Cotidiano escolar : a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Bastelli, Angelita, 1979-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640463
Resumo: Orientador: Nima Imaculada Spigolon
id UNICAMP-30_75f46ec8e7774142c871e41737bdd3f4
oai_identifier_str oai::1161206
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Cotidiano escolar : a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticasSchool everyday : the pedagogical coordinator front to front with the pedagogical and political demandsCoordenação pedagógicaCotidiano escolarPedagogical coordinatorEveryday schoolOrientador: Nima Imaculada SpigolonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa se insere no escopo do Mestrado Profissional em Educação Escolar, e apresenta reflexões em torno das atribuições de uma coordenadora pedagógica frente às inúmeras demandas do cotidiano escolar, que por falta de atribuições bem definidas, atende as necessidades ditas "emergenciais" da escola, inviabilizando muitas vezes o desenvolvimento de intervenções significativas.A pesquisa acontece no período de 2018 a 2020 e fundamenta-se na sistematização acadêmica um conjunto de práticas diárias, vinculadas à educação pública. Sua caracterização se dá no Centro Infantil Murilo Lemos Mendes da Silva, localizado na cidade de Limeira ¿ SP. "Murilo Lemos" é um dos primeiros Centros Infantis construídos pela Prefeitura Municipal e atualmente, atende, 224 crianças na faixa etária de 1 a 5 anos.As diretrizes municipais pontuam que, se faz necessário, compreender que sem o ensino não há desenvolvimento e tal ensino deve se fundamentar nas diretrizes pedagógicas, que zelam pelo pleno desenvolvimento humano com senso crítico, promovendo uma educação pública de qualidade para todos os educandos, atendendo ao objetivo do Sistema de Ensino Municipal de Limeira.Objetivamos, contudo, discutir sobre a Coordenação Pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticasdo cotidiano escolar, tais como, a Coordenadora Pedagógica enquanto responsável pelo suporte pedagógico, mediadora entre Projeto Político Pedagógico e o desenvolvimento das ações pedagógicas nele elencadas, enquanto agente que promove momentos de formação continuada e não aquele que resolve todas as inquietações da equipe escolar. A escrita deste trabalho apoia-se na pesquisa bibliográfica, que através de literaturas especializadas e autores renomados discutem tal temática, dentre eles, Agnes Heller, que discorre sobre a significação da vida cotidiana, que é uma das nossas inquietações. Perpassaremos também por outros temas que se fazem presentes no âmbito acadêmico, tais como, Diretrizes Pedagógicas, Currículo Municipal, Projeto Político Pedagógico, que permearão a escrita desse estudo.Até o momento, a pesquisa se desenvolve a partir da minha prática que vai retratando o cotidiano escolar nos quadros da coordenação pedagógica. São processos formativos, contínuos e ininterruptos e, ao mesmo tempo, atravessados pelo cotidiano escolar. Imbricadas a eles estão as minhas experiências de pesquisadora e coordenadora para ressignificar a minha própria história e prática docenteAbstract: This research falls within the scope of the Professional Master's in School Education, and presents reflections around the duties of a pedagogical coordinator in the face of the numerous demands of the school routine, which, due to the lack of well-defined assignments, end up meeting emergency needs, making it often unfeasible the development of meaningful interventions. The research takes place in the period from 2018 to 2020 and is based on academic systematization a set of daily practices, linked to public education. Its characterization takes place at the MuriloLemos Mendes da Silva Children's Center, located in the city of Limeira - SP. "MuriloLemos" is one of the first Children's Centers built by the City Hall and currently serves 224 children aged 1 to 5 years. The municipal guidelines point out that it is necessary to understand that without education there is no development, and such teaching must be based on pedagogical guidelines that ensure full human development with a critical sense, promoting quality public education for all students, meeting the objective of the Municipal Education System of Limeira. However, we aim to discuss how to create conditions for the Pedagogical Coordinator in the school routine as responsible for the pedagogical support, mediator between the Political Pedagogical Project and the development of the pedagogical actions listed therein, as an agent that promotes moments of continuous training and not the one that resolves all the concerns of the school team and the community are linked more with the pedagogical. The writing of this work is supported by bibliographic research, which through specialized literature and renowned authors discuss this theme, among them, Agnes Heller, who discusses the meaning of everyday life, which is one of our concerns. We will also go through other themes that are present in the academic scope, such as Pedagogical Guidelines, Municipal Curriculum, Pedagogical Political Project, which will permeate the writing of this study. So far, the research has developed from my practice that portrays the school routine in the framework of pedagogical coordination. They are formative processes, continuous and uninterrupted and, at the same time, crossed by the school routine. Imbricated to them are my experiences as a researcher and coordinator to reframe my own history and teaching practiceMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Spigolon, Nima Imaculada, 1971-Quinelato, ElianeMonção, Maria Aparecida GuedesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBastelli, Angelita, 1979-20202020-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 99 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640463BASTELLI, Angelita. Cotidiano escolar : a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas. 2020. 1 recurso online ( 99 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640463. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161206Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-24T11:55:12Zoai::1161206Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-02-24T11:55:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotidiano escolar : a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas
School everyday : the pedagogical coordinator front to front with the pedagogical and political demands
title Cotidiano escolar : a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas
spellingShingle Cotidiano escolar : a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas
Bastelli, Angelita, 1979-
Coordenação pedagógica
Cotidiano escolar
Pedagogical coordinator
Everyday school
title_short Cotidiano escolar : a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas
title_full Cotidiano escolar : a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas
title_fullStr Cotidiano escolar : a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas
title_full_unstemmed Cotidiano escolar : a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas
title_sort Cotidiano escolar : a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas
author Bastelli, Angelita, 1979-
author_facet Bastelli, Angelita, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spigolon, Nima Imaculada, 1971-
Quinelato, Eliane
Monção, Maria Aparecida Guedes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastelli, Angelita, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação pedagógica
Cotidiano escolar
Pedagogical coordinator
Everyday school
topic Coordenação pedagógica
Cotidiano escolar
Pedagogical coordinator
Everyday school
description Orientador: Nima Imaculada Spigolon
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640463
BASTELLI, Angelita. Cotidiano escolar : a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas. 2020. 1 recurso online ( 99 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640463. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640463
identifier_str_mv BASTELLI, Angelita. Cotidiano escolar : a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas. 2020. 1 recurso online ( 99 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640463. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161206
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 99 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189923633233920