As danças do sagrado no profano : transpondo tempos e espaços em rituais de candomble

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1999
Autor(a) principal: Lara, Larissa Michelle
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587452
Resumo: Orientador: Newton Aquiles von Zuben
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spelling As danças do sagrado no profano : transpondo tempos e espaços em rituais de candombleDançaCandombléRitos e cerimôniasMitoOrientador: Newton Aquiles von ZubenDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O presente estudo objetivou analisar a manifestação "dança" a partir dos referenciais de sagrado e profano, mais especificamente, por meio da atualização do modelo mitico em rituais, buscando reflexões sobre a necessidade de um (re)nascer do humano para formas diferenciadas de compreensão do mundo. Devido à necessidade de maiores aprofundamentos, primamos pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa de campo. Num primeiro momento, discutimos questões em tomo da fragmentação e totalidade, dança, rito, mito e seu entrelaçamento, condição sagrada e profana da dança, religiosidade afro-brasileira, candomblé, dança ritual e tempo-espaço mítico. Num segundo momento, buscamos configurar a pesquisa de campo pelo cenário do terreiro pesquisado na Cidade de Campinas, com a participação de sujeitos dançantes em rituais, primando pela atualização de seus modelos exemplares na dança e de seu comportamento mítico. A partir de tais percepções, pudemos observar que os modelos exemplares são atualizados pela dança a partir da representação gestual dos orixás e que os conhecimentos são adquiridos durante um processo lento de iniciação e obrigações para com a religião. Os orixás são revividos, atualizados nessa sociedade moderna, através das mesmas lendas, das mesmas gestualidades e necessidades de consagração. Podem ser percebidas diferenças de um terreiro para outro, mas o gestual característico de cada orixá permanece o mesmo em essência, bem como o sentimento maior que leva homens e mulheres à unidade existencial. Por fim, procuramos traçar reflexões acerca da dança e de sua relação com o -sagrado e com a educação, pensando num (re) nascer do humano e apontando intenções rito-educacionais a partir da transposição das experiências do setor ritual para o educacional e, em especial, pela compreensão das "danças de orixás" enquanto um dos temas geradores a serem desenvolvidos, dada a sua riqueza gestual, mitológica e culturalAbstract: The objective of the present study is to analyze the manifestation of "dance" through its allusion of sacred and profane, basically updating the mythical model in rituals, aiming retlections about the need of human rebom to the different ways of understanding the world. Due to the need of deeper studies, we have excelled the development of bibliographic research combined with field research. At first we've discussed matters conceming the fragmentation and totality, dance, rituals, myth and its interlacement, the condition of sacred and profane of dance, afro-Brazilian dance, 'candomblé " ritual dance and myth of 'time-space '. At second we aimed at configuring the field research through the scenery of the 'terreiro' in Campinas City. Therefore we used ritual dancers, surpassing the actualization of their dance models and their behavior. Therefore we could observe that those dance models are updated through the gesture representation of the 'orixás' and that the knowledge is acquired during a slow process of initiation and obligation with religion. The 'orixás' are revived at modem society through the same Iegends, the same gestures and needs of consecration. It is possible to find differences from one 'terreiro' to the other, but the typical gestures of each 'orixá' remains the same in its nature, as well as the major feeling that leads men and women to an united existence. At last we've tried to interlace dance and its relation with sacred and with education. Our goal was to think over a human rebom and an education of those rituals through the experience transposal of the ritual field to the educational one. Specially through the understanding of the 'dança dos orixás' as one of the most important themes to be studied, due to the richness of its gestures, myths and cultureMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Zuben, Newton Aquiles von, 1942-Schwartz, GiseleSantos, Inaicyra Falcão dosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLara, Larissa Michelle1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf207p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587452LARA, Larissa Michelle. As danças do sagrado no profano: transpondo tempos e espaços em rituais de candomble. 1999. 207p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587452. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175572porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:56:14Zoai::175572Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:56:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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