Emoções no basquetebol : primeiras aproximações a partir da psicologia cultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Pereira da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611843
Resumo: Orientador: Pedro Jose Winterstein
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spelling Emoções no basquetebol : primeiras aproximações a partir da psicologia culturalEmotions in basketball : first approximations from cultural psychologyPsicologia culturalEmoçõesBasquetebolCultual psychologyEmotionsBasketballOrientador: Pedro Jose WintersteinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: No contexto do basquetebol competitivo há vários aspectos que podem interferir no resultado final de um jogo, ou mesmo de uma competição, tais como físico, técnico, tático e psicológico. Este último pode-se citar como exemplo do aspecto emocional, que pode ser decisivo tanto para a derrota como para vitória de uma equipe. O objetivo principal do presente trabalho é analisar as emoções de atletas adultos de basquetebol da divisão especial série A-1 do campeonato paulista temporada 2009/2010, para, assim, responder os seguintes questionamentos: quais os artefatos e instrumentos culturais que estão presentes no basquetebol e, que, portanto, são mediadores simbólicos e resultam em apropriação pelos jogadores? Quais significados resultantes dessa apropriação são determinantes na atuação destes jogadores? A proposta metodológica filia-se à psicologia cultural, que entende a cultura como uma dimensão de análise central na psicologia, e o ponto chave da psicologia humana é o significado. Deste modo, essa teoria entende que os seres humanos sobrevivem e se realizam por meio das instituições sociais, das atividades culturais, dos conceitos, dos artefatos e dos fenômenos psicológicos socialmente organizados. O enfoque deste trabalho são os artefatos e instrumentos concernentes ao basquetebol, que se dá por dois conceitos principais para a psicologia cultural: a mediação e a apropriação. Este estudo é uma pesquisa qualitativa, e tem como método a análise de conteúdo por meio de entrevistas semi-estruturadas com cinco atletas da divisão especial série A-1 do campeonato paulista. Criaram-se duas categorias de análise, uma a instituição e outra os artefatos/instrumentos. Com relação à primeira categoria, os atletas apontaram a importância das instituições para o seu engajamento na prática do basquetebol, por exemplo, os clubes, projetos desenvolvidos pelas prefeituras do interior de São Paulo e as escolas. A família é o principal mediador para o engajamento dos atletas no basquetebol. Assim, assinala a relação dialética entre as instituições, os conceitos, os artefatos e os fenômenos psicológicos. Com relação aos artefatos/instrumentos, o artefato apontado como principal motivador para o desempenho dos atletas foi a torcida, que é o "fator jogar em casa", no seu ginásio em sua quadra. Os principais instrumentos utilizados como mediadores pelos atletas foram o vestiário, o banco de reservas, a estatística e o vídeo, e, por meio destes, os atletas se apropriam dos conceitos concernentes ao basquetebol, os quais os ajudam nos seus desempenhos em quadra. Os instrumentos que não tiveram nenhum significado no desempenho dos atletas e em suas emoções foram a tabela e o aro. O troféu e a medalha são instrumentos que representam o que há de mais importante para os atletas, pois significa que tiveram êxito na sua profissão. A televisão tem uma importância significativa, porque através dela os atletas podem ganhar status no trabalho, remunerações elevadas, e, dessa forma, ascensão social. A concentração foi a maneira como os atletas procuraram regular suas emoções. Os principais mediadores para os atletas regularem suas emoções foram os companheiros de equipe mais experientes e o técnicoAbstract: In the context of competitive basketball for several aspects that may interfere with outcome of a game, or even a competition, such as physical, technical, tactical and psychological. The latter can cite as an example the emotional aspect, which can be decisive, both for the defeat as a team to victory. The primary goal since of this work is to analyze the emotions of athletes adults Special Division basketball A-1 series of São Paulo championship of basketball 2009-2010 season, to answer the following question arises: what cultural artifacts and instruments are present in basketball, and, therefore, are symbolic intermediaries and resulting in appropriation by players? What meanings resulting from this appropriation are crucial in these players? The methodological proposal join with cultural psychology, which understands the culture as a central analysis dimension in psychology, and human psychology key point is the meaning. Thus, this theory believes that human beings survive and fulfillment through social institutions, cultural activities, concepts, artifacts and psychological phenomena socially organized. The focus of this work is artifacts and instruments concerning the basketball, which gives two key concepts to cultural psychology: mediation and appropriation. This is a qualitative research study, and as a method of analysis of content through semi-structured interviews with five athletes of special division series A-1 of São Paulo championship. Created two categories of analysis, one institution and other artifacts/instruments. With respect to the first category the athletes pointed out the importance of institutions for their engagement in the practice of basketball, for example, clubs, projects developed by the city of São Paulo and schools. The family is the primary mediator for the engagement of athletes in basketball. Thus, the dialectic relationship between the institutions, concepts, artifacts, and psychological phenomena. With respect to artifacts/instruments, the primary motivator appointed for the performance of athletes was twisted, which is the "home" factor in your gym in its kind. The main instruments used as mediators' athletes were dressing room, the reserve bank, statistics and video, and through these athletes take concepts concerning the basketball, which help in them in their performances in court. The instruments which have not had any significance in the performance of athletes and their emotions were to the backboard and the hoop. The trophy medals are instruments that represent the most important for athletes, because it means that have succeeded in their profession. Television has a significant importance, because through the athletes can earn status at work, high remuneration, and thus social advancement. The concentration was the way athletes sought to regulate emotions. The main mediators athletes regulate emotions were more experienced team-mates and the technicianMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Winterstein, Pedro José, 1952-Ayoub, ElianaAmaral, Silvia Cristina FrancoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Eduardo Pereira da2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf110 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611843SILVA, Eduardo Pereira da. 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