Ensino de História e Cultura Afro-brasileira : de Pauta do Movimento Negro à Lei 10.639

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Adriano Bueno da, 1977-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6662
Resumo: Orientador: Newton Antonio Paciulli Bryan
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spelling Ensino de História e Cultura Afro-brasileira : de Pauta do Movimento Negro à Lei 10.639Teaching Afro-brazilian History and Culture : From the Agenda of the Black Movement to Law 10,639Análise de políticaEducaçãoRelações étnicasRelações raciaisMovimento negroAntirracismoÁfrica - HistóriaHistory of AfricaPolicy AnalysisEducationEthnic relationsRace relationsBlack MovementAnti-Racist EducationOrientador: Newton Antonio Paciulli BryanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta dissertação é investigar o percurso das mobilizações e dos debates do movimento negro que fomentaram a pauta do ensino de História e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares e fundamentaram a escrita da lei 10.639 por parlamentares do Partido dos Trabalhadores. Esta investigação foi feita por meio de revisão bibliográfica, análise documental e algumas entrevistas que permitiram compreender os contextos de influência e escrita da lei enquanto arenas da luta antirracismo. O ciclo da política de educação para as relações raciais no Brasil inicia-se com o esgotamento da sustentação política da Ditadura Militar e a consequente abertura política, tendo como seu ápice os governos progressistas do Partido dos Trabalhadores. Os dois momentos chave para o contexto de influência - formação da agenda - de educação para as relações raciais no Brasil são a Assembleia Nacional Constituinte no final dos anos 80 e a Marcha Zumbi dos Palmares pela Cidadania e pela Vida em 1995, sendo que paralelamente forma-se o contexto da escrita entre a Constituição Cidadã de 1988 e a assinatura da lei em 2003Abstract: The objective of this dissertation is to investigate the course of the mobilizations and debates of the black movement that fostered the teaching agenda of African and Afro-Brazilian History and Culture in school curricula and founded the writing of law 10.639 by parliamentarians from the Workers' Party. This investigation was carried out through a bibliographic review, document analysis and some interviews that allowed us to understand the contexts of influence and writing of the law as arenas of the fight against racism. The cycle of education policy for racial relations in Brazil begins with the exhaustion of the political support of the Military Dictatorship and the consequent political opening, having as its apex the progressive governments of the Workers' Party. The two key moments in the context of influence of education for racial relations in Brazil are the National Constituent Assembly in the late 1980s and the Zumbi dos Palmares March for Citizenship and Life in 1995, which in parallel form the context of the writing between the Citizen Constitution of 1988 and the signing of the law in 2003 is analyzedMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-Mazza, DéboraAlmeida, Wilson Gomes deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Adriano Bueno da, 1977-20222022-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (244 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6662SILVA, Adriano Bueno da. Ensino de História e Cultura Afro-brasileira: de Pauta do Movimento Negro à Lei 10.639. 2022. 1 recurso online (244 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6662. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1256486Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-01T10:46:10Zoai::1256486Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-12-01T10:46:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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