Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Zilli, Peterson Katagiri
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616317
Resumo: Orientador: Cid Carvalho de Souza
id UNICAMP-30_2e8bee59b4a8cbf5805549eb54bd4c37
oai_identifier_str oai::823309
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículosAnalysis of heuristic algorithms for rich vehicle routing problemsOtimização combinatóriaProblema de roteamento de veículosAlgoritmos heurísticosCombinatorial optimizationVehicle routing problemHeuristic algorithmsOrientador: Cid Carvalho de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: O Problema de Roteamento de Veículos (VRP, em inglês) foi proposto por Dantzig e Ramser em 1959 e, desde então, um grande número de artigos foi dedicado à solução de suas variantes. O problema original consiste em determinar rotas otimais que serão usadas por veículos de capacidade limitada para servirem a um conjunto de clientes. Neste trabalho focamos o estudo e a implementação dos modelos chamados de "ricos" na literatura, os quais englobam variantes complexas do VRP e conseguem representar situações mais próximas dos problemas logísticos encontrados em sistemas de distribuição reais. A principal motivação para esta pesquisa é uma aplicação prática referente ao problema de roteamento dos ônibus fretados pela UNICAMP para o transporte de seus funcionários, que se caracteriza como um modelo rico. O objetivo final é a otimização de tal processo através da minimização da distância total percorrida ou do número de veículos empregados, com a consequente redução dos gastos incorridos pela Universidade. Portanto, além do seu aspecto científico, esta dissertação produz resultados com chances reais de trazer benefícios à administração de uma instituição pública de ensino. Para que isto venha a ocorrer, as heurísticas desenvolvidas foram inseridas em um sistema de informações geográficas, que será usado pela universidade no processo de criação e otimização das rotas a serem licitadas publicamenteAbstract: The Vehicle Routing Problem (VRP) was first proposed by Dantzig and Ramser in 1959 and, since then, a large number of papers has been devoted to the solution of its variants. The original problem consists in determining an optimal set of routes to be used by vehicles of limited capacity that serve a set of customers. In this paper we focus on the study and implementation of models called "rich" in the literature, which include complex variants of the VRP that represent situations closer to the logistical problems encountered in real distribution systems. The main motivation for this research is a practical problem concerning the routing of buses chartered by UNICAMP for transporting a part of its employees, which is characterized as a rich model. The goal is to optimize this process by minimizing the total travel distance or the number of vehicles used, with a consequent reduction of the expenses incurred by the University. Therefore, in addition to its scientific aspect, this dissertation gives results with real chances to benefit the administration of a public university. For this to happen, the heuristics developed were entered into a geographic information system, which will be used by the university in the process of creation and optimization of routes to be publicly auctionedMestradoPesquisa OperacionalMestre em Ciência da Computação[s.n.]Souza, Cid Carvalho de, 1963-Ribeiro, Celso da Cruz CarneiroMiyazawa, Flávio KeidiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZilli, Peterson Katagiri2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf105 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616317ZILLI, Peterson Katagiri. Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículos. 2011. 105 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616317. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/823309porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:24:29Zoai::823309Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:24:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículos
Analysis of heuristic algorithms for rich vehicle routing problems
title Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículos
spellingShingle Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículos
Zilli, Peterson Katagiri
Otimização combinatória
Problema de roteamento de veículos
Algoritmos heurísticos
Combinatorial optimization
Vehicle routing problem
Heuristic algorithms
title_short Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículos
title_full Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículos
title_fullStr Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículos
title_full_unstemmed Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículos
title_sort Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículos
author Zilli, Peterson Katagiri
author_facet Zilli, Peterson Katagiri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Cid Carvalho de, 1963-
Ribeiro, Celso da Cruz Carneiro
Miyazawa, Flávio Keidi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilli, Peterson Katagiri
dc.subject.por.fl_str_mv Otimização combinatória
Problema de roteamento de veículos
Algoritmos heurísticos
Combinatorial optimization
Vehicle routing problem
Heuristic algorithms
topic Otimização combinatória
Problema de roteamento de veículos
Algoritmos heurísticos
Combinatorial optimization
Vehicle routing problem
Heuristic algorithms
description Orientador: Cid Carvalho de Souza
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616317
ZILLI, Peterson Katagiri. Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículos. 2011. 105 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616317. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616317
identifier_str_mv ZILLI, Peterson Katagiri. Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículos. 2011. 105 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616317. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/823309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
105 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189849937215488