Natureza e cidade : a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Ferreira, Carlos Eduardo Paranhos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618914
Resumo: Orientador: Ivan Santo Barbosa
id UNICAMP-30_7e13e759fc099d809a714da2585f65c6
oai_identifier_str oai::881863
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Natureza e cidade : a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000)Nature and the city : the conceptualization and treatment in residential real estate adertising (contrastive analysis - the 1970 and 2000)PublicidadeAnúnciosPaisagens - São Paulo (SP)Análise do discursoPublicityAdvertisementsLandscape - São Paulo (SP)Discourse analysisOrientador: Ivan Santo BarbosaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Desde ao menos os anos 1970, assiste-se à emergência de uma "onda verde", expressa nos meios audiovisuais por meio da questão ambiental e da procura por uma "melhor qualidade de vida". A contemporaneidade elege o "retorno à natureza" como um de seus axiomas, tendo a questão ecológica destaque especial no discurso de suas representações simbólicas, salientando-se o perfil desse enfoque, especialmente na publicidade e no turismo. Tomado o mercado imobiliário, dito de alto-padrão, na cidade de São Paulo, procura-se recortá-lo em duas diferentes temporalidades, interpretando-se os anúncios e catálogos impressos desse mercado, relativos aos anos 1970, vistos de maneira contrastiva em relação aos anos 2000. Como instrumento de análise do discurso publicitário, trabalha-se com o quadrado semiótico, desdobrado em octógono, segundo as proposições de Greimas, acrescidas do referencial teórico da dialogia bakhtiniana. Percebe-se, assim, o imaginário contemporâneo como artífice na construção de paisagens idílicas e edênicas, estabelecidas a partir da relação antitética entre o campo e a cidade, na exaltação das áreas verdes, dos jardins e dos bosques, localizados em áreas que podem ser definidas como o axis mundi desses novos tempos. Pretende-se, dessa forma, registrar a cambiante representação de natureza no mercado imobiliário da cidade de São PauloAbstract: From around the 1970?s on, the raise of a "green wave" has been noticed, expressed in the audiovisual media by the ecological matters and the pursuit of a "better quality of life". Contemporaneity elects the "return to nature" as one of its axioms and the ecologic issue takes a special role in the discussion of symbolical representations, stressing the focus on this profile, specially in publicity and tourism industries. Considering the real state market in São Paulo in its high standard, one try to split it into two different temporalities, interpreting those market advertisements and catalogs dated from the 70's, seen from an opposite angle when compared to those from the 2000?s. As an instrument of analisys of publicity speech, one works with the semiotic square concept, unfolded as an octagon, following the Greimas propositions and the theoretical reference of the bakhtinian dialogy. This way one may notice the contemporary imaginarium as an artificer in constructing idyllic and edenic landscapes, established from the antitethical relation between the countryside and the city, emphasizing the green areas, gardens and woodlands, found in areas which can be defined as nowadays new axis mundi. Through this project, it is intended to register the changing representation of nature in the imobiliary market in São PauloDoutoradoArtes VisuaisDoutor em Artes[s.n.]Barbosa, Ivan Santo, 1951-Freire, MarciusSchiavinatto, Iara Lís FrancoTeles, Paulo Cesar da SilvaPais, Maria Aparecida BarbosaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Carlos Eduardo Paranhos2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed143 p. : il. + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618914FERREIRA, Carlos Eduardo Paranhos. Natureza e cidade: a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000). 2012. 143 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618914. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881863https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881863porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-08T15:50:09Zoai::881863Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-08T15:50:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Natureza e cidade : a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000)
Nature and the city : the conceptualization and treatment in residential real estate adertising (contrastive analysis - the 1970 and 2000)
title Natureza e cidade : a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000)
spellingShingle Natureza e cidade : a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000)
Ferreira, Carlos Eduardo Paranhos
Publicidade
Anúncios
Paisagens - São Paulo (SP)
Análise do discurso
Publicity
Advertisements
Landscape - São Paulo (SP)
Discourse analysis
title_short Natureza e cidade : a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000)
title_full Natureza e cidade : a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000)
title_fullStr Natureza e cidade : a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000)
title_full_unstemmed Natureza e cidade : a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000)
title_sort Natureza e cidade : a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000)
author Ferreira, Carlos Eduardo Paranhos
author_facet Ferreira, Carlos Eduardo Paranhos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Ivan Santo, 1951-
Freire, Marcius
Schiavinatto, Iara Lís Franco
Teles, Paulo Cesar da Silva
Pais, Maria Aparecida Barbosa
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carlos Eduardo Paranhos
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Anúncios
Paisagens - São Paulo (SP)
Análise do discurso
Publicity
Advertisements
Landscape - São Paulo (SP)
Discourse analysis
topic Publicidade
Anúncios
Paisagens - São Paulo (SP)
Análise do discurso
Publicity
Advertisements
Landscape - São Paulo (SP)
Discourse analysis
description Orientador: Ivan Santo Barbosa
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618914
FERREIRA, Carlos Eduardo Paranhos. Natureza e cidade: a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000). 2012. 143 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618914. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618914
identifier_str_mv FERREIRA, Carlos Eduardo Paranhos. Natureza e cidade: a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000). 2012. 143 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618914. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881863
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881863
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
143 p. : il. + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189865711992832