Computação flexivel em simulação e controle de sistemas não lineares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1997
Autor(a) principal: Gonçalves, Rodrigo Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584689
Resumo: Orientador: Fernando Antonio Gomes Gomide
id UNICAMP-30_384816136d8a7f44a23bca5e7e000559
oai_identifier_str oai::115329
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Computação flexivel em simulação e controle de sistemas não linearesInteligência artificialRedes neurais (Computação)Conjuntos fuzzyAr condicionadoOrientador: Fernando Antonio Gomes GomideDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: : Este trabalho apresenta uma abordagem tecnológica para a obtenção e teste de técnicas de controle e operação inteligentes (baseados no paradigma da computação flexível) de sistemas não lineares. Como caso particular, foi escolhido sistemas térmicos, mais especificamente sistemas de condicionamento de ar (Heating, Ventilation, and Air Conditioning - HVAC). Para que isto seja possível, um modelo de simulação para ar condicionado é desenvolvido (também utilizando o paradigma da computação flexível) como uma ferramenta de análise, sintonização e testes de alternativas de operação e controle do mesmo. Utilizando este modelo as seguintes técnicas de controle são implementadas, testadas, validadas e comparadas: On/off; PID; Controle nebuloso; Controle neural preditivo. Uma vez testadas as estratégias de controle em simulação, estas são implementadas em um protótipo real, possibilitando a realização de experimentos e medições de consumo de energiaAbstract: Not informed.MestradoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Gomide, Fernando Antonio Campos, 1951-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves, Rodrigo Almeida19971997-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584689GONÇALVES, Rodrigo Almeida. Computação flexivel em simulação e controle de sistemas não lineares. 1997. 99f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584689. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115329porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:36:07Zoai::115329Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:36:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Computação flexivel em simulação e controle de sistemas não lineares
title Computação flexivel em simulação e controle de sistemas não lineares
spellingShingle Computação flexivel em simulação e controle de sistemas não lineares
Gonçalves, Rodrigo Almeida
Inteligência artificial
Redes neurais (Computação)
Conjuntos fuzzy
Ar condicionado
title_short Computação flexivel em simulação e controle de sistemas não lineares
title_full Computação flexivel em simulação e controle de sistemas não lineares
title_fullStr Computação flexivel em simulação e controle de sistemas não lineares
title_full_unstemmed Computação flexivel em simulação e controle de sistemas não lineares
title_sort Computação flexivel em simulação e controle de sistemas não lineares
author Gonçalves, Rodrigo Almeida
author_facet Gonçalves, Rodrigo Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomide, Fernando Antonio Campos, 1951-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Rodrigo Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Redes neurais (Computação)
Conjuntos fuzzy
Ar condicionado
topic Inteligência artificial
Redes neurais (Computação)
Conjuntos fuzzy
Ar condicionado
description Orientador: Fernando Antonio Gomes Gomide
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-02-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584689
GONÇALVES, Rodrigo Almeida. Computação flexivel em simulação e controle de sistemas não lineares. 1997. 99f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584689. Acesso em: 27 fev. 2025.
identifier_str_mv (Broch.)
GONÇALVES, Rodrigo Almeida. Computação flexivel em simulação e controle de sistemas não lineares. 1997. 99f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584689. Acesso em: 27 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
99f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1829137379078701056