosMestre em Engenharia de Produção e de Manufatura[s.n.]Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de, 1981-Makiya, Ieda KanashiroSilva, Hermes Moretti Ribeiro daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de ManufaturaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantana, Rodrigo Soares, 1981-20172017-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (95 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632920SANTANA, Rodrigo Soares. Atratividade relacional entre fornecedor e cliente nas transações entre empresas: um estudo na Cooperativa Veiling Holambra. 2017. 1 recurso online (95 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632920. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991893Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T10:11:31Zoai::991893Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-03-16T10:11:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atratividade relacional entre fornecedor e cliente nas transações entre empresas : um estudo na Cooperativa Veiling Holambra
Relational attractiveness among supplier and customer on business to business transactions : a study at Cooperativa Veiling Holambra
title Atratividade relacional entre fornecedor e cliente nas transações entre empresas : um estudo na Cooperativa Veiling Holambra
spellingShingle Atratividade relacional entre fornecedor e cliente nas transações entre empresas : um estudo na Cooperativa Veiling Holambra
Santana, Rodrigo Soares, 1981-
Marketing de relacionamento
Marketing industrial
Cooperativismo
Modelos de equações estruturais
Relationship marketing
Industrial marketing
Cooperativism
Structural equation models
title_short Atratividade relacional entre fornecedor e cliente nas transações entre empresas : um estudo na Cooperativa Veiling Holambra
title_full Atratividade relacional entre fornecedor e cliente nas transações entre empresas : um estudo na Cooperativa Veiling Holambra
title_fullStr Atratividade relacional entre fornecedor e cliente nas transações entre empresas : um estudo na Cooperativa Veiling Holambra
title_full_unstemmed Atratividade relacional entre fornecedor e cliente nas transações entre empresas : um estudo na Cooperativa Veiling Holambra
title_sort Atratividade relacional entre fornecedor e cliente nas transações entre empresas : um estudo na Cooperativa Veiling Holambra
author Santana, Rodrigo Soares, 1981-
author_facet Santana, Rodrigo Soares, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de, 1981-
Makiya, Ieda Kanashiro
Silva, Hermes Moretti Ribeiro da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de Manufatura
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Rodrigo Soares, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Marketing industrial
Cooperativismo
Modelos de equações estruturais
Relationship marketing
Industrial marketing
Cooperativism
Structural equation models
topic Marketing de relacionamento
Marketing industrial
Cooperativismo
Modelos de equações estruturais
Relationship marketing
Industrial marketing
Cooperativism
Structural equation models
description Orientador: Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-12-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632920
SANTANA, Rodrigo Soares. Atratividade relacional entre fornecedor e cliente nas transações entre empresas: um estudo na Cooperativa Veiling Holambra. 2017. 1 recurso online (95 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632920. Acesso em: 28 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632920
identifier_str_mv SANTANA, Rodrigo Soares. Atratividade relacional entre fornecedor e cliente nas transações entre empresas: um estudo na Cooperativa Veiling Holambra. 2017. 1 recurso online (95 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632920. Acesso em: 28 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991893
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (95 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1829137652606042112