A descentralização politica-administrativa do ensino publico de Minas Gerais : um caso de mundança institucional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Rocha, Carlos Alberto de Vasconcelos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588399
Resumo: Orientador: Argelina Cheibub Figueiredo
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spelling A descentralização politica-administrativa do ensino publico de Minas Gerais : um caso de mundança institucionalDescentralização administrativaDemocratização da educaçãoPolítica e educaçãoEducação e EstadoOrientador: Argelina Cheibub FigueiredoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Cienccias HumanasResumo: Este trabalho trata do tema da mudança institucional. Especificamente busca desvendar os fatores que dificultaram, em determinados momentos, e que possibilitaram, em outros, a reforma do sistema público estadual de educação em Minas Gerais, no sentido da sua descentralização. Com o fim do Regime Militar, no início dos anos 80, entra na agenda a reforma das instituições públicas no sentido da descentralização e da criação de espaços de participação da população na gestão das políticas públicas. É nesse contexto que inicia-se a discussão de dotar de um novo formato o sistema educacional público mineiro. A reforma vai se consolidar apenas no início dos anos 90, no contexto de grandes transformações no mundo, depois de um período de recuos e avanços. Ao longo do trabalho, buscamos explicar os fatores causais que atuaram em cada momento. Para tal, consideramos o movimento social, o Legislativo e o govemo e sua burocracia como atores relevantes, cada qual com seus interesses e estratégias. Buscou-se referir a análise à idéias colocadas como orientadoras da ação dos diversos atores e ao contexto institucional que cercou a tomada de decisões em cada momentoAbstract: Not informedDoutoradoDoutor em Ciência Política[s.n.]Figueiredo, Argelina Cheibub, 1947-Rus Perez, José RobertoAlbano, Maria Celina PintoAlmeida, Maria Hermínia Tavares deCruz, Sebastião Carlos Velasco eUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Carlos Alberto de Vasconcelos2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf259 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588399ROCHA, Carlos Alberto de Vasconcelos. A descentralização politica-administrativa do ensino publico de Minas Gerais: um caso de mundança institucional. 2000. 259 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Cienccias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588399. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/184718porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-31T14:54:06Zoai::184718Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-31T14:54:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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