Mito e crítica : uma interpretação da Teoria Crítica de Walter Benjamin
Ano de defesa: | 2021 |
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Mito e crítica : uma interpretação da Teoria Crítica de Walter BenjaminMyth and critique : an interpretation of Walter Benjamin's Critical TheoryBenjamin, Walter, 1892-1940 - Crítica e interpretaçãoCríticaMitoTeoria críticaBenjamin, Walter - Criticism and interpretationCritiqueMithCritical theoryOrientador: Marcos Severino NobreTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: O objetivo dessa tese de doutorado é expor as continuidades e rupturas da crítica do mito elaborada por Walter Benjamin nas décadas de 1920 e 1930. Nesse sentido, primeiramente, será exposto como o conceito de crítica elaborado por Benjamin em Origem do drama barroco alemão se mantém o mesmo em sua obra posterior. Em seguida, será exposto como o conceito de mito se transforma durante esse período. Na década de 1920, o conceito de mito toma a forma da história natural e passa a se referir ao pressuposto de que a história é movida por uma physis demoníaca e alheia aos seres humanos, cuja origem remonta à literatura barroca do século XVII. Na década de 1930, o conceito de mito toma a forma da história cultural e passa a se referir ao pressuposto de que a história é movida por uma téchne demoníaca e alheia aos seres humanos, cuja origem remonta ao conceito de progresso do século XIXAbstract: The aim of this doctoral thesis is to explain the continuity and ruptures of Walter Benjamin’s critique of myth developed in the 1920s and 1930s. In this sense, first, it will be presented how the concept of criticism formulated by Benjamin in Ursprung des deutschen Trauerspiel remains the same in his later work. Then, it will be presented how the concept of myth transforms itself during these decades. In the 1920s, the concept of myth takes the form of natural history. For Benjamin, this form of myth corresponds to the presupposition that history is driven by a demonic physis, which origin dates back to seventeenth-century Baroque literature. In the 1930s, the concept of myth takes the form of cultural history. This form of myth corresponds to the presupposition that history is driven by a demonic téchne, which origin goes back to the nineteenth-century concept of progress. These two concepts of myth are both different forms of social domination highlighted by BenjaminDoutoradoFilosofiaDoutor em FilosofiaFAPESP2016/00441-5CAPES0[s.n.]Nobre, Marcos, 1965-Palhares, TaisaChaves, Ernani PinheiroDamião, Carla MilaniGatti, Lucianno FerreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBee, Fernando, 1987-20212021-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (167 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3066BEE, Fernando. Mito e crítica: uma interpretação da Teoria Crítica de Walter Benjamin. 2021. 1 recurso online (167 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3066. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236978Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-10T14:10:12Zoai::1236978Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-03-10T14:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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